5 – Quais são os riscos da bolsa de valores?

É meus amigos, na bolsa de valores não existe Tesouro Nacional e tão pouco o FGC para assegurar alguma coisa. Comprar ativos na bolsa de valores, é contar com a segurança que os mesmos podem nos proporcionar!

O que quero dizer com isso é simples, não espere que alguma instituição venha lhe remunerar caso uma empresa que esteja investido venha a falir.

Observando as regras de falência, os acionistas, estão na parte final da cadeia para recebimentos em caso de falência da companhia. Ou seja, não nos resta muita coisa se tudo vir por agua abaixo.

O que podemos fazer para reduzir tamanho risco? Estudar muito as opções que temos no mercado, ficar ligado na bolsa de valores, e principalmente nas empresas das quais investimentos, observando se houve alguma coisa de relevante ocorrendo com as mesmas, além é claro, de diversificação.

A partir do momento em que o investidor consegue pulverizar a carteira entre algumas ações, de diferentes áreas e negócios, os riscos podem ser rapidamente mitigados.

O que pode complicar ao fazer a diversificação são os custos operacionais! Aliás falando em custos, em nosso blog temos um artigo abordando tal assunto: Quais São as Corretoras Mais Baratas da Bolsa de Valores?

Muitas corretoras cobram de seus clientes taxas de corretagem que podem chegar aos R$ 15,00 por operação! Ou seja, se você está planejando comprar, ao menos, cinco ações diferentes, terá no mínimo, um desembolso a mais de R$ 75,00! Sem contra os emolumentos e outras pequenas taxas que podem acabar sendo cobradas.

Mas o investidor pode ficar tranquilo! Para isso temos solução! Ele é denominado de ETF! Além de oferecer um custo bem mais baixo, por meio do ETF o investidor consegue diversificar não somente em cinco ações, mas consegue se posicionar no índice!

Em nosso blog temos artigos abordando a temática de ETF também! Com os seguintes assuntos:

Lembrando que os riscos sempre vão existir. Falamos sobre produtos financeiros que são protegidos pelo Tesouro Nacional e o FGC, mas até para eles existem riscos. Nada na vida é garantindo, além dos impostos e da morte.

Por isso fique ligado caro leitor! A bolsa de valores oferece risco, mas para aqueles bem aventurados, garante verdadeiras fortunas! Pode até parecer propaganda barata tudo isso, mas tem gente que não me deixa mentir…

warren buffett bolsa de valores

Na próxima página (página 7/11): A partir de que valor posso iniciar meus investimentos na bolsa de valores?

2 Comentários

  1. Sergio 27 de novembro de 2017 às 12:28

    Quando se coloca uma ordem de compra ou venda de ações, pode fazer o cancelamento desta ordem antes que ela seja concluída?

    1. Oliver Imhof 1 de dezembro de 2017 às 19:03

      Boa noite Sergio! Tudo bom? Sim, claro! Se a ordem ainda não foi executada e o ativo não veio parar na suas carteira, ou saiu dela, a ordem podem sim ser cancelada! Espero ter ajudado! Qualquer coisa estamos ai!

Deixe Um Comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *