Uma das principais formas de investir no mundo inteiro é através da bolsa de valores! A bolsa de valores é um ambiente onde compradores e vendedores de diversos ativos podem realizar seus negócios.

Mas existem várias maneiras de aprender e começar a investir em ações, algumas boas e algumas ruins.

É por isso que neste artigo eu vou te dar o que eu considero a maneira mais tranquila de investir em ações na bolsa de valores.

Para conhecer com mais detalhes sobre como investir na nossa bolsa de valores, vamos comentar alguns aspectos sobre o nosso mercado:

  • 1 – O que é a bolsa de valores? (página 2)
  • 2 – Como funciona a bolsa de valores? (página 3)
  • 3 – Como investir na bolsa de valores? (página 4)
  • 4 – Qual é o rendimento possível através da bolsa de valores? (página 5)
  • 5 – Quais são os riscos da bolsa de valores? (página 6)
  • 6 – A partir de que valor posso iniciar meus investimentos na bolsa de valores? (página 7)
  • 7 – Horários de negociação da Bovespa (página 8)
  • 8 – O que é esse tal de índice Ibovespa? (página 9)
  • 9 – Vale ou não vale investir no índice Ibovespa? (página 10)
  • 10 – Então investir em ações vale a pena? (página 11)

Infelizmente no Brasil os investidores ainda não possuem tanta intimidade com a bolsa de valores. Aliás, observando a quantidade de investidores existentes em nossa bolsa de valores, podemos ver que o número de pessoas físicas (eu e você) é muito pequeno!

De acordo com pesquisa divulgada pelo jornal a Folha de São Paulo referente a Janeiro de 2017, houve um aumento de 17% em 2016 na participação dos investidores pessoa física na bolsa de valores.

Convertendo essa porcentagem em números, poderíamos dizer que a bolsa de valores conta com um pouco mais de 550 mil investidores.

ibovespa bolsa de valores

Parece ser muita gente não é verdade? Mais de 550 mil investidores! Esse número poderia representar facilmente a população de uma cidade média. Mas analisando a quantidade de pessoas no Brasil, esse número é muito pequeno! Muito mesmo!

De acordo com as projeções do IBGE, atualmente é bem provável que o Brasil conte com mais de 200 milhões de brasileiros!

população bolsa de valores

Ou seja, estamos falando que menos de 1% da população investe na bolsa de valores! Imagina se esse número simplesmente dobrasse!

O mercado teria uma grande valorização, uma vez que a procura aumentaria significativamente por ativos que compõem o mercado! Vamos deixar essa análise para depois, o propósito desse artigo é mostrar o que seria a bolsa de valores além é claro de instigar a mente do leitor!

Existe uma boa explicação para que a bolsa de valores não seja alvo da grande parte dos investidores, na realidade existe uma porção de explicações.

Ao contrário de muitos outros países que possuem em suas bolsas uma quantidade relevante de pessoas investido, no Brasil temos alternativas que ao longo dos anos, acabaram sendo vais rentáveis do que a média da bolsa de valores.

Não estamos falando de uma determinada ação, mas sim da média delas. Ou seja, se comparamos a bolsa de valores contra o CDB, ou o Tesouro Selic, você vai acabar vendo que houve uma rentabilidade maior em títulos clássicos de renda fixa, ao invés da bolsa de valores.

Fato que em outros países como os Estados Unidos, não acontece. A bolsa de valores lá tem a tendência de auferir ganhos superiores aos papéis de menor risco.

Os rendimentos maiores ofertados pelos produtos de renda fixa no Brasil acontecem devido ao alto juro. Outro detalhe que é bem diferente em outros países.

Na próxima imagem vamos mostrar as taxas de juro praticadas por alguns países, de acordo com os seus Bancos Centrais. Tudo isso é referente ao ano de 2016:

Resumindo, o Brasil tinha quase o dobro do juro da Índia no mesmo período! É muita coisa. Nos outros países  mais desenvolvidos, como o Japão Estados Unidos, e a região da União Europeia as taxas de juro são bem inferiores as tupiniquins.

Parte da explicação sobre a taxa de juro praticada no Brasil pode ver em outro artigo, segue:

Se o investidor já consegue uma remuneração relevante com ganho real, em ativos com risco bem menor, porque se aventurar na bolsa de valores, não é mesmo?

Existem bons motivos para encarar essa aventura, dentre eles os rendimentos maiores do que o normal que ainda acontecem e vão continuar acontecendo. Segue o rendimento do Ibovespa auferido no ano e 2016:

bovespa bolsa de valores

Houve uma valorização do índice Ibovespa em mais de 38% em um único ano! Impressionante não é mesmo?

Em outro artigo em nosso blog falei um pouco sobre algumas ações que ao decorrer dos anos conseguiram devolver um belo rendimento aos seus acionistas.

Sem falar que a bolsa de valores não é só ação. O investidor pode contar diversos ativos negociados na bolsa de valores, dentre eles:

  • Debêntures
  • ETF
  • Fundos Imobiliários
  • Derivativos
  • Commodities
  • Futuros

Desses ativos mencionados, as Debêntures também são classificadas como renda fixa, sem esquecer que os FII funcionam como uma espécie de híbridos, entre a renda fixa e a renda variável. Temos artigos abordando o assunto de Fundos Imobiliários, segue:

Na próxima página (página 2/11): O que é a bolsa de valores?

2 Comments

  1. Sergio 27 de novembro de 2017at12:28

    Quando se coloca uma ordem de compra ou venda de ações, pode fazer o cancelamento desta ordem antes que ela seja concluída?

    Reply
    1. Oliver Imhof 1 de dezembro de 2017at19:03

      Boa noite Sergio! Tudo bom? Sim, claro! Se a ordem ainda não foi executada e o ativo não veio parar na suas carteira, ou saiu dela, a ordem podem sim ser cancelada! Espero ter ajudado! Qualquer coisa estamos ai!

      Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *