O Que é Um ETF (Exchange Traded Fund)?

Os famosos Exchange Traded Funds, conhecidos também como ETF’s, são fundos de ações como todos os outros, porém com uma diferença significativa:

Esses são negociados na própria bolsa de valores.

Para entender, pense no processo típico:

Um investidor comum quer começar a aplicar na bolsa de valores. Para isso ele escolhe um fundo. Tanto faz qual, mas vamos considerar que ele decide ir num banco qualquer para isso.

Ele chega no banco, abre uma conta, passa um dinheiro para o fundo e espera. Depois de alguns anos ele recebe os seus lucros, já descontadas as taxas de administração e de performance e então, faz o que quiser com o dinheiro do investimento.

Porém, o processo de investir num ETF é diferente porque o investidor não abre um conta em fundo nenhum. Ele apenas compra uma cota do fundo.

E como se faz isso? Pela internet através do home broker!

Da mesma forma que um investidor compra ações da PETR3 ou da GGBR4, ele pode comprar cotas de fundos como o PIBB11, SMAL11, BOVA11 e etc.

E é claro, com isso existirão as taxas de corretagem, emolumentos, custódia e etc. Mas se você já opera um bom volume, pode até compensar porque os ETF’s possuem baixas taxas de administração, normalmente menos de 1%.

Além disso eles são menos burocráticos pois você pode comprar cotas e vendê-las a hora que quiser. Contanto é claro, que o pregão esteja aberto.

Mas a maior vantagem desse tipo de investimento é que existem vários fundos de índice, inclusive do IBOVESPA e de Small Caps. Ou seja, são perfeitos para iniciantes e ainda tendem a render consideravelmente mais do que fundos de ações comuns.

Na verdade, um bom ETF é o melhor investimento para um iniciante que não gosta muito dos mercados pois eles já são naturalmente diversificados, seguros e no longo prazo, tendem a render bem mais do que a renda fixa.

A desvantagem é que para comprá-los, você precisa comprar no mínimo 10 cotas. E como uma pode custar até 70 reais, é preciso desembolsar pelo menos 700 reais de uma vez.

Por isso, se o seu plano era investir 100 reais por mês em fundos como esse, sinto muito mas isso não será possível. O que você pode fazer é procurar uma corretora sem taxa de custódia que permita a compra de 10 em 10 cotas, nem que seja preciso esperar 1 ou 2 meses entre as operações.

Não é uma solução ideal mas ajuda aqueles que querem investir em ETF’s.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


4 Comentários O Que é Um ETF (Exchange Traded Fund)?

    1. Hugo Teixeira

      Não, você é obrigada a comprar 10 de cada VEZ.

      Pode ser 10 hoje e 10 daqui a mil anos, mas precisa ser de 10 em 10.

      Esse é o problema porque muita gente pode gastar 70 reais numa única cota de ETF, mas se você precisa comprar 10 de uma vez, aí são 700 e nesse caso, a coisa complica…

      😉

      Responder
  1. Raul Leão

    Eles geram rendimentos por mes? como se fosse uma poupança? Como se perde dinheiro investindo neles? A valorização ou desvalorização altera os rendimentos?
    Fiz 18 no final do ano passado, comecei a trabalhar e tenho 500 reais por mes para poupar pensando em um prazo de 5-10 anos. Compensa eu simplesmente comprar uma dessas cotas de 200 reais e aplicar o resto na poupança todo mes sem me preocupar? ou é necessário acompanhar o mercado?
    Obrigado!!

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Não é como a poupança, é renda variável, pode ganhar ou pode perder no mês. O rendimento é refletido no próprio preço do ETF, você só recebe se vender. Tipo um imóvel.

      Com 500 reais é mais negócio investir em fundos de ações de small caps como os do bb e da caixa, nada de ações ou etf’s pois as taxas pesam muito no começo. :S

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *