Como é o Dia a Dia de Um Trader

O trabalho de um trader, ou investidor autônomo se preferir, é comprar e vender ativos financeiros como ações esperando lucros no futuro.

Nós já sabemos como é isso e também, que é o sonho de muita gente.

Mas ainda assim fica a pergunta:

“O que um típico trader faz EXATAMENTE no dia a dia?”

E é isso o que eu vou mostrar nesse post, e para tal, explicarei como é a minha emocionante rotina.

Vamos começar…

Primeiro eu acordo!

O meu dia começa na cama. Como a maioria das pessoas, eu durmo deitado. Mas ao contrário da maioria das pessoas, eu fico na cama mais tempo do que talvez devesse.

Quando acordo por volta das 10h30, a primeira coisa que faço é pegar meu netbook nanico da minha cômoda e ainda deitado e com sono, colocá-lo em cima do meu peito.

Sim, é uma ideia horrível pra minha coluna.

Depois de alguns segundos o net está ligado e ainda deitado e com a luz escura e de pijama, eu abro o amibroker e entro no site da corretora para ver se as ações que eu queria comprar estão “maduras” ou se fui stopado logo na abertura.

Em 95% dos dias nada disso acontece e o pregão regular se passa com apenas flutuações insignificantes em minhas posições.

Como estou pendendo para os position trades (para diminuir a slippage, os impostos e o trabalho), basicamente é só isso o que eu preciso fazer o dia todo.

Se algum ativo está prestes a gerar um sinal de compra, eu abro minha planilha do Excel, calculo o meu position sizing (quantas ações devo comprar) e coloco uma ordem start. Se algum ativo precisa ter o stop elevado, eu o elevo.

Pronto, acabou.

Antes de sair da cama, trocar de roupa ou ligar a luz o meu trabalho já está 70% feito.

Aí eu perco tempo em sites e fico entediado!

Porém, eu não fico na cama o dia todo mas sim, apenas uma hora e pouco.

Além de cuidar dos trades eu visito sites como o UOL, Terra, Facebook, Cracked, Gmail, IGN e finalmente, o ZeroHedge, um site que a maioria dos investidores iria gostar, mesmo que para fins de entretenimento.

De qualquer forma, durante o dia eu olho o home broker de vez em quando para ver se minhas ordens start e stops não foram bizarramente canceladas devido a algum erro no sistema da corretora e é claro, por curiosidade.

O tempo passa e passa e eu faço coisas típicas de gente normal e sem graça: arrumar as coisas, ir no mercado comprar coisas para comer e passar em outros lugares para comprar outras coisas que eu preciso.

Afinal, assim como a April Ludgate do Parks and Recreation, eu também: “…Gosto de pessoas, coisas e lugares.”

Finalmente, começo a analisar as minhas ações!

Quando o pregão se aproxima das 6 horas eu começo a assistir o home broker intensamente porque… é divertido acompanhar os books de ofertas.

Eu não costumo acompanhar mais do que 4 ao mesmo tempo mas adquiro muitas informações importantes ao analisar aquele vai e volta dos valores ask e bid.

Eventualmente o pregão termina e eu entro em modo de espera.

Explico, antigamente eu também terminava tudo ali na mesma hora mas isso porque eu utilizava as cotações do ADVFN para me preparar pro pregão do dia seguinte, e essas cotações ficam disponíveis em tempo real.

O chato é que acessá-las era um porre enorme e levava muito tempo. Ainda mais quando você acompanha mais de 70 ativos como eu.

Porém, seguindo sugestões (obrigado Vela e Paulo), comecei a utilizar o software amibroker e as cotações gratuitas EOD da Operação Consultoria, que me servem completamente.

Agora eu espero saírem os BDI’s da Bovespa (as cotações diárias deles) e uso o software GrapherOC para convertê-los no formato Metastock e jogá-los no amibroker.

Finalmente eu analiso as ações, uma por uma.

Eu vejo se estão prestes a gerar um sinal de entrada, saída, ou então se estão longe demais para eu me preocupar. Em 60% dos casos elas estão longe demais e eu não me preocupo.

Essa super e intensa análise requer uns 5 minutos do meu tempo. Mas como eu sou um nerd desocupado, gasto muito mais tempo do que preciso simplesmente porque gosto de analisar ativos. É legal e divertido então tudo bem.

No resto do dia eu, bem…

Quando termino de analisar tudo e me preparar pro dia seguinte, chega a hora de continuar não fazendo nada.

Nesse momento eu como alguma coisa e fico no computador assistindo filmes, séries e diversos programas que em sua maioria não adicionam nada a minha vida.

Logo depois começo a ler ou sonhar acordado.

Como todo bom trader, livros sobre a bolsa de valores são consumidos como água e é raro o dia em que eu não leio um deles antes de dormir.

Outra coisa que gosto de fazer é visitar sites como o SkyScraperCity para ver imagens de outros países e lugares que eu poderia visitar para me divertir ou pelo menos mudar a localização do tédio.

Eu não tenho a mínima ideia do que eu poderia fazer em lugares como a China ou Cingapura mas é legal imaginar.

Mas de modo geral…

Um position trader como eu tem tempo livre demais e trabalho de menos.

Não me leve a mal, eu amo o que eu faço, é lucrativo, divertido e interessante.

O problema é que trabalho duro é idiota na bolsa de valores e não adianta trabalhar mais mas sim, apenas trabalhar melhor. Tudo o que vale é a eficiência e quanto dinheiro você consegue tirar no final do ano.

Na verdade, se eu tentasse trabalhar mais eu perderia dinheiro.

O que eu quero dizer é que apesar de operar / investir / qualquer coisa ser extremamente divertido e rentável, são 2 horas de diversão (trabalho, no meu caso é quase a mesma coisa) para 15 horas de nada.

Enfim, a conclusão é: o dia a dia de um position trader é raramente movimentado (ou swing trader, tanto faz porque o trabalho continua sendo mínimo) é o tempo livre é imenso.

O único problema é que você precisa arrumar alguma coisa para ocupar esse tempo, mas isso é coisa para um outro post…

E por falar em posts, na semana que vem falarei mais sobre essa eficiência que me obriga a trabalhar quase nada, então se você tiver alguma pergunta, não deixe de comentar. 🙂



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


28 Comentários Como é o Dia a Dia de Um Trader

  1. Rafael

    Parabéns Hugo !

    Camarada como sempre seus blog´s são inspirações no mercado nacional! Eita vida difícil, heiN ?
    Pouco trabalho e muito tempo sobrando… rs

    Um dia espero chegar lá !
    Ainda dependo de bom Capital como comentou no post anterior, ao qual me encaixo perfeitamente… rs

    Já pensou em fazer meditação a fim de acalmar o tédio…? É uma idéia…rs

    Bom, ficamos no aguardo do próximo post onde falará da eficiência para não trabalhar quase nada.

    Abraço camarada

    Responder
  2. joao

    hugo, tá difícil NÃO ser seu fã!!!

    E ainda de quebra vc me indica mais um site, o zerohedge.

    Bom, conforme acompanhei lá nos tempos de SM, vc era swing trader no princípio (não, vc não era o verbo) e agora mudou seu TF pra position. Mas continua firme na AT e no trendfollowing?

    70 ativos? Bom, uma sugestão de post é vc contar mais da sua história ATÉ chegar aqui, como que vc descobriu, juntou o dinheiro necessário e a reação das pessoas a seu redor no meio disso tudo. É esse tipo de post que falta aqui na língua tupiniquim.

    Eu conheço um swing trader que “padece” do mesmo mal: tédio.

    Uma sugestão pra aliviar isso, hugo, é fazer igual o Marcelo Arrambide: viajar por aí e postar sobre suas impressões rsrs;

    Por fim, quero agradecer. O SM foi um cisne negro na minha vida, e hoje estou no processo irreversível de trabalhar como trader. Espero que vc mentalize a importância da maioria dos seus posts.

    ps: meu único medo hoje é precisar ter MUITO dinheiro (muito mesmo) pra poder viver unicamente de trading. Num fórum muito ruim, pessoal estimava valores altos quase ou até mais que na casa do milhão.

    Responder
  3. velaepavio

    Fala Hugo,

    Tinha ouvido falar deste seu projeto, mas a primeira vez que passo por aqui.

    Interessante o post.
    Ed Seykota diz que 90% do trabalho do trader eh puro drama e somente 10% contribuem realmente para os resultados.

    E isto esta claro no seu post.

    Continue assim garoto.

    Poderia falar em um post o que ninguem fala sobre trading for a living. Como que fica a questao de fluxo de caixa, salario. O que fazer quando o ano do trader eh negativo?

    A parte psicologica deve ser bem complicada

    Abraco

    Vela

    Responder
  4. Hugo

    Rafael: Meditação não, mas tô pensando em fazer um cruzeiro em 2012. Não fazer nada num barco cheio de gente e dizendo para todo mundo assistir Titanic deve ser o máximo. 😀

    E sim, o próximo post será interessante. E o último do ano também. O_O

    João: Eu costumava dizer “position se desse certo e swing se desse errado” e ainda estou meio nisso, apesar de que alguns dos losers ficam enchendo o saco por meses até serem stopados. :S

    Falar do meu começo seria legal mas estou deixando a história para servir de base pro meu próximo projeto: “Como se tornar um trader da bolsa” ou algo assim. Mas já adianto que quase não teve reação nenhuma porque eu escondo de todo mundo, o que é legal para manter a aura de mistério hehe.

    …Ou fazer o tal do cruzeiro. 😉

    De 100 à 200k você faz o que eu faço tranquilamente, de um modo muito espartano e minimalista mas com extrema liberdade. E não tem problema nenhum começar com 10k e dar um jeito de aumentar isso vendendo Halo de Xbox no ML como eu fiz. 😛

    Vela: Esses dias estava com a Whipsaw song na cabeça. Pior que aquilo não sai! Mas também ajuda porque em época de stopadas os versinhos te ajudam a ficar mais de boa.

    Verdade, posso falar sobre isso. Eu tento comer explodindo 1% do capital por mês faça chuva ou faça sol. Felizmente dá para manter esse valor bem mais pra baixo mas é um lugar legal para começar. 0,25% ou 0,5% seria o ideal, mas eu sou o Scrooge então não sei se minha opinião é muito saudável hehehe. 😛

    Responder
  5. fabricio

    cara muito bom teu post me vi nele, o mais engraçado é quando alguém me pergunta no que trabalho, explicar que fico ‘brincando’ na net e ganhando mais que eles é engraçado mas tem gente que me chama de vagabundo acredita. Ja estou ha uns meses nessa aventura e tem sido divertido. Ate gostaria de saber com quantos anos tu começou a se aventurar na bolsa(eu to com 28 e ja investia a mesada aos 19 haha) e quanto tempo levou pra ficar pró no assunto?
    abraço
    ps:pra passar o tempo jogo poker, mas nem coloco grana pra nao arriscar mto haha

    Responder
  6. Ze da Roça

    Hugo, ja te acompanho a uns 6 meses comecei no senhor mercado, apos inicio dos estudos de economia, comprei teu livro agora kkkkkk depois de um post inspirador como esse, zueira eu ja ia comprar de todo jeito, valeu pelos posts continue assim Abraço.

    Responder
  7. Hugo

    fabricio: Eu também fui chamado de vagabundo por muito tempo até as pessoas entenderem que os vagabundos são eles por insistirem num modelo ineficiente e deselegante que consiste na pessoa ficar correndo numa gaiola de hamster 8 horas por dia no mínimo.

    Eu comecei basicamente com a sua idade, mas só levei a sério mesmo em 2008. Mas não foi tão complicado porque antes disso eu quase não tinha dinheiro e por isso, não tinha como fazer merdas muito grandes. Para compensar a falta de ação, li livros feito um lunático (por um tempo, 1 por dia) e isso me deu uma base muito forte mesmo sem uma prática grande coisa.

    Ze da Roça: Obrigado, espero que goste do e-book e continue acompanhando a suave senhormercadização do comoinvestirnabolsadevalores.com 😛

    Responder
  8. Renan Prado

    Primeiro gostaria de parabenizá-lo pelo site, comecei a ler há algumas semanas atrás, e agora me pego acompanhando sempre.

    Gostaria de uma opinião, vale a pena seguir alguns conselhos de como operar na bolsa, para operar no forex? Se posso é vantajoso operar com day-trade no forex??

    Muito obrigado e um abraço

    Responder
    1. Hugo

      Os conceitos básicos como rompimentos, stops, tendências e a lições sobre psicologia são todos iguais.

      Agora, operar day trade no forex? Não sei, deve ser, mas os spreads vão atrapalhar bastante. Já operar forex não day trade mas com gráficos intraday para fazer swing trade aí sim é uma boa porque esses mercados trendam legal. 😉

      Responder
    1. Hugo

      Livros com histórias de traders. Memórias de um operador da bolsa e How I Made 2kk in the Stock Market. Se depois de ler os 2 você notar que gostou muito da coisa, aí é só partir para coisas mais técnicas e práticas. 😉

      Responder
          1. joao

            Oi hugo,

            terminei o livro ontem, de madrugada. Sim, eu sou nerd o bastante pra ler das 1:30h até as 4h da manhã rsrs, não suporto perder o final do livro quando ele tá perto.

            Bom, eu não conheço nenhum outro romance que tenha trading como contexto. Só filmes. Comparado com eles, esse livro está ANOS-LUZ a frente: a história quase sempre te mantém preso no livro, faz você pensar: “só vou ler mais esse capítulo” rsrs

            Além disso, existem algumas lições e muitos detalhes do que se passa na mente e na vida de um especulador, dos grandes. Eu gostei principalmente do começo do livro, quando mostra o crescimento do Clarence como operador…

            … mas ainda assim é um romance. Não espere muito realismo nem lições fundamentais de trading, ou seja, não espere um Reminiscências. Mas pra passar o tempo e distrair dos Freakonomics e SuperCrunchers da vida, é muito bom;

            Por mim valeu a pena.

            Responder
            1. Hugo

              Normal, eu também fazia isso no começo. Teve uma vez que li How I Made 2kk… de uma vez, foi legal. 🙂
              Bem, fica aí a dica do livro.

              BTW, não li os dois últimos. 😛

  9. joao

    valeu Hugo, vou ler esse sim;

    ainda bem que antes da palhaçada do FBI baixei todos os livros do SM, do VP e mais alguns….

    … aliás, eu sei que aqui não é o melhor lugar, mas nos últimos tempos pausei minha pesquisa no sistema de prazo maior, para “entender” o mundo do intraday. Algum livro/site recomendado?

    parece que quando se trata de DT (em fx) não faltam charlatões… eu n consegui encontrar nada por onde começar a estudar. E o gráfico é um nojo;

    Responder
    1. Hugo

      Cara, pior que não conheço não.

      O melhor a se fazer é comprar um pacote de quotes de fx, jogar na plataforma (amibroker ou qql coisa que faz backtests) e aprender por aí, já que a base da especulação é a mesma.

      Agora, aonde você vai encontrar um bom pacote de quotes intraday de fx, aí eu não sei… mas provavelmente será caro. 😛

      Responder
      1. joao

        as cotações até q é tranquilo obter, pelo menos pro aprendizado básico. O problema é encontrar TEORIA. Onde eu procuro sempre tem feeling e ferramentas que dependem dele… e eu prefiro algo mecânico, mas incrivelmente eu não encontro;

        Responder
  10. Lucas Latorre

    Puxa cara ótimo texto…Divertido e esclarecedor…

    Tenho 27 anos….Estou começando a estudar pesado agora também, não tenho mto capital pra iniciar mas estou guardando, vendendo algumas coisas no ML só pra levantar uma grana e sair aqui da gaoila…. rsrs… Forte Abraço !

    Responder
    1. Hugo

      Então venda MAIS coisas no ML. Eu usaria os finais de semana para pensar em outras fontes de renda, você se mata de pensar e trabalhar mas depois pega o dinheiro e investe. Com juros compostos não dá pra brincar, é preciso conseguir mais dinheiro obcecadamente para aproveitar a bola de neve, não tem jeito. 😉

      Responder
      1. joao

        Hugo, eu tb já passei MUITOS finais-de-semana pensando no tal “negocio próprio”, o qual vc citou nesse post. Mas olha, mais difícil do que fazer é ter a ideia.

        Mesmo assim, valeu pela dica do ML.

        Responder
  11. Thalles

    Gostaria de tirar uma dúvida, eu sei que o post é antigo, mas estou fazendo da mesma forma com o GraphicOC, porém, ao importar para o amibroker, ele fica contando com o domingo (os dias ficam errados) e além disso, o amibroker em tempo real começa a falhar quando eu importo esses dados para ele, se usar sem os dados, ele atualiza realtime com o TraderData PRO.

    Tem alguma ideia?

    Responder
  12. leonardo

    fala hugo, cara fiquei impressionado com seu trabalho e quero isso pra minha vida, comprei seu E-book como investir na bolsa com pouco dinheiro e confesso q fiquei surpreso com a quantidade de informações, li em 2 dias, quero estudar investimento como um animal faminto rs, queria saber o que vc me aconselharia, estou sem capital como 90% das pessoas, estou com a ideia de começar com os ETFs depois que levantar uma grana começar com as ações individuais, vc acha q é uma boa? além do mais como sou extremamente cabaço nisso, achei mt mais complicado investir em açoes individuais, vc acha que se eu focar nos outrs 2 e-books seus minha mente irá clarear bastante?

    Responder
  13. Thiago

    Olá Hugo, blz?

    Cara, como vc está fazendo agora com a descontinuidade dos BDIs da Bovespa?? O GrapherOC não atualiza mais… e eu que usava muito aqueles radares deles fiquei perdido…

    Bons trades a todos!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *