Como Ser Um Day Trader, Largar o Seu Emprego (e Se F*der!)

É um clichê bem bobo, mas em todo mercado altista acontece a mesma coisa, várias pessoas descobrem as ações, ficam sabendo que é muito “fácil” fazer dinheiro na bolsa de valores e decidem se tornar day-traders. Eles vão, eles vêem e eles perdem.

Para avisar os mais apressadinhos que os mercados nem sempre são sinônimo de festa, decidi escrever este post. E explicarei em forma de lista para simplificar, mas sem historinhas dessa vez. 🙁

O erro dos traders foi… hmm, o quê? Precisa de historinhas? Affff, tá bom, não fiquem tristes, lá vai:

Era uma vez o Pedro, um dia passeando por aí, ouviu falarem na Bovespa, 5 segundos depois, decidiu se tornar um day-trader. Se demitiu do seu cargo de ajudante de assistente de estágiario de pedreiro júnior, leu um livro, emprestou 3 mil reais do cheque especial, perdeu tudo em uma semana e se matou.

Legal, e então? O que ele e mais uma porrada de day-traders fizeram de errado?

Tudo, mas principalmente, três coisinhas…

1 – Pense APENAS no Dinheiro, Sonhe Com o Dinheiro e Queira Saber Só do Dinheiro e Nada Mais!

Acreditem se quiser, mas eu fiz isso tudo em apenas UM dia!

Assim como jogadores de futebol, pelo menos inicialmente, não jogam só pelo dinheiro, um day-trader também não pode operar só pelo dinheiro, não dá certo e até a simples ideia de tentar é besta.

O que acontece é: ser um especulador não é tão fácil e simples como os filmes e as matérias bobas das revistas sugerem, assim como outras profissões, existem obstáculos, desafios e dificuldades.

Por isso essas pessoas que só querem saber dos lucros já começam em desvantagem. Como elas não gostam do jogo, assim que uma única dificuldadezinha surgir, eles não terão motivação para continuar e eventualmente, vão desistir.

Se o seu único objetivo é o dinheiro e você não estiver fazendo nenhum, ou pior, estiver perdendo, a sensação será de fracasso. Como podem existir vários dias de resultados ruins, a cada dia a sensação será pior, a cada dia no vermelho, o trader ficará mais desmotivado. E não vai adiantar ler 2 míseros procurando pelo Santo Graal porque essas pessoas não saberão como fazê-lo. Elas não gostam da especulação. Não querem “resolver o puzzle”, querem apenas dinheiro fácil.

Na hora dos tropeços, esses traders espatifam suas caras no chão, viram estatística junto com os outros iludidos e então dizem para as outras pessoas que “é impossível fazer dinheiro como day-trader!”.

2 – Ignore COMPLETAMENTE os Custos das Operações, das Plataformas, Impostos e Tudo o Mais!

Day trader depois de subtrair corretagens, slippage e impostos dos seus trades…

A maioria dos day-traders ignoram totalmente os custos das operações. Eles não se tocam de que o day-trading é uma atividade cara.

Como comentei num post anterior, para fazer operações de médio e longo prazos com o mínimo de segurança (position sizing legalzinho e custos proporcionalmente baixos), será necessário um capital de pelo menos 30 mil reais. Isto é, utilizando os serviços da corretora mais barata do Brasil (5 reais + ISS) e mandando apenas umas 15 ordens pelo Home Broker por mês. Nesse caso, para ter lucro (uns 10 mil por ano XD), antes será preciso fazer por volta de mil reais para cobrir as taxas, o que é totalmente possível, afinal, são apenas 3.4% do capital todo.

Mas para os day-traders, a história é completamente diferente. Para eles, 15 ordens por mês não são absolutamente nada, por isso, aqueles 30 mil reais podem ser quase nada também.

Por exemplo, imagine um operador que “gasta” umas 10 ordens por dia, 20 dias por mês. O total dessas ordens passará dos mil reais, ou seja, esse trader banana só terá lucro sobre o que passar de 40% no ano, se passar! Só para cobrir os custos! E sem contar o Imposto de Renda! Para chegar nos 3.4% como mostrado acima, esse day-trader precisaria de mais de 350 mil reais! E sabemos que a maioria dos interessados tem muito, mas muito menos do que isso.

3 – Trabalhe Com a MESMA Mentalidade de Empregado Que Você Tinha no Seu Emprego Anterior!

Muitos dos que largam seus empregos para virarem day-traders levam para os mercados a seguinte mentalidade:

Se eu trabalhar duro hoje, farei muito dinheiro!

Só que na especulação, não tem essa de “trabalho duro”. As únicas partes realmente duras são: a da criação de um sistema de trading e a do controle emocional, quando você precisará aprender a aguentar as pressões psicológicas do negócio. Mas esses day-traders mal informados não sabem disso. Eles decidem negociar bastante achando que essa é uma forma garantida de conseguir mais dinheiro, afinal, “se no meu emprego normal funciona, porque não funcionaria aqui?”

E qual é o resultado? Over-trading!

Alguns traders não conseguem esperar as oportunidades. Não, eles não querem saber, eles vão atrás das oportunidades, eles lutarão por isso! Mas quando não encontram nada, se desesperam, fazem um trade que não fariam em condições normais e perdem.

O problema é que esses caras não entendem como as coisas realmente funcionam pois a sociedade mima as pessoas com falsas ilusões de segurança. Mas os mercados são iguais à natureza, que é a verdadeira “vida real”. Logo, você poderá não conseguir pescar um bom peixe todos os dias. Às vezes não terá o que fazer. E se no dia seguinte “o lago ainda estiver em tendência lateral hehe”, azar o seu.

Então Eu Largar o Emprego Para Ficar Rico Como Day-Trader Sem Ter Dinheiro, Nem Capital e Uma Mentalidade de Quem Trabalha das 8 às 18 é Uma Ideia Ruim?

Hein? Hein? Será?

Sim, mas não priêmos cânico, dá para resolver a situação.

Se quiser ser um day-trader, primeiro certifique-se de que você tem o capital adequado, se os custos estimados anuais das operações passarem de 15% do seu capital, você estará pedindo para quebrar, mesmo porque iniciantes não costumam fazer dinheiro desde o começo. Se não tiver o dinheiro, dê um jeito de conseguir, economize, se não der, se você tiver muitas despesas com casa, esposa, filhos e etc, azar o seu, deveria ter pensado nisso antes.

Depois disso, estude, leia muito sobre especulação, position sizing e psicologia do trading. Não adianta ficar comprando livros genéricos de análise técnica, você precisa se concentrar nos fundamentos da especulação e não em alguma coisa técnica boba que qualquer um com o mínimo de conhecimento poderia te explicar em 20 minutos.

Faça isso e estará no caminho certo, se você chegará até o final, é outra história…

Uma dica? Considere também o position trading, além de serem atividades mais baratas, oferecem os mesmos benefícios só que com mais tempo livre.

E se você realmente quiser se tornar um day trader, aprenda com quem entende! Faça esse ótimo (e gratuito) curso de introdução ao day trade, faça-o com seriedade e não tenha medo de pôr a mão na massa porque só assim você chegará lá. 😉

E você leitor? Já tentou ser um day-trader? Ou se deu melhor no médio prazo?



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


36 Comentários Como Ser Um Day Trader, Largar o Seu Emprego (e Se F*der!)

  1. Marco O Trader Fernandes

    Deixa eu te perguntar uma coisa e se o trade for de opções a seco?
    Imagine o seguinte senário:
    Eu tenho $300.000 e penso: “Bom se eu perdesse 30 mil granas nao ficaria pobre nem triste, e ainda posso deixar os outros 270 mil na poupança!(hehe)”
    Entao qual seria o esquema:
    Entrar operando no intraday com opções, porque elas tem corretagem mais barata e sao muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito mais voláteis!
    Se voce colocar stop certinho de no maximo uns 10 purça por trade na opção e usar o trade system minimamente razoavel, tipo, pode até dar menos de 50% de chance de acerto mas se quando voce acertar voce deixar correr, as opiça pode dar um % razoavel por trade acertado.
    Disso voce tira duas possibilidades:
    1- Voce vai acabar com uns $3.000 e aí é game over! Isso pode acontecer se voce tiver um puta azar! Porque com stop de 10% vai ter q tomar vaaaarias seguidas!
    2- Ou voce pode tirar uma grana…. MAS veja que acho q nao da pra ficar rico com isso por uma razão muito simples

    Mesmo que o Trade System seja OTIMO (75% de acerto por exemplo) stop curto (menos de 10% por exemplo) e quando acerta leva em média uns 20%, nao vai dar pra voce botar 500 MIL em opções! nao tem liquidez!!!!

    Ou seja o jogo acaba antes dos 100 MIL!

    Minha Conclusão:

    Da pra ganhar grana nas opiça intraday a seco, mas vai ter downdraws INCRIVEIS volatilidade IMPRESSIONANTE do capital e no final voce nao vai tirar milhões….

    O que voce acha?

    Abraços!

    Responder
    1. Hugo

      Eu nunca gostei das opções, um dos motivos, a falta de liquidez, você dá uma olhada no book e aparece aqueles gaps assustadores. Em mercados americanos dá sim para tirar milhões, já que não tem nem comparação com o nosso.

      Mas 30 mil? Você fala pra day-trades de opções? Como o preço das opções é bem menor, dá pra fazer o position sizing mais facilmente, mas o problema da corretagem continua, você morre de qualquer forma, seja pelos custos, ou pelos drawdows causados pelas posições grandes demais, por exemplo, ao entrar na operação de uma vez para tentar economizar com a corretagem enviando menos ordens. Mas confesso que não sou muito letrado no assunto, nunca estudei muito as opções e o pouco que eu vi, me desagradou.

      Em condições normais (não day-trade) eu acho melhor operar futuros, a intensidade dos drawdowns seria relativa ao seu nível de alavancagem, a volatilidade não mata ninguém que não use stop curtos demais e a liquidez é melhor, apesar de que também é possível perder ou ganhar muito de uma vez por causa dos malditos fatores externos. Deve existir alguma ótima maneira de criar um sistema para fazer day-trades de opções a seco com “pouco” dinheiro que não tenha drawdowns violentos, se me lembro bem no Stock Market Wizards tem vários caras que conseguiram, mas não lembro dos detalhes já que, como falei, nunca gostei das opções…

      Flw 😀

      Responder
  2. Marco O Trader Fernandes

    Entao eu acho que depende muito de quanta grana a pessoa tenha no total para investir e qual o % que ele vai colocar em opções….
    De qualquer modo eu acho interessante uma investigação nesse assunto.
    E sobre o Topico voce acha que nao da pra ganhar dinheiro na bolsa para o sustendo e por consequencia tornar essa a sua atividade principal deixando, portanto, o “maldito” e mal-falado emprego?
    Eu digo ganhar para pagar as contas, tipo nada de milhoes por mes…. algo plausivel.

    Abraços!

    Responder
    1. Hugo

      Sim, depende pra kct do capital que a pessoa tem.

      E se é possível viver como trader? Com certeza, mas por exemplo, eu falo no valor de 30000 pra começar, só que com esse dinheiro é realista esperar por volta de 10 mil de lucro por ano, agora, dá pra viver com 833 reais por mês? Não mesmo, mesmo porque em alguns meses você fará 3 mil, outros perderá 500 reais e etc. Agora pra fazer por volta de uns 4, 5 ou 10 mil por mês (mesmo esquema de variação), faz mais sentido operar com 150, 180 ou 360 mil reais respectivamente. Mas e pra juntar essas quantias?

      Ahh, é claro que é possível fazer mais de 30% num ano porém minhas estimativas são mais seguras, afinal, é possível até que em alguns anos você perca dinheiro, então se isso acontecer, seu capital deve ser grande o suficiente pra te sustentar se você precisar dele diretamente.

      Responder
      1. Majo

        Oi Hugo, boa noite

        Ainda sou muito leiga no assunto referentes ao mercado de ações, tenho lido bastante e acabei caindo aqui no blog, gostei muito do artigo. Mas nessa sua resposta você diz que iniciando com 300 mil dá pra tirar uns 10 mil líquidos por ano, é isso mesmo? Porque até o tesouro direto tem papéis rendendo 12% a.a., que após descontos fica em um líquido de 9% a.a.
        As ações não deveriam ser mais vantajosas, considerados os riscos?

        Responder
  3. André Nascimento

    Olá, muito bom o seu site !!!

    gostaria que vc falasse sobre o mercado forex.Estou inicinado no mundo dos investimento e decide iniciar por lá. O que vc acha? É aconselhavél, já fiz um curso inicial numa escola de forex e estou gostando do mercado e dos resultados.

    Responder
    1. Hugo

      Olá André!

      Conheço pouco do mercado de moedas. Porém sei que traders sem um bom position sizing (money management) explodem neste mercado muito mais rápido do que explodiriam no de ações ou até no de futuros. Além disso Forex tem muita burocracia, não é um mercado muito simples para brasileiros. Com o pouco do que sei, não recomendaria para traders iniciantes.

      Mas talvez eu mude de idéia no futuro. Estou preparando duas séries de posts. A primeira: Aventuras de um Iniciante na Bolsa de Mercadorias de Futuros e a segunda: Aventuras de um Iniciante no Mercado Forex. Usarei simuladores, só pra saber melhor como funciona. Serão séries longas (4 ou 5 posts), começarei a postar só lá pelo mês que vem. Acredito que com esses posts poderei ajudar de uma forma infinitamente melhor.

      Até lá meu conselho em relação ao mercado forex é: se quiser arriscar, tudo bem, mesmo porque é provável que você saiba mais do que eu sobre este mercado. Mas antes de operar, pense MUITO no position sizing e tenha um CUIDADO EXTREMO com a alavancagem!

      Abraço!

      Responder
  4. mailo

    Muito bom!

    Dá pra ver que o autor do texto realmente conhece o mercado na prática.

    Tenho 8 anos de experiência, e estou vivendo só de trading faz 1 ano, e devo dizer que até hoje anida sou pego por armadilhas emocionais! Lògico que mais precavido, e em número menor do que antes.

    No passado foram muitos tombos, e operações erradas, já fiz tudo que é operação arriscada com opções e ações (inclusive as da Varig, estava comprado no dia fatidico e ganhando MUITO, até que as ações despencaram e daram saltos enormes de preços que travou qualquer possibilidade stop ou venda do ativo por vários minutos. levei um prejú enorme na época).

    Isso tudo ajudou a moldar e formar o meu entendimento hoje, do que posso ou não posso fazer, mas todo o dia é um aprendizado diferente, hoje o conselho que posso dar para quem quer ser mais ativo no gerenciamento é: só a pratica lhe dará experiencia, portanto utilize poucos recursos para operações e estude muito os períodos históricos.

    A crise recente gerou um material muito rico para aprendizado, oq não foi o mesmo de quem entrou em mercado bull de alguns anos atrás, onde a bolsa só subia, então estude o passado recente, e veja como pode ser absurdamente insano, instável, irracional, ou outro no qualquer que queira dar!

    Responder
    1. Hugo

      Opa! Valeu Mailo e sinto muito pela história da Varig :S

      E você tem razão, antes da crise, as pessoas estavam muito mimadas com o mercado.
      Nos primeiros meses de 2009, também…

      Mas o legal é que será sempre assim: Ninguém liga para a bolsa, ela começa a subir, algumas pessoas entram, ela sobe mais, todas as pessoas entram, a bolsa explode, todos saem e ninguém liga mais para a bolsa. Repete novamente.

      Ahh, melhor do que estudar o passado recente é vivenciá-lo. Nunca me esquecerei do dia 15 de outubro de 2008. Dois circuit brakers, CSNA3 -30%. Incrível. Deu para aprender um bocado naqueles dias… pra compensar a tensão com a volatilidade 😛

      edit: também nunca conheci um day-trader de opções bem sucedido, agora swing e position, vários. Pelo menos nos livros da série Market Wizards hehehe.

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  5. mailo

    desculpem os erros, foi digitado na pressa, mas acho que deu para entender: “estude o passado recente, e veja como o mercado pode ser absurdamente insano, irracional e etc..”

    Responder
  6. mailo

    olá, pegando o gancho de outros posts, sobre o assunto opções, devo dizer que a idéia de trading com opções, é bastante irreal, por experiencia própria(quase todo iniciante teima nisso), e tbm por que nunca vi relato ou histórias de sucesssos de trader operando opções no intraday.

    Mas o uso de opções para lançamento coberto e travas é essencial para quem quer um gerenciamento próprio do capital.

    Responder
  7. Mario Takashiwa

    Acho que muitos aqui poderiam viver da bolsa se diminuirem seus gastos. Ninguém precisa de 10 mil por mês, mas se você ficar indo atrás dessa cifra não chegará nunca porque seu gastos vão crescem.

    Se você viver com menos, terá dinheiro pra conseguir muito mais do que 10 mil reais por mês no futuro.

    só meus 2 centavos 😉

    Responder
  8. Man

    Pode vier, MAS….
    Ou vc vive com bem pouco como disse o Mario OU vc vai ter q entrar com bastante grana, senao esquece!
    Mas digo q vai ser dificil igual a um profissional liberal que pode passar um tempo sem ganhar nada….

    Responder
  9. Ulysses Lima

    Parabéns pelo trabalho! Geralmente o que se encontra na internet são só promessas e sonhos, enquanto aqui vemos a realidade nua e crua (soco na cara).

    Parabéns!

    Responder
  10. Vinicius

    No meu caso o que voce sugere, em fevereiro vou ter R$10 mil, e mto tempo para operar ja que acaba meu contrato de estagio, ja li diversos livros(livermore, darvas, axiomas, at) e praticamente todos os seus artigos.

    Responder
  11. Paulo Nogueira

    Fala Vinicius.
    Cara, na verdade 10mil ainda é considerado pouco e por isso é melhor você pensar em estratégias de trades mais longos (position) e assim diminuir os custos transacionais.
    De resto é o básico, que você deve saber dos seus estudos: stops, position e não colocar a grana toda em um ativo só.

    abraços
    Paulo

    Responder
  12. Vinicius

    obrigado paulo, mas é o seguinte, eu vou usar a promocao da corretora easyinvest, que é de custo zero de corretagem e custódia para quem tem até 23 anos, isso durante 1 ano, e limite de R$10 mil por operação….

    como nao tem custo, muda sua sugestao?

    Responder
  13. mailo

    Vinicius,

    Entrando no papo aí de vocês, na sua situaçao eu compraria 2 lotes de vale, e faria lançamento coberto de opções ATM. E usaria todo o saldo restante, e o dinheiro do prêmio para comprar no fracionário.

    E já que vc não pagará corretagem, para tentar alavancar um pouco o capital, depois de uma análise do ativo,e se a ocasião for conveniente para isso, ficaria descoberto em apenas um lote de opções OTM, e não mais que isso, pois em caso de uma forte alta repentina vc teria tempo de agir e limitar o prejúizo.

    Responder
  14. mailo

    tem um monte de ferramentas, vc pode trabalhar com travas tbm, e como não terá cobrança de corretagem, é uma boa, mas só operando mesmo para vc começar a aprender todas as possibilidades e que perfi, vc se adaptará melhor. Só uma coisa, não tente viver da bolsa com esse dinheiro..rs não esqueça do seu caminho pós-estágio.

    no mais, continue lendo esse site, que tem um material fantástico!

    Responder
  15. Vinicius

    mto obrigado mailo!…..só q é o seguinte, como só estou estudando e nunca operei acho meio perigoso mexer com opçoes e vendido……

    quero pegar experiencia aprender na pratica, comprado, pra depois avançar em algo mais complexo….mas mto obrigado, vou estudar suas sugestoes.

    Responder
  16. Jean Gabriel

    Pessoal

    A chave do sucesso, em primeiro lugar é acreditar e depois especializar

    Acredito nas opções!

    Claro se vc nao pode ficar direto na frente dos teus estudos de compra e venda oções nao é seu lugar.

    Opções tem um periodo estabelecido de começar e terminar
    visto que ele é um derivativo do principal…

    O lado bom de ações é que pode comprar e ficar comprado no longo prazo, pagando imposto de rende de 20% somente no lucro (o que exceder 20 k) o contrario de opções que paga sobre qualquer lucro, em contra partida, algusn trayde de 5 centavos de lucro, ja pagam a conta e tu fica com liquidez media de R$ 16.000,00 por mes… O QUE!!!??? os estudos tradicionais ajudam muito(linhas moveis, bolinger, volume financeiro) porem, ja existem outros indices que facilitam a analise de compra na ponta da baquete e vendas no seu mais alto quendel… Mas a chave de tudo é nao sair da frente do micro, estudar as tendencias de queda, por que neste estudo tu vai aprender a melhor hora de comprar e seguir os sinais de maior alta, saindo um pouco antes de cair… sair antes da maxima é perder dinheiro, é como surfar… Quando tu pega a onda tu vai ate o fim ou tu sai antes? Assim é o mercado… Sucesso a todos

    Responder
  17. Bruno

    Ola, estou pensando em entrar no mercado de ações, cada vez que pesquiso sobre ações me interesso mais. queria umas dicas para estudar as técnicas, revistas, livros, simuladores, qualquer coisa que me ajude a entender e saber sobre tudo que envolve. Se alguém poder me ajudar fico muito agradecido. Obrigado.

    Responder
  18. Desempregado

    Comecei a ler e ver alguns desses cursos online para começar a investir.
    Não conheço nada sobre o mercado nem como funciona.
    Estou desempregado e com pouco dinheiro na poupança, uns R$ 4.000 mais ou menos.
    O que é mais seguro..? aprender um pouco mais nesses 5-6 meses de seguro-desemprego ou APOSTAR NA MEGA SENA? Kkkk

    Responder
  19. Lotti1989

    Tbm estou desempregado e com mais ou menos uns 5000 na conta poupança e não quero esperar até 2090 pra juntar 5050,00, gostaria que quem puder deixar algumas dicas do tipo livros ou site para que eu possa apreender mais sobre forex, Obrigado.

    Responder
    1. Sangare

      Amigo, na situação de desemprego eu não recomendaria você começar a operar na bolsa, pois não é difícil que você perca todo seu capital em poucos dias. Neste momento aconselho a juntar dinheiro, pois só com capital robusto você terá chance de progredir.
      Mas como a coceira para operar é grande e a vontade de ganhar dinheiro sempre fala mais alto, eu sugiro que você comece a operar futuro, em particular mini índice. Inicialmente day trade com 1 mini contrato já é o suficiente para ir pegando o jeito e sem perde “muito”. Ai depois que você tiver ganhos consistentes, e isso pode levar muito tempo para acontecer, você pode aumentar a quantidade de contratos.

      Responder
  20. DanSG

    O que é mais irônico nessa história, é ver um cara falar: “para fazer operações de médio e longo prazos com o mínimo de segurança (position sizing legalzinho e custos proporcionalmente baixos), será necessário um capital de pelo menos 30 mil reais.”

    E depois dizer que um dos tópicos do livro é: “Quais são os 3 investimentos ideais da bolsa para quem tem desde R$200 até R$10 mil.”

    E ainda te ludibriar com fórmulas secretas dizendo que vai te ensinar: “Qual é a “arma secreta” dos bancos que deve ser usada para a conquista da sua independência financeira”.

    Sem falar no título do e-book “Como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro” e o subtítulo “O guia definitivo para um iniciante não milionário.”
    Sendo que o mesmo diz o contrário em todo o texto, que não é possível realizar investimento com pouco dinheiro.

    Caros leitores só venho por meio deste post alerta-los e lhes pedir, para que sempre questionem todo tipo de informação, independente de quem as diga ou de onde venham.

    Pois está cheio de pessoas tentando lhes enganar para arrecadar dinheiro encima do seu com pouco conhecimento sobre o assunto.

    Podem procurar pois, há muito mais informações contraditórias partindo do próprio autor em relação as informações citadas acima, é necessário somente virar a chavinha da sua mente e ativar o modo critico que vocês irão encontrar muito mais!

    A técnica é sempre as mesmas o artigo começa te rebaixando e te colocando medo, deixando subentendido que você não será capaz de conseguir sem comprar o produto que lhes é ofertado. E termina com enormes fontes em negrito e lindas imagens do produto que diz que mudará sua vida..

    Essa técnica de venda é a mais chula e baixa que conheço e sempre aplicada na internet.

    Não acreditem em um “Guia definitivo” pois não há, isso não passa de ilusão.

    Procure pessoas com experiências reais e que colocam a cara a mostra, contando suas experiências de forma gratuita.

    Pois existem diversas pessoas honestas, só uma dica deem uma olhada nos canais existentes no youtube tem muito conteúdo de qualidade lá e o melhor de forma gratuita.

    OUTRA DICA IMPORTANTE! Não existe fórmula mágica, ainda mais acumulada em um único e-book.
    Busquem sempre informação de várias fontes diferentes e pesquisem por autores desse tipo que publicam e-books, antes de compra-los.

    BUSQUEM CONHECIMENTO!!!!!!
    ABRA SUA MENTE !!!!!!

    Responder
  21. dumbledore

    Primeiro que tudo vou dar a minha humilde opinião de trader forex pois levo no mercado mais de 10 anos e vivo em Portugal .E vejo tantas historias de pessoas que perdem dinheiro, casas ate casamentos porque vão em falsas ilusões e segue falsas esperanças. uma coisa vos deixo aqui bem claro. tem uma historia de um cara que em 1 ano e 6 meses transformou um conta de 10 mil em 300 mil isso primeiro que tudo isso não é possível manter essa media durante anos. pois esta a falar de uma media de 3000% ao ano. kkkkkkk sim é possível mas o que não é possível é fazer isso consistentemente. Lembre se sempre que o risco é proporcional ao seu ganho. a longo prazo uma pessoa que faz 100 , 40 e 50% ao mês não dura para sempre. é que ganhar dinheiro aqui é fácil ainda mais quando você tem pouco dinheiro o difícil é manter isso e manter um crescimento saudável da sua conta e de você próprio como trader. O problema de todo iniciante é, que ve 300 mil informações e não sabe o que fazer com aquilo. Então parem para pensar.
    Primeiro que tudo deve fazer o seu Planejamento.
    Deve seguir passos de gente que ja teve muito sucesso na vida.
    A minha referencia é e sempre será Warren Buffet.
    Não deve ir atras de caras que te vão levar para o buraco bicho nem de caras que fazem 20% nem 30% ao mês.
    Então cara se voce é um dos caras que sempre esta a perder então pare e pense!!.
    Então A primeira coisa a fazer não é nem ganhar . é parar de perder!!
    e não tenha pressa. Não intente logo querer viver disso, não largue o seu emprego , não venda casa em menos de um ano de experiência de forex.
    Não queira ganhar muito , porque ganhar muito sugere arriscar muito. E arriscar muito tem se que estar disposto a perder muito. Então não adiante ganhar 100% hoje e perder 50% amanha. Porque ai então você vai entrar num estado de impotência, de frustração, de incompetência que vai tomar conta da sua cabeça e depois ferro você trava e não opera nunca mais. Tantas historias reais de gente que se ferro porque não presto atensão. Tenha um planejamento estude siga resultados e medias coerentes realistas. E trabalhe com calma. Você vai entendendo, evitando caminhos e sabendo os seus limites. Tem caras por ai na Internet que dizem:
    “ -bal bla bla eu consigo fazer 100% numa conta de mil dólares”.
    e eu lhes respondo então ponha 10 mil na sua mão você vai mijar nas suas calças!!
    e se puser 100 mil nem calça põe porque vai cagar nas pernas não tenha menor duvida disso.
    Resultados e medias coerentes pergunte aos poucos traders serio que tem ali na internet, sim porque pilantras tem muitos. Pergunte a um trader serio e ele te vai responder isto: é de 3% a 5% e alguns ate fazem 6% ao mês!!! e não ao dia como muitos por ai dizem. não mais do que isso pois o risco aumenta muito partir de ai.o importante não é com quanto capital você vai iniciar pois não existe um valor ideal para começar no mercado mas sim saber quanto você vai poder perder por isso a gestão do seu risco por operação tera de definir se é de 1% se é de 0.5% ou se é de 3% mais do que isso eu não recomendo meus amigos. Pois não se esqueçam que o risco sempre será proporcional ao seu ganho. Por exemplo : um cara que põe 1 milhão de dólares não vai arriscar mais que 1% ou 1.5% por dia podem ter a certeza. E o outro que coloca 100 ou 200 dolares que é isso que você tem ai no bolso hoje, você tem que trabalhar com a mesma cabeça. Pois cada um tem uma realidade diferente. Não queiram transformar uma conta 1000 dolares em 50 mil em 6 meses isso não acontece. Ponham os pés no chão!!Não existe nenhum indicador ou estratégia magico que te vai fazer milionário nem mesmo comprando por ai pela internet. isso porque? te respondo simplesmente com esta frase: O mercado não é racional ele é irracional ele move para onde ele que ir e não para onde você quer que ele va. o importante não é a estrategia mas sim a soma de varios factores:
    1- Saber de analise tecnica.
    2- Fazer a devida gestão de riscoX retorno
    3- Calcular exactamente qual vai ser a sua perda por operação ( mais importante)
    4- Ser um cara disciplinado e focado
    5- Saber encarar uma perda
    6- Ter um forte piscicologico
    enfim etc etc……
    Estudem muito não invistam o seu capital em falsas iluções . O mercado não é tão simples como o vendem por ai . Ele é complicado basta so saber descomplicar do jeito certo!!.

    E sim é possível viver do forex tudo depende da realidade de cada um dos seus gastos por mês que você tenha . mas primeiro se deve tomar o forex como uma aprendizagem depois como um extra e depois viver dele são três etapas que levam tempo , muita paciência, muito foco, muito estudo. Por isso que a primeira coisa a fazer não é investir dinheiro, mas sim investir tempo em aprender todos os conceitos fundamentais , técnica e de gestão de risco e experimentar primeiro em conta demo, depois então que ja se formou que ja conhece o mercado então ali passa para conta real com pouco dinheiro lembre se sempre do risco que é proporcional ao seu ganho. Eu recomendaria começar com uma conta de 1000 dolares e volume mínimo de 0.01 para por em pratica real a sua estratégia.
    Recomendo vivamente que se informe que filtre bem a boa informação que ha na internet. pois va encontar tanto lixo que você não sabe para onde se virar. a 20 anos a tras começar no forex era bastante mais fácil para o iniciante do que é agora acredite mesmo. porque ha tantas opiniões tanta coisa que não presta que lava o iniciante no mercado a seguir falsas ilusões.
    a minha dica é informe -se sobre tudo . a ultima coisa que deve fazer é colocar dinheiro . que é o que muitos fazem primeiro e logo se ferram.Primeiro invista tempo em aprender.
    E sim é possível viver do forex com muito esforço e dedicação.

    Responder
    1. Cleitoon

      DUMBLEDORE, Realmente gostei do seu comentário, eu comecei a estudar forex agora (Nunca tive nenhuma experiencia com bolsa), meu plano é estudar forex por 1/2 anos antes de cair nele, mas nesse tempo investir 200 REAIS para colocar na cabeça o quão traiçoeiro o mercado pode ser…(Se lucrar, lucrou, mas se perder serve de exemplo.)

      Ainda estou montando o cronograma de estudos, alguma dica de por onde começar?

      Responder
      1. Thiago

        Boa tarde,

        Eu comecei no Forex com 1.000 US$ na conta e operando .01. no primeiro Mês saldo positivo: 0.57 ( cents ) de Dolar ( uns 1,82 reais na cotação de hoje.) Dá lucro, sim, vai pagar as suas contas? Não.
        De todas as pessoas que eu conheci e que vivem com mercado é só a turma do CHEIO ( 1.00 no Forex, 5 Na B3, ( para quem operar mini seriam Lotes de 25…), ai sim com consistência vc consegue de 10K a 40K por mês. Mas muito bem colocado pelos colegas acima, se vc quer ganhar 10K em um Mês, Vc precisa aguentar perder os mesmo 10K. A questão sobre a porcentagem mensal Vai depender de VC, Exemplo:

        Para operar 1 do Cheio no Forex, vc precisa de 250,00 US com alavancagem de 1:400. Agora no meu caso particular, se a minha conta tivesse 2.500, 25.000 ou mesmo 250.000 US$, eu ainda sim não usaria mais que um cheio. Logo, Com 250, faço 1000% em um mês. Com 2.500 100%, com 25K 10%, com 250K apenas 1% de renda ao mês. Conforme vc vai aumentando seu capital vc não arrisca mais ele todo. Então, um Super Traider Experiente ( Laatus, os Andres ) tem fácil mais de 1.000.000,00 de Reais na Conta. Mas se eles ganhrem 5% no mÊs são 50K. Se eles tiverem ( e certamente tem mais que isso ) 2.000.000,00 e ganharem apenas 2% ( DOIS PORCENTO AO MÊS ) ainda sim chegamos a 40.000,00!!!

        Essa turma que fala: faço 200% no mês, eu sinceramente acredito, vc coloca 500,00 em uma corretora, opera contrato de mini indice, com apenas 1 contrato fazendo 200 pontos Dias. E saindo do Lucro 20 dias ( 2 de Loss e 20 de Gain, são 18 dias de Gain ) Dá 720,00 Brutos. Tira dai o PROFIT ( -200,00 ), As taxas ( +- 150,00 ) , menos o IRPF ( 20% == ) Sobre quase 300,00 Líquidos!!!

        1 MÊs .. 300 de 500 = 60%
        2 Mês 300 de 800 = 37,5%
        3 Mês 300 de 1100 = 27%
        4 MÊs 300 de 1400 = 21,4%
        5 Mês 300 de 1700 = 17,6%
        6 MÊs 300 de 2000 = 15% .. e assim mesmo com consistência, mantendo o Liquido linear, apenas juntando a verba em uma “poupança” você fatalmente ganhará menos %%%% evai chegar nos poucos % de um Trader experiente.

        2 Anos 300 de 7700 = ~3,8% essa é a matemática….

        Cheers,

        Responder
    2. leandro

      Amigo, estou a anos quebrando a cabeça nesse mercado e este comentário foi o conteúdo mais sensato que já li sobre o assunto, parabéns e que você colha toda a sabedoria aqui plantada

      Responder
  22. Kaio

    Sou um “newbie” no assunto, e me encaixo quase que perfeitamente na ideia do ” ajudante do assistente do estagiario do pedreiro jr.”. Recebo uma verdadeira miseria no fim do mês, mas é uma grana que faz falta (afinal, 5 reais fazem falta).
    Gente, o que quero saber é bem simples: Iniciando com 500 reais, consigo fazer pelo menos 2000 reais por mês? Pelo menos pra complementar a renda.

    Gostaria de saber apenas disso, antes de abrir mão dessa historia toda.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *