Porque Você NUNCA Vai Ganhar Dinheiro Com Os “Segredos” da Bolsa

Todos nós conhecemos a lenda do Santo Graal (ou Cálice Sagrado), aprendemos sobre ele em obras importantes como Os Contos do Rei Arthur, a Bíblia e em documentários ousados como Monty Python ou Harry Potter e o Cálice de Fogo.

Os Cavaleiros da Távola Redonda procuravam o Santo Graal pois eles achavam que uma guerra idiota lá qualquer poderia ser terminada com os poderes mágicos, ou não, do copo, eu não sei o que aconteceu depois, acredito que eles não encontraram nada senão não existiriam tantos filmes/livros/etc falando da “Busca” e sim falando do “Achamento” ou “Achação”. E mesmo se tivessem encontrado o copo não sei como poderiam usá-lo para terminar uma guerra, mas continuando…

De qualquer forma, o que esse copo representava eram as soluções, algo que poderia resolver tudo e, se você desvendasse os segredos do copo, você poderia ter tudo o que você quisesse.

O engraçado é que apesar de ser uma lenda, existem muitos traders que literalmente agem como se estivessem procurando o Santo Graal que, não deixa de ser como os “segredos” da bolsa. Nesse post vou te dizer exatamente porque você só vai perder dinheiro se tentar fazer o mesmo.

Como Nicolas Darvas Quase Perdeu Tudo

Basicamente lendo m*rdas e ouvindo manés…

No livro incrivelmente educativo “How I Made 2,000,000 in The Stock Market”, Nicolas Darvas ilustra perfeitamente o início da procura pelo copo.

Depois de ganhar um dinheiro em uma ação canadense por pura sorte, ele decide tentar repetir o “feito”, logo parte para a solução óbvia, saber mais, porém, como quase todo mundo, ele começa fazendo as coisas erradas, e assim ele pede palpites para as pessoas, depois que não dá certo decide assinar newsletters que também não funcionam, aí ele tem a melhor ideia possível, procurar os experts!

Ele pensou:

Claro, eles são profissionais, eles devem saber o que fazer!

Nicolas decide aceitar conselhos de seu corretor, e novamente nada, só prejuízos.

Depois de tomar muito pau, finalmente decide fazer as coisas por sí mesmo e vai testando formas novas de especular e no final acaba aprendendo muito e encontra o seu copo sagrado, que não era nada mais do que um simples sisteminha baseado em suportes e resistências.

O Trader Perdedor = O Gordo de Regime no Mc’Donalds

“Que nada, eu estou treinando para ser o novo boneco da Michelin!”

Ao contrário de Darvas, que acaba se dando muito bem e aprende suas lições, a maior parte dos novatos não aprende nada útil, perde dinheiro e acaba se frustando e desistindo.

Hoje o padrão é mais ou menos assim:

1 Compra o que a TV diz para comprar, não funciona.

2 Hora de tentar os jornais, que tal o Valor Econômico? Afinal, bolsa tem TUDO a ver com economia uh? Não e não funciona.

3 Ok, vamos ler UM livro. MACD, isso parece ser legal! Horray! Estou fazendo dinheiro, epa, agora está caindo, ah não, volta, volta!! Ahhh, agora eu estou perdendo dinheiro aaaaahhh! MACD idiota, próximo.

4 Como fui estúpido! Obviamente o certo é usar Candlesticks e o Índice de Força Relativa!! Compra, cai, vende. Compre, sobe nada, fica com medo, vende. Repete. Com outra ferramenta, obviamente.

Ou seja, é que nem aquela velha e patética história das dietas para emagrecer. Você come só no Mc’Donalds e quer perder as banhas. Primeiro substitui a Coca Cola por Cola Cola Diet. Uau, grande diferença, aí você continua gordo e podre, portanto, obviamente a culpa não é da Coca Cola Diet! Melhor voltar pra Coca normal e tirar o catchup das batatas fritas! Só pode ser o catchup né? Né?

E assim continua num cômico círculo de fracasso e frustrações que levam a um caminho de auto-destruição de saúde, quando tudo o que você precisaria fazer é estudar nutrição e entrar numa academia. É tão óbvio quanto: “Pessoas morrem quando elas são assassinadas.”

O Risco de Ir Atrás Dos “Segredos”

Tá, mas e daí?

E daí que, além de tentar várias coisas ao mesmo tempo, essas pessoas costumam desistir muito facilmente, então, por exemplo, um cara descobre o MACD, ele vai e testa a ferramenta, e erra o trade, normal, aí tenta de novo e erra novamente, normal também, aí na terceira ele erra, desiste, e pensa:

Puff, não funcionou 3 vezes, então essa merda não funcionará nunca, vou testar agora o IFR, alguma coisa vai funcionar!

O pior é que esse pensamento, por sí só, faz muito sentido, o problema é que, pra variar, não servem nos mercados, e essas pessoas, por serem totalmente leigas, não sabem nada sobre como as bolsas realmente funcionam e acabam achando que errar 3 vezes seguidas é algo ruim.

E porra!

É ótimo se você acertar 5 trades em 10 e, se você tiver um sistema de trading com expectativa positiva, até se você acertar só 3 em 10, sendo stopado nas outras 7, dá pra sair com um bom lucro. Até o grande especulador Jesse Livermore, que dizia que acertava por volta de 7, provavelmente já teve vários losing streaks de 5, 6, 7 etc, e mesmo assim se saía bem no final.

Se bem que no final, final mesmo, ele virou um zumbi e se matou, mas essa é uma outra história…

Mas não, pra você não está bom, você quer resultado logo, não se importa com a lógica ou com o bom senso, errar duas, três vezes seria péssimo.

Além disso resultado em longo prazo não serve, médio prazo também não, nada presta, você só quer saber do agora, e não quer apenas que seja imediatamente, você quer que seu cálice faça milagres, que acerte 10 em cada 10 trades e que todos eles dêem certo, e de preferência que alguns deles rendam 100% ou 300% de lucro em um mísero dia, de preferência menos, aí é claro que você descobre as margens e começa a usá-las que nem um viciado em heroína.

No final, claro, existe sempre uma ínfima possibilidade de dar certo, mas na esmagadora maioria das vezes dará tudo errado, você vai perder dinheiro e finalmente, ficará se achando um completo idiota.

Mas veja pelo lado bom…

Pelo menos nisso você estará certo, pois “especulando” dessa forma você será sim um completo idiota, além de estar errado, ganhando ou perdendo. O imposto pago pela burrice é alto.

A Solução é Diminuir (e Muito) o Ritmo

Ritmo de trader aposentado…

Faça o seguinte:

Escolha uma ferramenta baseada no que você acha dela, ou escolha por uni-duni-tê, é sério, pegue uma qualquer, leia tudo que puder sobre essa ferramenta, se gostar, teste-a com dinheiro de mentira, usando gráficos e ferramentas do ADVFN por exemplo, e para operar, um use o simulador da FolhaInvest que, apesar de ser uma péssima forma de testar ação real do mercado por falta de pressão da parte psicológica, ele é relativamente útil pra se ter uma ideia do que aconteceria se o trade fosse feito com dinheiro de verdade.

Então ok, vá testar, teste 10, 15 vezes, fique com a ferramenta que te AGRADAR mais, aí pode ir testando outras, talvez mudar os gráficos, usar candles, ou adicionar um IFR, teste muita coisa, leia sobre tudo, se quiser usar Bandas de Bollinger pegue o livro do Bollinger e leia até o final, releia o livro. Leia outros.

Não apenas escolha uma ferramenta qualquer, e achando que sabe usá-la, entre no mercado e faça merda por ignorância. Estude e teste. Veja o processo como a procura por uma noiva ou noivo, ou seja, você não cata o que aparece primeiro, você testa antes.

Novamente, estou apenas falando o óbvio.

“De nada!”

Quando eu comecei, coloquei em minha cabeça que eu iria adotar gráficos em candlestick, iria usar o IFR e compraria apenas nos suportes e venderia nas resistências. Li muito antes, e achei que estava tudo bem, logo fui testar, não funcionava muito bem e o pior, eu não gostei da forma como o sistema funciona. Eu não estava confortável, não gostava de usar stops super-curtos e ser obrigado a ficar contando com uma virada da maré. Logo, eu estudei ainda mais.

Exato, não adianta só ler 5 ou 6 livros, você deve ficar vários meses estudando, você deve estudar tudo que for possível para ter mais opções.

Logo cheguei à conclusão de que continuaria com os gráficos em candlestick e com o IFR, porém eu iria entrar agora apenas quando um papel furava a resistência ou rompia o suporte, pois assim eu estaria comprando força e vendendo fraqueza e não o contrário, ou seja, estaria agora seguindo a tendência, indo com o vento. Os testes deram resultados muito, mas muito melhores, além disso eu fiquei muito mais confortável já que ele era ainda mais simples e lógico.

Eu achei meu cálice.

O sistema funcionou pra mim, talvez ele não funcione para outras pessoas, talvez você não goste, mas existem praticamente infinitas variações, o segredo é estudar, testar, escolher, e só no final, usar pra valer. Suas chances de fazer merda por ignorância técnica irão diminuir drasticamente.

Para Terminar, Seja Esperto e…

Só que muito mais devagar...

Saiba que a Lei da Selva é a Lei dos Mercados. Uia, que dramático!

Estude muito, devore os livros e aproveite o passeio! Eu pessoalmente fiquei praticamente obcecado com isso tudo porque era muito divertido e interessante demais.

Por isso fica o aviso, se você que leu esse artigo, não achou nada divertido e muito menos interessante, fuja dos mercados pois, assim como em todas as outras áreas e carreiras, é teoricamente impossível você se dar bem em qualquer coisa, eu digo, QUALQUER COISA, que você não goste muito.

Isso também, é óbvio.

Ahh é, verdade, também teste várias vezes com simuladores, ou se preferir, com muito pouco dinheiro real, não entre no mar dos mercados num mergulho só, se você não morrer pelo choque térmico, os tubarões irão te destruir.

Como Livermore já dizia:

Bulls can make money, bears can make money, but the pigs get slaughtered.

E aí, já procurou por muito tempo o indicador ou oscilador perfeito? Encontrou? Comente!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários Porque Você NUNCA Vai Ganhar Dinheiro Com Os “Segredos” da Bolsa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *