Porque a Análise Fundamentalista é UM PERIGO Pro Iniciante Desinformado

Já comentei algumas vezes sobre o mal que uma análise fundamentalista porca pode fazer na conta de um investidor despreparado.

Hoje estava olhando de alegre alguns artigos aleatórios em alguns sites sobre investimentos e em alguns deles encontrei “dicas” de como investir do modo fundamentalista que são irracionais, deprimentes e até um pouco revoltantes.

Porém…

Por algum motivo, as pessoas continuam acreditando nesses “conselhos” muito, muito ruins e aí, acabam se f*dendo depois.

Então nesse post falarei um pouco dos perigos de uma análise tosca e de algumas idéias bobas que as pessoas ainda levam em consideração quando vão investir.

Sim, Você PODE Perder Dinheiro Em Um Mercado Altista!

Yeah nóis! Yeah nóis vai sermos rico!!!!!

Pra começar, o mercado brasileiro está aquecido e provavelmente se manterá assim por alguns anos. Isso faz com que os preços de todas as ações minimamente decentes subam.

  • Se o índice da Bovespa estiver azul, significa que a maior parte das ações estão no azul também.
  • Se o índice estiver vermelho, significa que a maior parte das ações (ou a economia) estão em baixa.

Como diria aquele menino que caiu na merda naquele filme indiano que ganhou o Oscar: você não precisa ser um gênio para saber disso.

O que eu quero dizer é que hoje, não importa o quão despreparado você seja, será MUITO difícil perder dinheiro com ações da bolsa de valores no médio prazo seguindo a estratégia básica do buy and hold, justamente porque estamos no mercado altista, e no mercado altista as ações sobem!

O problema é que muitas das ações que não são grande coisa costumam subir também, já que tem muitos interessados querendo pegar tudo que puderem sabe-se lá o porquê.

E então entra o iniciante mané, ele quer investir mas é mentalmente preguiçoso. Vai ler um ou dois míseros artigos na internet sobre análise fundamentalista e com isso, acreditará que está apto a investir corretamente. Ele compra qualquer coisa usando métodos totalmente idiotas, mas como o mercado está em alta, o mané ganha dinheiro e fica com a falsa sensação de que sabe alguma coisa, quando na verdade não tem a mínima ideia do que está fazendo.

P/L e Dividend Yeld: Um (Perigoso) Conto de Amor!

Um dos indicadores mais populares entre os manés (iniciantes metidos a fundamentalistas que não leram quase nada sobre o assunto) é o P/L. Eles querem uma ação com o menor Preço/Lucro do universo porque isso os dá a impressão de que compraram a ação por um preço baixo.

Tá, mas então, o que tem de errado com um P/L baixo? Simples! Ele deve estar baixo por algum motivo, a empresa pode estar com problemas!

Mas aí vem os manés falando:

Nahh, não seja burro, os P/Ls estavam baixos pois estávamos em plena crise de 2008/2015!

O pior é que eles estão certos, mas o engraçado, é que eles não sabem diferenciar as situações!

Olha só, a compra de USIM5 quando ela estava abaixo do valor patrimonial parecia uma ótima ideia, mas isso aconteceu por causa da crise. E existe uma diferença enorme entre um P/L baixo causado por uma crise que f*de com todos e um P/L baixo numa situação normal, quando a empresa pode estar com problemas (ironicamente no caso da USIM5 eram as duas coisas)!

O que realmente importa não é o indicador e sim o crescimento da empresa! Mas poucos querem saber disso, eles querem comprar “barato”! Só que não adianta ter uma ação com um P/L baixo se a empresa não cresce ou se está indo para o saco lentamente. Você pode perder tempo E dinheiro!

Outra mania é a de idolatrar dividendos altos, os iniciantes querem ações que paguem de preferência mais de 10% de dividendos e juros sobre capital próprio por ano. Ok, tirando o risco de ficar viciado em dividendos, o que tem de errado com eles?

Diretamente nada, mas acompanhe o raciocínio:

O que é necessário para uma empresa crescer? Capital, ótimo!

Então, o que levaria uma empresa sólida e em crescimento querer pagar dividendos altíssimos para os acionistas? Será que não tem algo melhor para fazer com esse dinheiro, como talvez, reinvestir na própria empresa para crescer ainda mais? Ou talvez não tenha como fazer isso pois a empresa ou o setor estão numa fase de estagnação?

Todas essas informações importantes são ignoradas dia após dia pelos manés.

O Que o Analista Fundamentalista Realmente Faz

Olha Débi, parece que, é, parece que tá caindo!

Um bom fundamentalista não pega alguns míseros dados de uma ação, compara com os de outra ação, e decide o que fazer em 2 ou 3 minutos. Não é assim que funciona. Se você acha que pessoas como o Warren Buffett investem dessa forma, você está louco.

O fato é que qualquer análise, seja a técnica ou a fundamentalista, requer estudo, e não é lendo algumas porcarias na internet que você irá se tornar O investidor ou O trader. Existe material bom e gratuito por aí mas também muito, mas muito material ruim e como os iniciantes não sabem muita coisa, terão dificuldades em diferenciar o que é bom do que é ruim.

Para terminar só vou dizer isso: se você quiser realmente APRENDER a investir na bolsa com a análise fundamentalista, vá ler LIVROS! A internet é perigosa para iniciantes pois eles podem aprendem coisas estúpidas e depois, serão obrigadas a desaprender, o que será chato e doloroso.

A dica é simples, para começar leia O Investidor Inteligente do Benjamin Graham, complemente com O Jeito Warren Buffett de Investir do Robert Hagstrom e depois siga seu próprio caminho.

A verdade é que você pode fazer sim, muito dinheiro investindo porcamente pois estamos numa época muito boa, mais isso acabará, logo é de extrema importância parar de contar com a sorte e começar a fazer as coisas do jeito certo.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


5 Comentários Porque a Análise Fundamentalista é UM PERIGO Pro Iniciante Desinformado

  1. JohnDaniels

    Oi,esse post foi bom….queria saber o que voce acha sobre o bond maret do brasil…ou um post sobre a PIMCO e o Bill Gross

    falando nisso tem uma serie de videos de nome “The ascent of money” que é um livro do Niel Fergunson no Google Videos

    Responder
    1. Hugo

      Ok, um post sobre o quase ignorado bond market brasileiro (igual aos outros mercados que não o de ações), um sobre o fundo mútuo super nanico e seu fundador, e uma sugestão (é, né?) pra série The Ascent of Money que pode resultar em alguns posts, já que tem tanto material. Blz, anotado!

      Obrigado pelo feedback!

      Responder
  2. Alberto

    “O Investidor Inteligente” não é bom para iniciantes.

    Um pedido, que todo o post tenha uma data de publicação. Acessar um artigo a partir do Google nunca nos diz se estamos lendo um material de ontem, atualizado, ou de um ano ou de cinco anos atrás. Nesse até dá para presumir que é de seis anos atrás (no mínimo) pelas datas que aparecem nos comentários.

    Responder
    1. Daniel

      Olá, vejo que estamos pesquisando sobre investimentos no mesmo dia do ano! comecei a estudar sobre investimentos com a perspectiva de começar a poupar e investir a partir do ano que vem, e tenho como preocupação ser muito criterioso com o tipo de investimento, por isso não quero ter como base apenas ensinamentos avulsos da internet. Já li alguns livros sobre investimentos, inclusive o próprio “investimentos” mas eles não aprofundam muito seja em análise fundamentalista ou técnica. Então estou decidido em comprar “O investidor inteligente”, você teria mais algum pra indicar sobre análise fundamentalista e para análise técnica? grato.

      Responder
      1. Marcio Gandolfi

        Oi Daniel,

        Recomendo assistir Andre Moraes no youtube. Ele tem uma série de vídeos chamado Se Afastando da Manada muito interessante para análise técnica. Tenho utilizado o site Fundamentus para análise fundamentalista mas ainda estou me aprofundando nisso. Percebi que é importante dominar tanto a análise técnica quanto a fundamentalista.

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *