Análise de “O Investidor Inteligente” de Benjamin Graham

Publicado originalmente em 1949, O Investidor Inteligente de Benjamin Graham é, de acordo com o bilionário Warren Buffett, “de longe, o melhor livro sobre investimentos já escrito”.

Esta enorme obra de mais de 650 páginas inclui as mais importantes lições sobre análise fundamentalista que um investidor precisa saber antes de começar a investir, seja na bolsa de valores ou até na renda fixa.

Mas será que ele é tão bom quanto dizem? Para aqueles com essa dúvida, apresento este post.

Faço aqui a análise da edição de 2007, feita a partir de uma atualização escrita pelo próprio Graham em 1971. Ou seja, este é basicamente, um livro da década de 70 melhorado e não a pré-histórica versão de 1949.

A diferença mais marcante desta nova edição é a inclusão dos comentários de Jason Zweig em todos os capítulos do livro. Zweig, para quem não sabe (nem eu sabia, precisei olhar no google) é um conhecido colunista do Wall Street Journal e editor deste novo “O Investidor Inteligente”.

“Todos os especuladores são bobos!”

Professor do Buffett? Tá na cara!

O livro começa com um prefácio do mais famoso aluno do Graham, o terceiro homem mais rico do mundo, Warren Buffett. Ele diz que leu a obra quando era um adolescente e então se tornou um fan do Graham, homem que teve uma grande influência em sua vida. Buffett também copia (de um jornal, aparentemente) uma homenagem feita ao seu professor quando ele morreu em 1976. Logo depois, é a vez do Zweig comentar. Ele basicamente conta algumas historinhas, como por exemplo, diz que em abril de 1919, Graham fez 250% numa ação que acabou perdendo todo o seu valor devido à uma fraude. Interessante.

Quando chega a vez do autor original escrever, ele explica que o objetivo do livro é oferecer uma sólida base de conhecimento para os interessados em investir. Apresenta algumas idéias e incluiu relatos de alguns eventos históricos para começar a ilustrar esssas idéias. Além disso, como muitos fundamentalistas, começa a dar “patadas” nos especuladores. Da mesma forma em que Jesse Livermore fala mal dos investidores como se todos eles fossem manés, o autor de O Investidor Inteligente, Benjamin Graham, fala mal dos especuladores como se todos, também, fossem manés. Os dois generalizam e os dois estão errados, mas continuando…

Conteúdo, Conteúdo!

Os capítulos seguem o esquema: Graham fala alguma coisa, faz referências e coloca tabelas e dados. Depois Zweig comenta. Como muitas coisas aconteceram depois de 1971 (ano do material original), Zweig atualiza o livro com algumas informações para ilustrar e enfatizar os argumentos de Graham. Ele fala, por exemplo, sobre a bolha das pontocom e menciona a quebra do Long-Term Capital Management. Isso ajuda o leitor a colocar as coisas em perspectiva, já que poucos aqui devem saber (ou se lembrar) de qualquer coisa sobre a economia americana de quase 40 anos atrás.

Conforme os capítulos passam, Graham continuamente bombardeia o leitor com informações sobre investimentos, histórias e exemplos. Fala principalmente sobre o mercado de ações, sobre produtos de renda fixa e fala mal de alguns métodos famosos de se investir, como o Motley Fool, explicando tudo em detalhes pelo caminho. Neste aspecto, O Investidor Inteligente me lembra mais ou menos de O Jeito Warren Buffett de Investir, apenas mais completo, com maior quantidade de figuras e tabelas e, infelizmente, de uma maneira bem mais complicada de se entender, mesmo tendo o Zweig para ajudar.

O que acontece é que o livro de Graham não é fácil, muito menos simples. Ele é completo e interessante, porém sua leitura, às vezes, torna-se pesada. Não dá para ficar várias horas seguidas lendo sem começar a se distrair, ou muito menos, tentar ler tudo de uma vez. Na época em que li, ficava revezando com outros livros sobre investimentos porque chegava uma hora em que eu não aguentava mais as tabelas ou os papos sobre o DJIA ou o S&P500. Tem momentos em que você precisa de um material mais leve para poder dar uma descansada, e assim, voltar a ler com toda a atenção que o livro necessita.

O Livro de Cabeceira do Investidor


O Investidor Inteligente é mais do que um simples livro sobre investimentos. Ele faz para os fundamentalistas, o que Memórias de um Operador da Bolsa faz para os especuladores desde a década de 20. Seu conteúdo sobrevive ao teste do tempo já fazem 61 anos. Por isso que o material de Benjamin Graham é tão importante. Ele te ensina os fundamentos e a essência da arte de se investir. Prepara a cabeça do leitor para que ele desenvolva uma mentalidade correta e o ensina a escolher investimentos da melhor e mais clara forma possível.

Concluo dizendo que esta obra é muito completa, com várias tabelas, informações, dados, exemplos, dicas e conselhos. Os comentários do Zweig contribuem bastante pro resultado final ao suavizar o que de outra forma, seria uma leitura ainda mais difícil. E mesmo sendo um livro pesado, eu seria um total irresponsável se não recomendasse O Investidor Inteligente para qualquer um que deseja aprender a investir. Para iniciantes, recomendo o revezamento com O Jeito Warren Buffett de Investir para não ficarem tão confusos com um conteúdo um tanto denso.

Onde Comprar

Ninguém sabe.

É sério, ninguém sabe.

Apesar de ser o top da análise fundamentalista, é praticamente impossível encontrar esse livro pois ele fica fora de linha o tempo todo. Logo, a solução é esperar ou então, ler a versão digital em inglês na App Kindle do browser. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


21 Comentários Análise de “O Investidor Inteligente” de Benjamin Graham

  1. Newton

    Bom dia Hugo,

    O que você acha do Michael Covel? Propagador incondicional de Trend Following. Você já leu, ou recomenda este livro dele: Trend Following (Updated Edition): Learn to Make Millions in Up or Down Markets ????
    Estou sem um livro para ler no momento, e como queria partir para algum mais direcionado a trend following, acabei batendo com testa neste aí… Recomenda ???

    Agradeço

    Grande abraço e de novo parabéns pelo trabalho desenvolvido

    Newton Freitas

    Responder
    1. Hugo

      Fala Isaac!

      Então, eu comecei a ler mas o achei muito superficial. Você não aprende muito além do óbvio. Ele é um livro mais de histórias de trading antes de qualquer coisa. Pode até ser divertido mas não adiciona muita coisa não.

      Estou lendo o Millionaire Traders: How Everyday People Are Beating Wall Street at Its Own Game, e por enquanto estou gostando bastante. Ele é praticamente um Market Wizards, muito divertido. Cheio de entrevistas com traders, mas apesar de serem histórias também, você aprende algumas coisas e melhor, é forçado a pensar em alguns pontos. Recomendo ele e a série Market Wizards se você ainda não leu.

      Agora, um livro do Covel que é bacana é o Complete Turtle Trader. Ele fala do sistema dos turtles, do stop atr e etc. Mas livros realmente bons e técnicos de trend-following, não conheço nenhum. Eu basicamente pesco os conteúdos em lugares diferentes 🙁

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  2. Tiago Silva

    Muitos ainda continuam a ignorar a prática do investimento em valor (value investing), a técnica que foi introduzida há meio século por Benjamin Graham que consiste principalmente em tirar proveito das discrepâncias entre preço e valor no mercado acionário, ou o mesmo que buscar notas de 1 real que estejam sendo vendidas a 40 centavos.

    Abs

    Responder
    1. Hugo

      As pessoas acham que investir demora demais e por isso, decidem se tornar traders. Mas como traders ruins e investidores ruins acabam sem dinheiro da mesma forma, então no final das contas dá na mesma :S

      Mas cada um tem seu estilo. O problema é que a maioria não se dá bem com o que escolheu ehehehe

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  3. Leew

    Livro maravilhoso! Excelente recomendação. Mas observe que Graham não senta o cacete nos especuladores. Ele só diz que seu livro não é para eles e que especular é perigoso e possivelmente estúpido para investidores que são o público alvo do livro: não profissionais.
    Quando ele desdenha da especulação, ele desdenha da especulação burra. Talvez ele não tenha mencionado a especulação inteligente neste livro pra não encorajar o investidor não profissional a especular. Mas, em sua obra prima, “Security Analysis”, ele deixa bem clara a distinção entre investimento e especulação, ambos inteligentes ou não! Claro, “Security Analysis” é sobre investimentos, pois Graham não especulava, mas ele mantém o respeito pela especulação inteligente!!!
    Portanto, fica aí a recomendação: “Security Analysis” de Benjamin Graham e David Dodd. Mas já aviso: se vc achou “O investidor inteligente” pesado, se prepare, pois “Security Analysis” deve ter 10 toneladas!!!! XD
    Mesmo assim, eu recomendo, pois é a Bíblia do Value Investing!!!
    Abraços, e parabéns pelo artigo!

    Responder
    1. Hugo

      Oi Leew!

      Pode ser, acho que meus comentários devem ter sido pensados no que o Zweig falou. Posso ter misturado as coisas.

      E fica a dica. Confesso que não li o security analysis, mas parece ser importante.

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  4. Lucas

    Olá Hugo,

    Estou querendo aprender sobre o mercado de ações e investimentos.
    Qual livro você me recomendaria como a base para um bom começo?

    Abraços,

    Lucas

    Responder
    1. Hugo

      OMG!!

      Foi mal Lucas, eu deixei passar o seu comentário, sinto muito :S

      Anyway, os únicos que eu recomendo são o próprio O Investidor Inteligente e O Jeito Warren Buffett de Investir. Também li um em inglês bem legal chamado Think Like Benjamin Graham and Invest Like Warren Buffett, eu achei simpático.

      Mas se eu estivesse com uma arma apontada para a minha cabeça e fosse obrigado a escolher apenas um, ficaria com O Investidor Inteligente mesmo. De AF é o único pelo qual eu coloco minhas mãos no fogo.

      Não literalmente auehaiuehaiueah

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  5. Marcos Wander

    Bom dia.

    Realmente fiquei muito interessado por esse livro, ao tentar compra-lo verifiquei que ele esta esgotado em varias lojas, aparentemente por um problema com o fornecedor e como eles não tem uma data certa para a normalização do problema, gostaria de saber se alguem estaria interessado em vende-lo? caso alguem queira segue o meu contato [email protected]

    Obrigado

    Responder
    1. Hugo

      Também acho um absurdo esse livro ser tão impossível de ser encontrado. Tá parecendo a bebida láctea do supermercado russi de vinhedo que desapareceu por problemas no distribuidor. Um absurdo! A bebida láctea é mais gostosa do que nescau com leite e muito melhor do que aquela que eles tem lá mas não… nada de encontrá-la por bixisses do distribuidor. E não achar o investidor inteligente é ruim também 😛

      Espero que essas frescuras terminem logo :S

      Responder
  6. Roberto Ferreira

    Prezado Marcos Wander, estou na mesma situação que vc. Quero muito esse livro e, até o momento, nao o encontrei de forma nenhuma. Caso o encontre, seja usado, novo, e-book ou outra forma, peço-lhe encarecidamente que me avise, pode ser? Abraços,

    Responder
  7. Pingback: O Que Fazer Quando a Bolsa Estiver Explodindo | Economia de forma rápida e descomplicada

  8. juscelina10

    Boa noite Hugo,eu quero começar a investir na bolsa de valores mais sou iniciantes,gostaria de saber informações primeiro qual curso fazer,quais livro devo ler antes de me ariscar nesse mercado.Obrigado

    Responder
  9. Rodd

    Comprei pela amazon, a edição kindle em português, com comentários de um brasileiro (não me recordo quem é agora).

    Estou achando um livro muito denso e lento nas conclusões, daqueles que te obrigam a refletir sobre as tabelas inclusas nele. Ele não parte direto para conclusões das análises dos dados. BG era muito cuidadoso em concluir alguma coisa. Ele passa credibilidade por causa disso. A gente está num mundo de mágicos que revelam seus truques baratos e que não funcionam sempre.

    Queria te perguntar uma coisa. Se a pessoa se diz um trader de sucesso e abre um curso pela internet, eu questiono o porque dela perder tempo com ensino se o trading é rentável… Qual é sua interpretação sobre essas pessoas que dizem ter resultados maravilhosos mas cobram milhares de reais em cursos? Nem sei se você tem um tópico sobre isso, é tanto material que ainda não cheguei nesse, caso exista.

    Responder
  10. Renan Becker

    Esse livro tem em pdf de graça na lelivros.com.br eu peguei lá, tô quase no final e acho muito bom pro iniciante, mesmo que decida pro lado trader da força ele ainda se faz fundamental pois nos permite ter uma visão mais ampla do mercado como um todo.

    Responder
  11. Pingback: 3 dicas de como ganhar dinheiro com resultados de pesquisas eleitorais – SuperDados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *