Análise de “Operando na Bolsa de Valores Utilizando Análise Técnica” de Joseilton Correia

Se eu pudesse rotular este livro com uma única palavra eu escolheria: resumo. Exatamente o que esta obra é, um resumo sobre a análise técnica e o básico da especulação no mercado de ações.

Operando na Bolsa de Valores Utilizando Análise Técnica de Joseilton Correia é uma coletânea dos principais pontos do trading, todos eles explicados de forma clara e simples.

Para iniciantes entrarem no mercado da forma menos complicada possível, e com os conhecimentos que os impedirão de explodirem suas contas como todos que não sabem nada acabam fazendo mais cedo ou menos tarde.

O Bê-A-Bá da Análise Técnica

O livro se apresenta como um “apoio para as pessoas que estão dando seus primeiros passos no mercado acionário ou que já possuem algum conhecimento em análise técnica, mas ainda não sabem como utilizar as ferramentas para determinar pontos de entrada e saída”, ou seja, iniciantes sem conhecimento algum ou traders pouco experientes que desejam se aprimorar no estudo da análise técnica, sendo essa a proposta básica do livro posso dizer que ele se sai muito bem.

É possível encontrar quase de tudo, explicações básicas sobre o mercado em geral, ações, tipos de ordens, gráficos de barras, linhas e candles, pivôs, LTs, canais, fibonacci, candlestick, padrões gráficos, indicadores e osciladores, técnicas de entrada, money management e um pouco de psicologia do trading.

O livro é direto, rápido e foi escrito de uma forma que é fácil de ser entendido pelos leitores, recheado com vários exemplos de operações, um pouco de humor e o melhor, tem a vantagem de manter o leitor interessado e entretido, o que é imprescindível em se tratando de um assunto aparentemente tão complicado à primeira vista.

Culpe a Crise do Crédito!

Operando na Bolsa de Valores Utilizando Análise Técnica

Existem porém, alguns problemas, o primeiro deles, que está mais pra um detalhe do que um problema verdadeiro é a falta de uma revisão mais refinada, existem alguns erros de gramática e um ou outro de concordância que me fizeram ter a impressão de que o livro foi lançado às pressas, tudo bem que é só um detalhe, mas é um perceptível.

Agora o segundo ponto é sim um problema, e um considerável, e esse é: a crise financeira de 2008, epa, uh? Como assim? A culpa da crise é desse livro?? Claro que não, mas nos primeiros capítulos o público-alvo fica bem definido, e se trata de iniciantes ou quase isso que, ao aprenderem as coisas ensinadas irão utilizar seus conhecimentos em position-trades comprados, o que, considerando operações apenas com papéis de primeiro nível e com boa liquidez, definitivamente parece ser uma idéia incrivelmente ruim com o índice ibovespa em L numa época em que gaps podem atrapalhar os operadores. É claro, o autor explica o que é, e como funciona uma venda à descoberto mas de uma forma passageira, o que é perfeitamente compreensível já que se trata de um livro para iniciantes. Além disso, em tal situação, assuntos como stops, psicologia, money management e técnicas de saída deveriam receber uma boa reforçada. Tudo bem que seria impossível o autor ou a editora preverem isso com perfeição, então, de uma forma geral pode-se dizer que este livro simplesmente foi lançado na pior época imaginável, quando o que mais o público procura são livros sobre venda à descoberto, análise fundamentalista ou qualquer coisa que os façam parar de pensar em quanto dinheiro eles, possivelmente, já perderam até agora.

Ok, ok, sim, eu confesso, existe uma forma de “corrigir” esse problema mesmo com o mundo explodindo, a técnica é, substitua position trade por day trade ou no máximo swing trade e mantenha-se focado em operações de rompimentos. Simples assim né? É… só tem um detalhe, day trades para iniciantes? Tá bom né? Só que se der errado o dinheiro irá pro saco muito mais rápido, além disso poucas pessoas tem tempo pra ficar na frente do Home Broker em horário de trabalho, mesmo porque não é uma hora apropriada e pode atrapalhar, e muito, a sua produtividade, o jeito é, se você tiver tempo então tome muito cuidado mesmo, mais do que nunca, e estude técnicas de position sizing e psicologia do trading como complemento. Aí sim as chances de sucesso aumentarão, porém se você é iniciante e não tem como fazer day-trade, dá até pra tentar arriscar uns swing trades curtíssimos, mas acho melhor esperar a tempestade passar e/ou estudar análise fundamentalista.

Conclusão

Eu gosto desse livro principalmente por ter apresentado exatamente o que se propôs a apresentar, conhecimento resumido e descomplicado para iniciantes ou pessoas com pouco tempo de mercado, nem mais, nem menos. Infelizmente ele foi lançado numa época muito catastrófica, o que não era tão fácil de prever, isso com certeza deve espantar uma boa fatia do público que, assustado com a crise financeira, tende a preferir outra formas de ver o mercado, ou de preferência não. Para concluir digo que o livro Operando na Bolsa de Valores Utilizando Análise Técnica de Joseilton S. Correia é uma obra sólida e válida para todos os interessados no mercado, e que por fatores externos não deverá receber, no curto prazo, a atenção que merece.

Pontos Positivos

  • Claro e direto
  • Linguagem simples e de fácil entendimento
  • Muitos exemplos

Pontos Negativos

  • Alguns pequenos erros de português
  • Péssimo cenário econômico atrapalha fortemente as estratégias de position trades comprados apresentadas pelo autor

Onde comprar



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários Análise de “Operando na Bolsa de Valores Utilizando Análise Técnica” de Joseilton Correia

  1. Filipe

    Olá gostaria de indicasse 3 livros para operadores iniciantes que acha claros e imprecindiveis, alem disso um bom livro sobre o mercado de opçoes. Abraços

    1. Hugo

      Olá! Recomendo esse, o Operando na Bolsa de Valores Utilizando Análise Técnica, o Memórias de um Operador da Bolsa, que é de longe o melhor mas não te ensina nada diretamente, está tudo implícito. E se o seu inglês for bom o suficiente leia Trading in the Zone do Mark Douglas, totalmente necessário e importante. Também tem o How to Trade in Stocks do Jesse Livermore que é ótimo e o How I Made 2 Millions on The Stock Market (ou algo assim) do Nicolas Darvas que apesar do cara ter tido muita sorte de pegar papéis super promissores, o livro explica super bem o conceito de suporte e resistência, ou o que o Jesse Livermore chama de Pivotal Points. Fique com esses 5, os dois primeiros você compra e o resto você acha na internet porque são bem velhos. Um de opções que falam muito (mas eu não conheço) e o Opções: do Tradicional ao Exótico. Sugiro ficar longe dos livros do Alexander Elder porque ele enrola e complica demais, os Axiomas de Zurique também tem idéias muito ruins sobre especulação com ações (pra outros investimentos até pode ser mais ou menos válidas). E eu também não gostei do Investindo em Opções do Bastter porque é extremamente tendencioso.

Os comentários estão fechados.