O Que é Uma Divergência na Análise Técnica?

Muito se fala das divergências em osciladores da análise técnica.

Dizem que com elas, um investidor esperto pode detectar mudanças de tendência com tal facilidade que os resultados podem ser grandes.

E faz sentido, afinal, se você conseguir saber quando uma ação que subia está prestes a cair ou vice-versa, dá para ganhar muito dinheiro na bolsa de valores.

Isso tudo é muito legal e interessante.

Mas na prática, o que é uma divergência de osciladores ou indicadores na análise técnica e como que um investidor de curto prazo (ou trader) pode se beneficiar delas?

É o que eu explico agora.

Primeiramente, vou começar com um exemplo para simplificar tudo.

Imagine que você comprou uma ação e ela começou a se valorizar. Ao mesmo tempo, o MACD vai subindo, junto com os preços da ação.

A ação sobe, o MACD sobe, a ação sobe mais, o MACD sobe ainda mais.

Tudo continua dessa forma até o momento em que, depois de mais uma subida da ação, o MACD falha em subir. Ele até tenta mas a linha formada é igual ou menor do que a do pico anterior.

Ou seja, tem algo de errado. E esse “algo de errado” é o que chamamos de divergência, no caso, uma divergência do MACD.

Agora duas coisas podem acontecer. A ação continua subindo e o MACD retoma o ritmo e volta a subir ou então, acontece o mais provável. O MACD não sobe mais mesmo e começa a cair e logo depois a ação acompanha a tendência de queda.

Isso indica que a tendência de alta acabou. O investidor esperto se livrará de todas as suas ações enquanto o iniciante bobo e despreparado irá esperar por um milagre que nunca acontecerá.

Qual é o resultado?

O investidor esperto ganha muito dinheiro com as ações e o investidor bobo perde suas economias.

Tudo bem, nem todas as divergências funcionam tão bem assim. E alguns indicadores e osciladores apresentam resultados melhores do que alguns outros, mas mesmo assim, não podemos ignorar as divergências ao operarmos.

Portanto, se a ação parece estar subindo mas o indicador / oscilador estiver ficando para trás, esse pode ser um sinal ruim. E se a ação parece fraca mas o indicador ou oscilador parece estar cada vez mais forte, essa ação pode estar prestes a se tornar um bom investimento.

Basta que você fique de olho nas oportunidades 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *