O Tédio e o Trader: Parte 1

Nasce um lindo novo dia, o despertador toca, hora de acordar, levantar da cama, escovar os dentes, tomar café da manhã, ir para a academia, voltar, tomar banho e então se posicionar confortavelmente em seu escritório esperando, a abertura das bolsas pelo mundo, perfeito não?

Até agora tudo está ótimo, você se sente bem, o tempo está excelente e nada pode atrapalhar seu dia de trading, as bolsas abrem, com pouca variação de preços, como o bom trader que você certamente é, logo fica de olho nos gráficos intra-day e rapidamente posiciona suas ordens de stop compra ou venda no Home Broker e pronto.

Falta alguma coisa? Não, agora é só esperar os mercados andarem, parte fácil não acha? Claro que sim, é que nem na pescaria, você coloca a minhoca no anzol e aguarda, e aguarda, e aguarda mais um pouco, e então, o peixe morde a isca e a luta começa.

Mas desculpe-me senhor trader, hoje estragarei sua festa, sinto muito em lhe dizer isso mas não, hoje não, o Senhor Mercado está em L, ele não vai a lugar algum, ele só quer ficar lá, te olhando, com uma cara de bobo, preguiçoso, sem seguir nenhuma direção, oh não, mas esperem, uma oportunidade surgiu!

Não, falso rompimento, não acontece nada além de mais tempo de nada e oportunidades para caçar migalhas. Não dá, infelizmente já era, não tem muito que o fazer, os peixes não estão com fome, você não pode fazer nada, a não ser esperar ainda mais.

Tédio Trader 2

Tenho vergonha de minha cicatriz na bochecha direita

Não é ótimo quando um trade funciona exatamente da forma que você esperava? Operação com lucro? Ótimo! Pequeno prejuízo? Ótimo também, faz parte do jogo. Mas quando as oportunidades simplesmente não surgem o que fazer? Infelizmente muitos traders vão atrás das oportunidades partindo em operações não planejadas e muitas vezes puramente kamikazes porque simplesmente não tem mais nada para fazer, ou seja, por puro, simples, profundo e frustrante, tédio. Eles entram antes dos sinais dos indicadores, antes dos rompimentos, traem seus próprios sistemas porque não conseguem agüentar a espera, a pescaria, eles podem até se sentir incapazes! Será que existe uma oportunidade mas eu não consigo ver? Será que eu não sou tão bom quanto eu pensava? E as contas? Meu Deus, e se eu não conseguir pagar as contas?! E quando for ver, sua mente perturbada e inquieta o levou aos trades pessimamente planejados, sua conta está sofrendo, você está sofrendo, e quando acordar para a realidade, o estrago está feito e poderá ter sido irreversível, por que? Porque, você perdeu a paciência, não conseguiu se controlar.

As pessoas de hoje em dia estão acostumadas a relacionar trabalho duro com trabalho bom, trabalho honesto e competente, e ao mesmo tempo podem ver atividades como a especulação de uma forma preconceituosa, porque? Porque o dinheiro só é feito com a espera, com o aproveitamento das oportunidades. Não adiantaria de nada você entrar de qualquer jeito numa operação, nesse caso o trabalho é totalmente desnecessário e prejudicial, nesse caso, o trabalho inteligente, é a espera, e as pessoas normalmente não conseguem acreditar que estão trabalhando quando basicamente elas estão fazendo o que aparentemente parece ser nada, tal situação pode ser devastadora para traders iniciantes, e mesmo os mais experientes e bem sucedidos provavelmente já passaram por algo parecido, mesmo que numa escala muito menor. O problema agora é simples, ficar atento e aguardar as oportunidades, não tem como ir correndo atrás delas não é? Então o que fazer enquanto as espera virem até você?

Sniper

Aquele hamster filho da p*ta não me escapa!

Nesse artigo dividido em 3 partes irei fazer algumas sugestões de atividades simples que, em sua maioria, levam poucos minutos para serem completadas e podem preencher os gaps de tempo gasto observando um mercado parado, algumas delas podem ser até lucrativas e todas elas interessantes e não tediosas, porque se tem uma coisa que definitivamente não cura o tédio é outro tipo de tédio. Nessa primeira parte apresento a introdução e nas próximas, várias idéias para lutar contra o grande mal dos dias laterais e assim, ajudar a manter sua saúde mental ao não ficar se corroendo com as frustrações da espera.

E você trader? Já cometeu o “crime” do overtrade porque estava entediado? Conte os resultados!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários O Tédio e o Trader: Parte 1

  1. Hugo

    Olá, estou acompanhando teu site à algum tempo e com certeza é muito bom e interessante.
    Sou estudante de ciências econômicas e pretendo trabalhar com o Senhor Mercado também, e suas dicas estão me ajudando muito. Dê certa forma está abrindo muito meu pensamento e me tornar mais preparado…
    Abraços

    1. Hugo

      Olá, obrigado pelo apoio.

      Bom você ter postado justo nesse tópico porque eu acabei vendo que não terminei o “artigo em 3 partes”. Até tinha esquecido :S. Verei se escrevo até semana que vem.

      Abraço 🙂

Os comentários estão fechados.