Como se Preparar para o Mercado de Ações?

O que um trader precisa, além de estudar bastante, para começar a operar? Dinheiro, um computador com internet e duas contas, uma na corretora e outra no banco, certo? É isso mesmo, só que tem um porém, todas essas escolhas serão feitas baseadas exatamente em quanto dinheiro você tem, e é aí que as coisas complicam, mas só pra aquelas pessoas que não tem capital inicial adequado.

1 – Dinheiro, quanto e porque?

Ok, você precisa de dinheiro, claro, mas quanto? A maior parte das pessoas começa com um capital muito baixo, às vezes menos de 5 mil reais, o que é muito pouco, mas pô, você pode pensar! São 5 mil reais! Porque não é o suficiente?

Por causa das taxas, você tem pagá-las o tempo todo, isso torna o trading uma atividade cara, olha só, em cada operação você precisa pagar as taxas da corretora assim como o ISS (Imposto Sobre Serviço), além disso tem as taxas de liquidação e os emolumentos, que é parte da Bovespa.

Essas 3 últimas variam de acordo com quanto capital você movimentou, para 5 mil reais você iria pagar no máximo 3 reais, para uma operação de compra e venda, mas o que detona violentamente que não tem capital adequado são as taxas de corretagem, vamos a um triste e trágico exemplo para simplificar:

Dinheiro

Suponha uma operação em que você movimentou 5 mil reais e teve duas ordens executadas, foi cobrada a taxa de 15 reais por cada uma delas, 30 reais, mais os 3 reais de extras, ou seja, um total de 33 reais para pagar os custos de UMA operação, isso significa que, ganhando ou perdendo dinheiro no trade, você já começa com um prejuízo de 0.66% dos 5 mil, tá, tudo bem, 0,66% até pode parecer pouco para alguém que fica na mesma operação por muito tempo, mas para um trader que fica poucos dias em uma operação é muito complicado, e para um day-trader chega a ser ridículo. Mas não é só isso, fica pior! Note que a desvantagem de 0.66% vem apenas se fossem usados TODOS os 5 mil reais na MESMA operação, o que é muito arriscado, considerando que é muito mais seguro e recomendado usar no máximo 33% do capital em cada operação podemos considerar esse trader como um totalmente kamikaze, e mesmo se ele seguisse a regra dos 33%, a desvantagem iria subir para 2%, o que torna o negócio da especulação totalmente inviável. Mas tem ainda mais! Com pouco capital às vezes não será possível operar em algumas ações no mercado a vista porque você não terá como comprar o lote inteiro, só no fracionário. Não se esqueçam também que esses problemas são alavancados em época de crise, gaps e grande volatilidade, pois os traders responsáveis são obrigados a diminuírem a duração de suas operações, muitos fazendo apenas day-trades para evitar más notícias sobre quebra de bancos e afins durante a noite, agora tenta fazer um day-trade responsável começando com desvantagem de 2% só de corretagem?? Com a volatilidade até que vai dar certo às vezes, mas a chance da sua conta e da sua saúde mental irem pro saco é muito maior.

Nossa cara, eu te odeio, você me desanimou completamente, eu só tenho 5 mil reais e quero operar, o que posso fazer?

Simples! Você pode fazer 3 coisas:

1 Procure uma corretora com taxas mais baratas e/ou tente pedir um desconto na atual, se você já abriu a conta

2 – Aguarde o mercado ficar menos volátil, enquanto isso levante mais capital

3 – Estude análise fundamentalista, para pessoas sem condições de levantar mais dinheiro, é a melhor alternativa

Ufa, ok, resumindo, você precisa de dinheiro porque senão as taxas vão sabotar suas chances de sucesso. Lembrando que eu nem comentei o uso de corretagem variável porque é tão cara, mas tão cara, que se você usar mais de 1000 reais numa ordem usando a tabela cheia da Bovespa, o custo será de quase 15 reais, ou seja, está muito longe de valer a pena, portanto pensem apenas em corretagem fixa. Agora continuando…

2 – Computador com Internet Rápida

NotebookVou explicar tudo com uma história que aconteceu comigo:

Estava eu feliz e contente assistindo o mercado com um velho notebook quando os gráficos em Java começaram a travar, o computador travou, levou uma eternidade pra voltar e quando tinha visto, a oportunidade de trade tinha ido pro saco. Alguns dias depois eu entrei comprado num rompimento da PETR4, coloquei meu stop e esperei, falso rompimento, aquela droga afundou rapidamente e quase atingiu meu stop, depois voltou a subir e ficou dançando na mesma resistência por um tempo, os indicadores mostravam cada vez mais que o papel não tinha força e por precaução fui subindo o stop antigo rapidamente, aí o pior aconteceu, a droga da ADSL caiu, na região toda disseram, não sei o que aconteceu e nem quero saber, o fato é que eu não pude acompanhar o mercado e não deu pra continuar subindo os stops, como nunca uso stop móvel quando estou em casa eu tive um maior prejuízo do que poderia ter, apesar de ter sido bem baixo, foi o suficiente pra incomodar. Ainda bem que nunca aconteceu comigo porque eu uso um notebook mas imagine o drama de um cara que entra numa operação e um segundo depois acaba a energia, sem dar chance para o pobre infeliz colocar o stop, horrível não?

Ok, essas situações são deprimentes mas podem ser evitadas, se você tiver dinheiro, você pode:

  • Compre um computador decente, com pelo menos um processador Core Duo e 1gb de ram. Uma placa de vídeo dedicada como por exemplo, uma ATI X1400 e ainda mais ram são recomendadas.
  • ModemUSBSe seu capital é grande o suficiente para justificar a aquisição, invista em um daqueles aparelhos vendidos por empresas de celular que pode ser conectado à uma porta USB, no caso da sua conexão principal não funcionar, essa solução pode ser uma mão na roda. Infelizmente é preciso pagar por volta de 70-100 reais ao mês, portanto calcule bem se vale mesmo a pena, recomendo apenas para traders que tem um capital acima de 100 mil reais. Outra forma, mais barata, é operar pelo celular, existem várias corretoras que oferecem o sistema CellBroker, que seria de grande ajuda também, principalmente se você tiver um Blackberry.
  • No-BreakPara se defender de quedas de energia é simples, compre um no-break, eu paguei por volta dos 200 reais no meu Stay 700 fazem uns 4 anos e ele me salvou várias vezes na época em que eu tinha um computador comum. Mesmo pra quem tem um notebook é legal conectar o modem, a impressora e outras parafernalhas de escritório, porque quando a conexão cai é horrível, mas se cair por falta de energia, aí é relaxo.

Pois é, precisa de dinheiro e equipamento, se não achar necessário, pelo menos o computador bom e a conexão rápida com a internet são obrigatórios. Mas faltam mais duas coisas.

3 – Contas

Já falei que as taxas de corretagem são extremamente prejudiciais para traders com pouco capital, por isso, se for o seu caso,deve-se olhar o preço antes de tudo, outros pontos que merecem atenção:

  • Qualidade do Home Broker, se é fácil de usar, de entender, se é estável, funciona em browser como Internet Explorer ou Mozilla ou é preciso instalar?
  • Qualidade do Atendimento, será que no eventual surgimento de um problema, os atendentes serão capazes de te ajudar? Também é preferível ser cliente de uma corretora que você saiba onde fica para o caso de possíveis complicações.
  • Qualidade e variedade dos serviços, quanto custa? Pode usar margem? De quanto? E venda à descoberto e opções? Trabalha com BM&F também? Tem recurso de CellBroker?
  • Facilidade de envio e retirada de recursos, tem algum limite? Eles aceitam transferência de quais bancos? Eu tenho conta nesse banco ou irei precisar pagar DOC?

Já para a conta de banco, é só o custo do DOC mesmo, mesmo com pouco capital, às vezes é mais vantagem abrir uma conta nova para evitar essa taxa, além de ter uma conta bancária dedicada aos recursos do trading, muito mais organizado.

Pois é, chegamos ao final, resumindo rapidamente, o que é necessário para começar a operar? Capital adequado, computador decente, conexão rápida com a internet e uma conta numa corretora adequada. No-break, conexão extra com a internet e conta no mesmo banco da corretora para não pagar DOC e manter tudo mais organizado são opcionais.

E então, você concorda, discorda ou tem algo a acrescentar? Comente!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


4 Comentários Como se Preparar para o Mercado de Ações?

  1. Alexandre Torres

    Como faço para ter acesso aos outros tópicos do curso? Estou bastante decidido a operar como day trader, e vi seu artigo sobre os melhores livros (Top 6). Estarei adquirindo o livro do Joseilton Correia. Os livros de autores norte-americanos são traduzidos para o português?
    Obrigado,

    Alexandre Torres

    1. Hugo

      Não tem como, eles não existem, porque eu não terminei de escrevê-los, ainda…
      Infelizmente em português, até onde eu saiba, só o Memórias de um Operador da Bolsa, mas ele vale cada centavo e mais um pouco. Sugiro levar o do Joseilton e o Memórias, ler tudo o que puder sobre o assunto, evitar fórums de internet ao máximo e dar um jeito de ler os livros em inglês, principalmente o Trading in the Zone. Se não tiver como ler esse último, procure estudar algum material de psicologia sobre padrões comportamentais auto-destrutivos. Boa jornada!

  2. Fábio

    Você acha que R$10.000 para iniciar é o suficiente ou ainda não valerá a pena ?

    Grande abraço e parabéns pelo blog.

    1. Hugo

      Olá Fábio!

      Acho que você encontrará muitas respostas nos comentários desse post aqui: https://www.senhormercado.com.br/2010/05/melhor-um-trader-operar-contra-ou-a-favor-da-tendencia/

      Será impossível fazer day-trades com os seus 10k, porém swing longos e position trades operados pela tov (5,xx reais por ordem, 1/3 do valor que eu usei como exemplo, também pode ser outra corretora tão barata quanto), é possível sim.

      Só que se você é pouco experiente, pode valer a pena usar até menos, como 4 ou 5k. A idéia é que, já que é provável que perderá no começo de qualquer forma (a maioria dos bons traders perdem no começo), que perca o menos possível e considere essas perdas como “custos de aprendizado”.

      Blz?

      Abraço!

Os comentários estão fechados.