O que é um especulador?

Um especulador é aquele indivíduo que age no mercado, seja de ações, mercadorias, futuros, passados (!) ou qualquer outra coisa, visando lucros no curto ou médio prazos.

Ou seja, enquanto o seu avô está com Petrobras e Banco Itaú na carteira há 20 mil anos, coletando dividendos e reinvestindo tudo novamente, um especulador prefere ficar com, por exemplo, as ações, seja de empresas de petróleo, bancos ou empresas criadoras de pipas, apenas pelo tempo que for necessário, ou seja, o tempo mínimo para se ter o máximo retorno.

O trader é um especulador e vice-versa, se usa mais o termo trader pelos seguintes motivos, primeiro porque é mais fácil de se dizer do que es-pe-cu-la-dor e em segundo porque trader parece ser mais “honesto” do que alguém metido em es-pe-cu-la-ções não concorda?

Especulador ou Investidor?

Se formos considerar uma ação como uma árvore de dinheiro (e esquecer a existência dos corretores de valores) podemos dizer que, o investidor, no caso o seu avô, seria aquele que compra a árvore, e vai colhendo os frutos enquanto ela cresce (como dividendos, juros sobre capital próprio ou a sombrinha da segurança).

Especulador é o negociante de árvores, compra e vende ações com investidores, outros especuladores e aqueles que constituem a maior parte das bolsas, ou seja, os que não são nem um nem outro, não sabem de nada ou perto disso e no final provavelmente irão perder tudo por falta de conhecimento e/ou controle emocional.

arvoredinheiro
Claro que existe! Só que elas são caras…

Podemos separar os dois também pelo tipo de análise de mercado que eles fazem, os traders usam análise técnica, também conhecida como gráfica, também tem a análise técnica clássica e etc, mas esses nomes são todos bobos e inúteis e podemos chamar só de análise técnica e esquecer os outros nomes. Já os investidores usam a análise fundamentalista que consiste basicamente em comprar ações de empresas boas, sólidas e com grande potencial de crescimento no futuro, e eles fazem isso olhando indicadores econômicos, dados das empresas e outras coisas das quais eu não vou citar aqui pra não fugir do assunto. Já o terceiro grupo, o dos não-sei-de-nada usam vários tipos de análises, como a minha-mãe-mandou-ista, a chutométrica, a astrológica e a mais famosa delas, que é a junção da análise chutométrica com a eu-li-na-veja-ou-vi-na-tv-ista que juntas formam a… ok, já deu pra entender.

A Vida como Trader

Montanha desce! Ahhhhh... Montanha sobe! Eeeeeeeee!

Então, eu meio que já falei tudo mesmo mas pra não deixar o post muito curto eu vou enrolar um pouco, ok. A grande vantagem de ser um trader é a liberdade e mobilidade que a atividade proporciona, com um notebook com conexão de internet rápida ou um celular decente, o trader pode atuar em qualquer lugar do mundo através do Home Broker, enquanto as bolsas estiverem abertas…

A coisa mais legal do trading (swing e position) é comprar alguma coisa, colocar um stop e sair de casa pra fazer qualquer coisa. Tudo bem que os investidores também gozam desse privilégio mas de qualquer forma, pô, você faz o que precisa fazer e vai embora, que nem os Turtles do Richard Dennis, muito legal, não é mesmo?

Para complementar, sugiro aos interessados que leiam também meu artigo que explica o que é um investidor.

Se tiver alguma dúvida não hesite em perguntar nos comentários!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.