Como Sobrevivi a Minha Primeira Cagada na Bolsa de Valores

Era um iniciante tipicamente mané que queria investir.

Mas não pensava na bolsa ainda, minha idéia era comprar um pedaço de LTN do Tesouro Direto.

Para isso eu precisava escolher uma corretora de valores para fazer a compra e manter a custódia do meu pequeno investimento. Levei uma tarde toda para ler um tópico (que infelizmente sumiu) no fórum do infomoney para ter uma melhor idéia de qual corretora escolher entre tantas opções.

Depois de muito pensar escolhi a que parecia ser a melhor.

Saí de casa, tirei cópias de meus documentos e mandei tudo pelo correio, em poucos dias eu era um cliente de uma famosa e prestigiada corretora da Bovespa! E agora eu já podia comprar Tesouro Direto!

Yeyy \o/

😀

Enquanto isso eu lia cada dia mais livros sobre investimentos, era inevitável eu acabar lendo algo sobre especulação, e quando isso aconteceu, eu esqueci totalmente do Tesouro Direto. O que eu queria agora era especular. Mas tendo lido apenas o deficiente (mas divertido) “Os Axiomas de Zurique”, o maravilhoso (e que deveria ter dado muito mais atenção na época) “Memórias de um Operador da Bolsa” e dois bons livros de análise técnica, “Operando na Bolsa de Valores Utilizando Análise Técnica” e “Aprenda a Operar no Mercado de Ações“.

Com “todas” essas informações, já me achei apto à me aventurar na selva da famosa e popular Bolsa de Valores de São Paulo.

Operador n00b da bolsa de valores!

Como muitos iniciantes sem noção, comecei com uma vergonhosa e ridícula quantia de dinheiro, eu não sabia nada sobre position sizing (money-management)e estava juntando o suficiente apenas para as taxas de corretagem não me esfolarem vivo rapidamente.

Enquanto aumentava minha economias, me deparei com o anúncio de uma outra corretora, com corretagem muito mais barata e, considerando que meu capital inicial seria uma droga de qualquer forma, decidi abrir uma conta nessa também. Mais cópias de documentos enviados pelos Correios e uma semana depois, e eu estava prestes a gozar da menor corretagem do país.

Estou Indo ao Banheiro, Já Volto!

Now it’s Showtime!

Antes de fazer meu primeiro trade, eu já tinha conhecimentos teóricos mais avançados do que a maioria dos iniciantes que eu conhecia. Desde o começo, sabia da importância dos stop-loss e que ignorá-los me levaria eventualmente à ruína.

Além disso eu não entrei de alegre e de uma vez, em vez de usar dinheiro de verdade, comecei num simulador da bolsa de valores, fiz muitas bobagens nele e considerando suas limitações, aprendi bastante. Só me faltava uma metodologia válida, era hora de desenvolver um sistema de trading!

Yeahh! Porque agente ser emos Cáunter!!!!!!!

Como eu não tinha muito dinheiro e as taxas de corretagem, mesmo sendo as mais baratas possíveis, ainda eram um problema, percebi que eu teria de usar o dinheiro todo na mesma operação e não poderia usar stops muito longos.

Eu era n00b, eu era n00b!

Decidi então criar do zero um sistema Counter-Trend, em vez de comprar nos rompimentos de resistências e vender nos rompimentos de suportes que nem faziam especuladores famosos como Jesse Livermore, Ed Seykota e Richard Dennis, eu iria comprar nos suportes e vender nas resistências.

Dessa forma eu poderia usar stops muito mais curtos e, como essa era minha única chance de sobreviver (hahaha), ou pelo menos não morrer muito rápido, eu topei o desafio.

Como “bom” especulador, esperei por uma oportunidade, e ela veio num domingo à noite enquanto eu analisava vários gráficos pelo software brasileiro e gratuito de análise técnica Grafix. Tinha avistado um maravilhoso padrão de movimento lateral na ação TMAR5, perfeito para operações Counter-Trend como eu queria fazer.

Comecei a escrever meu plano para a operação usando meu método antigo, que levava 2 horas de planejamento complexamente desnecessário. Iria comprar a ação no dia seguinte se a mesma chegasse à 30,05 reais (como exemplo, eu não lembro o valor exato) e venderia se caísse para 29,95.

Eu já sabia que a ansiedade só me traria prejuízos então naquela noite, consegui dormir com tranquilidade.

O dia seguinte seria o da minha estréia como trader na bolsa de valores!

Nossa, Essa vai Doer!

Nããããããããããoooooooooooooooo!!!!!!!!

Acordei!

Céu azul, ar fresco, flores brilhantes e coloridas e todas essas coisas fofas que provavelmente estavam do lado de fora do meu quarto foram totalmente ignoradas por mim, pois meu único interesse era o de a TMAR5 chegar em 30,05 para eu poder fazer meu primeiro trade.

Liguei meu computador, loguei no Home Broker, coloquei minha ordem de compra e esperei pacientemente. Então, mais cedo do que eu previa, minha ordem foi executada e logo eu era dono de algumas míseras ações da Telemar compradas no mercado fracionário!

Coloquei meu stop rapidamente e me sentei para assistir minha ação subir como um foguete até o espaço, atingir meu stop como um Fusca atinge um poste ou ficar parada mofando sem fazer porra nenhuma.

Estava preparado para essas 3 possibilidades, porém, apenas essas 3…

Dois minutos depois eu ouço:

“Moleeeeeeeeeeeeque, você precisa ir no baaaaanco pro seu paaaaaaaaaaai!!!”Minha mãe que não liga para a bolsa.

Era o que faltava, sair uma hora dessas para ir no banco fazer não sei o quê? Pô! Sacanagem! Mas como eu tinha meu stop no lugar certo, pensei que não seria um problema sair de casa. Então eu fui.

Constatei que o céu realmente estava azul, o ar estava fresco e blá blá blá, isso tudo não importava, eu queria acompanhar meu trade. Cheguei no banco e, da forma mais rápida que foi possível, fiz o que precisava eu voltei para casa.

E então… pois é… como posso dizer?

Sabe quando você vai viajar para longe mas antes precisa ver se o carro está em ordem? Você confere o óleo, enche os pneus e confere a parte mecânica e a elétrica. Carrega as pessoas e a bagagem. Mas quando está pronto para ir, você percebe que conseguiu esquecer a parte mais óbvia possível, a porcaria da merda da gasolina. E enquanto estudava análise técnica, basicamente o que eu esqueci foi a gasolina…

A Primeira Cagada é Inesquecível

Hmm, eu acho que tem alguma coisa errada aqui…

Cheguei em casa e logo constatei que meu trade tinha sido stopado, tudo bem, faz parte do jogo, no problemo.

Porém, eu ainda era dono de 80% das ações que tinha comprado!!!

O mané aqui colocou limite no stop de míseros 2 centavos!! A ordem stop-loss que eu enviei dizia basicamente isso: “Se a TMAR5 chegar em 29,95 venda todas as minhas ações contanto que elas não caiam ainda mais para 29,93.”

Hmmmpf, ok, mea culpa eu sei, o que aconteceu foi que quando eu ajustei o stop-loss, não pensei direito no limite, eu meio que ignorei totalmente a opção. Quando você quer sair de uma operação, você QUER SAIR de uma operação!

Mas tudo bem, erro de iniciante, pelo menos a falha não era de análise e sim, operacional. Enviei outra ordem de venda a 29,80 que era o preço da última negociação. Consegui vender mais algumas ações. Aí foi quando eu percebi que estava sem a “gasolina”, eu sabia alguma coisa sobre análise técnica, sabia dos stops, tinha até lido alguma coisa sobre psicologia, mas por completa falta de bom senso eu não tinha aprendido a comprar e vender ações!

EU NÃO SABIA COMPRAR OU VENDER AÇÕES!!

Não é que eu não sabia quando ou porque comprar, eu simplesmente não sabia enviar ordens!

EU NÃO SABIA MEXER NO HOME BROKER!!

O que acontece é que existem vários tipos de ordens. O que eu deveria ter feito era ter comprado e vendido com ordens à mercado, ou seja, eu pagaria o preço que o próximo vendedor do book estava pedindo em sua ação, e venderia pelo preço que o próximo comprador do book de ofertas estava disposto a pagar.

De qualquer forma as compras e vendas seriam executadas automaticamente, talvez não pelo preço que eu queria, mas elas seriam executadas.

Bem, isso era o que eu deveria ter feito, mas não, eu não fiz isso, por algum motivo eu achei que as ordens à mercado eram padrão! Basicamente o que eu fiz foi colocar os valores que eu queria vender minhas ações para depois ficar torcendo para que elas fossem executadas! Isso tudo porque eu estupidamente ignorei a parte mais fácil de toda especulação! Comprar e vender ações!

Foi ridículo e engraçado ao mesmo tempo.

Entre Mortos e Feridos…

..só eu me f*di!

No final eu consegui precisar de 5 ordens para comprar e vender as mesmas ações.

Comprei 100%, fui stopado em 20%, depois vendi mais 40%, aí mais 50% e então as últimas 10% das TMAR5F. Era para eu ter perdido uns 10 reais e acabei perdendo 45 porque não sabia utilizar o Home Broker da corretora.

Eu saberia, se tivesse prestado atenção, naquelas partes dos livros que explicam as diferenças entre os tipos de ordens, mas não, eu ignorei, afinal, essa é a parte fácil não é? Sim, é exatamente a parte mais fácil que me deu problema.

Mas pelo menos depois desse dia eu aprendi a usar o HB até de cabeça pra baixo. 😛

Então fica aí o conselho para os iniciantes n00bs como eu era: análise técnica, gráficos, indicadores, osciladores ou análise fundamentalista e relatórios empresariais não servem para absolutamente nada se você não souber comprar e vender ações! Não subestime a importância do básico do básico!

A mini-série de cagadas continuará!

E você? Fez merda no primeiro trade? Conte-nos como foi sua primeira cagada na bolsa de valores!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


34 Comentários Como Sobrevivi a Minha Primeira Cagada na Bolsa de Valores

  1. Renan Micael

    Cadê os comentários?
    Melhor site que encontrei sobre o assunto ações, ao mesmo tempo que aprendo dou muitas risadas.
    Está de parabéns o responsável pelos textos, estou aqui no trabalho a mais de 3 horas fisurado nessa leitura gostosa e proveitosa dos textos (não sou gay).

    Não tenho uma primeira cagada porque ainda não sou um trader, estou lendo muito e estudando muito antes de começar, mais concerteza terá várias e várias cagadas. 🙂

    Responder
    1. Hugo

      Olá Renan!

      Quando eu escrevi esse post o tráfego era ainda mais fraco do que é hoje 😛
      Aí ninguém comentou 😀

      Sobre as cagadas, nunca é legal quando as fazemos. A parte boa é que podemos aprender com aqueles que cagam pra gente (?). Eu aprendi com as diarréias do Jesse Livermore e os leitores podem aprender também com as dele e com as minhas 😀

      BTW, obrigado pelo apoio. A última vez que um site me prendeu a atenção por muito tempo seguido foi o cracked.com
      Não tem nada a ver com trading, NADA, porém é um dos melhores sites ever, vale a pena dar uma olhada, principalmente nos posts mais vistos!

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  2. Rodrigo

    Olá meu caro, a muito tempo em um artigo seu comentei que estaria a começar a operar com Hilo Tranquilo tudo mais, pois então estou a operar mas fazendo day trade e tendencia de baixa na Petro, até que estou conseguindo obter uma media de lucro de 70 pilas por dia, pra mim já é algo muito bom, pra quem apendeu tudo sozinho. Ao ver esse artigo me deparei com algo que ocorreu comigo um dia desses, ao nao saber usar o Home Broker da Tov, muito burro, estava bombando tava tirando uns 300 reais de lucro no dia, olha só de 70 pra 300, pra uns pode ser pouco mas pra mim era ama grana bacana, coloquei o stop e um determinado valor, esperanto mais um tempo pra subi- lo e fui fazer uma ligaçao, quando voltei meu stop nao funcionou (Coloquei errado) e acabei perdendo uns 150 reais, mas de uma coisa sei, aprendi muito com a minha primeira cagada ….. rsrsrs Abraço

    Responder
    1. Hugo

      OMG Rodrigo, sinto muito XD

      Colocar o stop errado deve doer :S

      Mas pelo menos você aprendeu. Ruim é quando acontece uma merda e vc fica repetindo mil vezes 😛

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  3. Rony Melo

    Cara muito bom… comecei a ler o seu blog, e me tirou dos estudos sobre um concurso…uhauahua…muito bom…a minha primeira cagada foi em 2008, comprei cotas do fundo BB petrobras no topo(e eu sabia que danado era um topo) e de repente, não mais que de repente o mundo Caiu. O lemham brothers(não sei como se escreve) quebrou. As minhas cotas que comprei a R$ 10,90 foram pra R$ 8,00 e eu tome injetar dinheiro na bolsa, foram pra R$ 6,00 e eu tome comprar, até que chegaram em R$ 4,00 e minha mãe me prometeu internamento caso eu continuasse a injetar dinheiro naquilo(injetei sim, sem ela saber)…

    Não sei se deu pra entender a merda… E se a petro quebrasse? Como sou eng quimico, me garantia nos conhecimentos da área de petróleo como pilar para o brasil(nunca que a petro iria quebra, nos meus pensamentos). Hoje eu sei que pratiquei um quase-martigale, sem gerenciamento nenhum e uma análise fundamentalista baseada numa meia dúzia de disciplinas durante a minha formação.

    Ahhh e o dinheiro? ainda está lá, injetei mais grana…tenho até um certo rendimento, mas não quero “operar” por fundos…Estou me preparando psicologicamente pra entrar operar pelo homebroker mesmo. Ao menos as minhas ordens não vão demorar 4 dias como nos fundos do BB.

    Quando acontecer a primeira merda pelo HB, eu postarei aqui.

    Responder
    1. Hugo

      Eu perdi dinheiro no dia da quebra do Lehman ahuehauehaue. Tava com um trade na… AMBV4 e deu tudo errado :S

      O que você fez foi preço médio, ou como disse nosso amigo velaepavio: “preço mérdio” ehhe

      Boa sorte na transição dos fundos pro HB!

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  4. velaepavio

    Rony,

    Existem varias estrategias de ganhar grana, mas a melhor estrategia de perder eh fazer preco merdio.

    Enfim duro de executar, mas pra ganhar dinheiro sem saber o que vai acontecer no futuro somente “cortando as PEQUENAS perdas RAPIDO e deixando o lucro fluir”

    Segundo PTJ “Perdedores fazer preco medio em Perdedores”

    Responder
  5. JL

    Muito bom o blog, parabéns, acaba de ganhar um leitor, eu ainda estou na fase de cometer as cagadas nos simuladores, la a diarréia come solta, estou começando a procurar uma corretora boa – corretora barata- alguma sugestão ?

    Responder
    1. Hugo

      Oi JL, eu sempre recomendo a TOV mas existem outras alternativas. Tem a Spinelli por exemplo. Mas aí, para escolher, é preciso pensar antes na frequência de operações a serem feitas. E pelamordedeus, não ignore os custos da taxa de custódia, principalmente se você tiver pouco dinheiro.

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  6. Aerson

    MINHA PRIMEIRA VEZ COM O SR.MERCADO

    Foi até engraçado. Sentado à frente do computador, lendo notícias variadas, enxerguei uma que me pescou imediatamente: “Capitalização da Petrobrás deve ocorrer em Setembro”. Já tinha ouvido algo a respeito nos noticiários e sabia vagamente que isso tinha a ver com a entrada de novos acionistas na empresa. Já queria testar o mercado de capitais há algum tempo, só não sabia bem por quê. Aliás, sabia. Queria ganhar um dinheiro fácil na bolsa. O rali de 2009 foi bom pra puxar alguns patos novos para o mercado e eu teria sido um se não fossem duas razões:
    1)Meu perfil de investimentos é conservador
    2)Estava com meu capital investido nos meus negócios (comércio)
    Em todo caso, já em 2009, fiquei com aquilo martelando na cabeça: “Uma hora dessas eu entro! Aí, sai de baixo! Que venha o din-din!!” Quando chegou 2010 e um dos meus negócios naufragou, a capitalização da Petrobrás foi a deixa pra fazer minha apresentação ao Sr.Mercado. Não achei tão impressionante, como poderia supor. O “cara” era menos amedrontador do que eu supunha, afinal havia comprado 131 ações (a merda da corretora não cumpriu a minha ordem de 200 ações integralmente, sabe Deus por quê) da menina dos olhos da Bolsa na comodidade do meu lar, sem estresse algum.
    Tava achando ótimo o valor dela caindo todo dia antes do início do processo de capitalização: “Melhor pra mim que vou comprar barato e, depois que ela voltar ao patamar do início do ano, ganhar um belo troco!” Levei meu pequeno lote (quebrado) a R$ 26,30 e esperei a bichinha subir feito um foguete lançado da nossa base em Alcântara – não, esse não. Esse foi o que explodiu! – feito um ônibus espacial americano – peraí, esse explodiu também – feito um coiote maluco num foguete da marca ACME – tá bom, tá bom, já entendi, todo foguete explode…
    Bom, foi exatamente o que aconteceu, o coiote subiu e depois caiu, caiu e deu pra ver uma nuvenzinha quando ele se estatelou no chão. Agora a pergunta clássica, com as mãos se movendo furiosamente: “Mio Dio! Perché? Era pra essa m**da subir, não cair. Desse jeito, como eu vou ganhar meus reaizinhos?”. Mas eu já tinha a solução. Agora que o preço estava mais baixo, iria comprar pelo menos o que faltava para chegar às 200 ações a um preço menor e minha média de compra ficaria mais baixa (é, eu fiz preço médio e daí? Eu sei que você também já fez), perfeito pra ganhar um percentual maior quando ela parasse de se fazer de gostosa e fosse pro lado certo do gráfico.
    Uma semana depois de fazer isso , adivinha o que aconteceu com a ação? SUBIU? Claaaaaro que não. Claro que ela caiu abaixo de R$ 25,00. A fúria tomou conta de mim, mas me recusei a aceitar a derrota e sair da minha posição. Não seria derrotado de primeira pelo Sr.Mercado. Daria a volta por cima e riria por último. Aguardei pacientemente até a safada passar dos R$ 27,50. Aí, o que eu fiz? VENDI? Claaaaaro que não! Claro que eu fiquei ganancioso e pensei: “Ah, ela tá vendo quem é que manda nessa joça! Agora meu din-din vem dobrado!” Fiquei com ela só pra vê-la voltar ao patamar dos R$ 25,00.
    Mas, como nem tudo nessa vida são agruras, nesse meio tempo encontrei um site na internet que mudou drasticamente minha percepção do que é o mercado de capitais. Um site que me abriu os olhos para o verdadeiro sentido da palavra investimento: O Trader Tranquilo! Não, peraí, não é esse. Deixa eu olhar de novo: Ah, tá aqui! O Senhor Mercado!!
    Êta site porreta! Forma e conteúdo que se encaixam com maestria, tudo pronto pra ensinar os manés da bolsa tudo que eles precisam saber pra dar um baile no Mr.Market. Como dizia meu velho amigo Yoda: “Acredite na força e ela estará com você!” E, se ele nunca falou isso, vamos fingir que sim, ok? Por razões de efeito dramático.
    Esse foi meu primeiro encontro com o Sr.Mercado e eu achei que seria interessante compartilhá-lo com todos. E caso alguém esteja imaginando o que aconteceu com minhas ações da Petrobrás, eu ainda as tenho e vou mantê-las até ter certeza do que fazer com elas, lucrando ou não. Enquanto isso, vou estudando, coisa que deveria ter feito logo de início.

    Um abraço e parabéns, Hugo, pelo site.

    OBS: O estilo literário não foi plágio, just an homage.

    Responder
  7. Hugo

    Fala Aerson!

    Cara, eu nunca vi de uma corretora comprar ações quebradas assim. Talvez você enviou uma ordem de comprar de 200 ações na PETR4F e não na PETR4.

    Qualquer coisa liga na corretora reclamando ou sei lá XD

    E… baziiiiiiinga!

    Você errou porque eu NUNCA fiz preço mérdio hehehehe. Já caguei no stop mas crimes como a carteira de ações como o preço médio, nunca 😛

    Anyway, obrigado pela “homage” e feliz 2011!

    Abraço,
    Hugo

    Responder
  8. Pablo Ricardo

    Aí galera mais experiente meu nome é Pablo tenho 17 anos, ainda to xeirando ensino medio, e agora depois da minha mae e familia me farem pensar em me fezer fingir de surdo pra ver se param de encher o saco sobre arrumar emprego resolvi pesquisar sobre a bolsa de Valores, mas ainda nao tenho certeza se e isso o que eu realmente quero, então peço a vocês, depois de dar muitas risadas nessas postagens e ficar esperto pra esse negocio de bolsa de valores pra por favor me mostrarem como realmente entro nesse “mundo”, ou pelo menos umas dicas de livros e sites…
    meu e-mail/MSN: [email protected]

    Responder
  9. Weslley Beloni (@WeslleyBeloni)

    Sei que o post e antigo mas vou deixar aqui minha experiência diarreica que tive ante ontem… Estou na bolsa desde fevereiro de 2014! E com meus 3 meses de experiência e após ler e reler dois livros do Hugo, “Como investir na bolsa com pouco dinheiro” e ” Tríplice do trading” e ler quase todos os posts desse blog estou tendo “Sucesso” na bolsa… hehehe

    Mas eis que eu possuía ações da ELET3 E LAME3…. sim! Comprei ações ordinárias por ser mais baratas. O que eu ainda não sabia ainda, era o efeito que a falta de volume causava… Após elas terem vários dias consecutivos de alta, não sei muito bem o que aconteceu com a bolsa esses dias que todas ações, junto com a bolsa, despencaram juntas! Em um desses dias, antes da abertura da bolsa, eu abri o home broker e percebi que as medias moveis dessas duas ações estavam cruzando, indicando “venda tudo antes que seja tarde!” Pelo book, já tinha percebido que as pessoas estavam colocando ordens com valores bem menores que as do fechamento do dia anterior…
    Logo pensei, isso aqui vai desabar! E eu estava certo… fui tentar negociá-las… tirei o stop da lame3 e assim que a bolsa abriu, abri uma venda limitada com 1 centavo acima do valor que o pessoal estava pagando na esperança de obter um preço melhor… mas a ação caiu e minha ordem não executou! Depois coloquei outra ordem mais barata, abaixei uns 8 centavos, porem dois centavos a mais do que o povo estava pagando! Na minha mente, eu queria vender por um preço melhor na oscilação do candle, mas cada vez mais o pessoal pagava MENOS! Resumindo… de tão preocupado que eu estava com míseros 2 centavos da lame3, de certo que no total de ações, daria o equivalente a R$4,00! fui estopado na elet3 perdendo uns R$130,00… Consegui vender também as ações da Lame3 por uns 25 centavos a menos do que eu poderia ter vendido na hora da queda! Sai no lucro… porém, poderia ter sido menos ganancioso e ter pego logo a fatia que já me pertencia! Bem…. essa foi uma! Me identifiquei com o Hugo na parte que ele disse que o valor das ações caiam e ele não conseguia sair logo do trade! Kkkkk agora outra… sim! Já fiz preço mérdio no forex e tomei no forebx… Sem conhecer nada de especulação, operando um sistema counter trend que na minha cabeça era, comprar os ativos quando eles parassem de cair… E pior! Munido de muita alavancagem… bom… resultado: Como vocês imaginam! Me f#d/!!!

    Responder
  10. Marcelo Mendes

    Bom dia Senhores. Bem depois de um 2014 conturbado, estou seriamente pensando em migrar para o mundo ”mágico” do mercado de ações. Esta parece, creio que apenas parece ser uma boa hora pra se comprar papeis da PETR. Esta semana tenho visto alguns artigos de sites de renome em que vi muitas informações úteis. Mas como todo bom iniciante e, talvez pelo meus estilo conservador, resolvi colher mais informações, pois as boas jamais serão demais. Me identifiquei muito com este blog e gostaria, àqueles que puderem, me indicassem publicações tais como livros, simuladores e/ou blog’s para meu melhor entendimento de mundo. Desde já, agradeço a todos e pela fartura de detalhes nas operações, coisas que não tinha visto ainda em muitos sites.

    P.S tenho como ideia inicial de começar com a seguinte carteira, o que acham:

    AMBEV
    Eztec
    Vale
    Cielo
    Bradesco
    CCR
    AESTieste
    Ultrapar

    Responder
  11. Maria

    kkkk muito bom!!! Ja fiz cagadas assim tb. As ações que eu tinha estavam bombando e eu coloquei o stop loss muito alto (desconsiderei as oscilações). A ação teve um vale.. eu vendi tudo no automático.. e depois disso ela subiu 15%!

    Responder
  12. Julio Cesar

    Cara uma vez eubpusb165 reais na corretora e sai com 37. Tudo comido e devorado vivo ela corretagem hahahaha. Mas agora eu pratico bastante no simulador e tô pegando o jeito. Bom post cara!

    Responder
  13. thiago

    duvida: vc poderia ter esperado a oscilação do mercado em vez de ter desesperado e sair vendendo td ? é pq vc queria ser day-trader? não entendi o desespero em vender logo …?

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Não foi desespero, foi a coisa certa a se fazer. Eu fui stopado e precisei sair, eu segui o sistema.

      É verdade, eu poderia ter esperado a oscilação… mas nem sempre ela vem, então se eu esperasse, a chance do mercado nunca voltar e eu perder ainda mais cresceria.

      Eu fiz certo vendendo tudo, mas fiz errado vendendo de uma forma bem idiota ehehehhehe.

      Nunca quis ser day trader.

      Responder
  14. Valdenes Rodrigues De Rezende

    Cara, não consigo parar de ler seu blog. Meus parabéns mesmo. Minha primeira c*agada foi comprar ações de um fundo de investimentos do Banco do Brasil, perdi 12% do valor aplicado. Ainda não operei em HB, mas penso futuramente nisso. Uso o simulador Folhainvest e percebo que as taxas são f*odas para corroer o ganho. Vlw pelo conhecimento transmitido!!!

    Responder
  15. Marco

    Cara, não tem como não rir desse relato. Na hora deve ter doido, mas hoje você lembra disso como algo engraçado, pela forma como contou. Hehehe… bom, eu ainda estou aprendendo sobre esse mercado, mas também me acho o iniciante mais preparado do mundo para começar na carreira de trader. Ao menos me achava a três semanas atrás. Fiquei um mês operando conta demo, o que muitas corretoras não divulgam é que tem situações na demo que não acontecem na conta real. Peguei uma conta demo no MT5, do zero, e transformei em mais de 200mil, em 15 dias. Me senti o melhor domundo. Depois fui para a real operar da mesma forma, pois a demo serve para você ver como é o mercado e treinar sua estratégia. Correto? Não totalmente. Como eu disse tem coisas na demo que na real não acontecem. Operava mini dólar, na demo, buscando só meio ponto ou seja entrava a mercado e saia a mercado usando tp de meio ponto. Nossa era a melhor das estratégias. Fui para a real fazer a mesma coisa. O que aconteceu? O mercado começou a me tirar meio ponto, quando eu entrava a mercado e saia usando o take profit de meio ponto. Dos R$200,00 que eu tinha na conta perdi R$150,00. Não ganhei um centavo que fosse. Ainda estou tentando entender o motivo do mercado me tirar meio ponto, sempre que faço operações a mercado.

    Responder
  16. André G.

    Sei que esta postagem é bem antiga, mas só fui ver ela hoje! Cagadas em home broker acho que são inevitáveis no começo.
    Minha PRIMEIRA foi querer comprar contrato de Mini Dolar em Day Trade para “ver qual era”, mas ao invés de colocar lá 1 contrato, fiz a insanidade de colocar 150! Assim que a ordem foi executada, imediatamente vi meu prejuízo sendo contabilizado em tempo real pelo XPTURBO (da corretora XP) Em questão de segundos, lá estava -750 reais…. -1500 reais…. O desespero tomou conta e eu não sabia nem mexer com o mouse mais nesta hora. Literalmente travei!
    Minha SEGUNDA cagada foi encerrar uma operação do avesso! Isso mesmo… Eu estava VENDIDO na ação e como não tinha costume de estar vendido na ação, na hora de encerrar a operação ao invés de comprar ações adivinha o que eu fiz?? Vendi mais ações ainda! kkkk
    Nem preciso falar que o prejuízo ficou doendo vários dias!
    Abraço e parabéns pelo relato com bom humor!

    Responder
  17. nimrod

    aconteceu algo similar cmg ao negociar bitcoin no poloniex, mas p minha sorte deixei o q sobrou lá e dps de quase um mês valorizou o q eu tinha perdido. viva as criptocoins!

    Responder
  18. Marcos Vieira

    Cara, eu também errei totalmente no meu primeiro trader. Mas foi a cagada mais acertada da minha vida de trader iniciante. No dia do discurso da Dilma falando sobre a nomeação do ex-presidente Lula como novo Ministro da Casa Civil eu comprei 2k de PETR4 (olha a hora que fui escolher pra fazer essa operação). Na verdade, eu PENSEI que tinha comprado 2k de PETR4. Na verdade, eu acabava de entrar vendido na ação, o que logo eu descobriria. Conforme a Dilma foi falando as ações de PETR4 começaram a despencar. Assim, comecei desesperadamente tentar vender as ações, mas todas as ordens eram recusadas. Tentei diversas vezes (e o desespero aumentava enquanto as ações não paravam de cair). A solução: peguei o telefone e liguei urgentemente na corretora para que eles me ajudassem a identificar o problema. Comecei a contar o problema para o assessor e ele me informou que eu não estava conseguindo vender ações porque minha margem já havia acabado. Expliquei que eu não queria vender mais ações, queria apenas sair de PETR4 que havia comprado e não estava conseguindo vender. Pra minha sorte maior do mundo, ele finalmente me informou que eu estava vendido em PETR4 e que já havia ganhado uns 200 reais após oscilações, quedas e subidas. Cheguei ver as ações caindo mais de 1 real aquele dia. No final, a cagada ainda me rendeu uns trocos. Mesmo assim, poderia ter sido o desastre se tivesse acontecido o contrário.

    Responder
    1. André G.

      Quase todo mundo tem uma ou mais historia bizarra nos primeiros trades né? Eu fazia trades de ações e hora perdia, hora ganhava… mais perdia do que ganhava. Até que o assessor falou: para voce que está começando agora, acho mais legal voce trabalhar com mini contratos (índice e dólar). Falei: Legal, amanhã eu faço isso!
      No dia seguinte cheguei todo animado para meu primeiro trade de mini contrato. Como em ações eu estava acostumado a pegar entre 150 ações e 600 ações para fazer o trade (dependendo do valor da ação), tive a brilhante idéia de começar devagar!! E o devagar pra mim foi pegar 150 mini contatos de dólar! (pra quem conhece sabe a insanidade que fiz). Sem saber, fiquei exposto em 1500 reais por ponto! Após oscilações que chegaram a -3000 reais (quase infartei literalmente) ainda consegui segundos depois encerrar com 1,5 pontos de ganho, o que me rendeu 2250 neste trade. Aquela famosa sorte de iniciante!
      Para não deixar a impressão de que tudo são flores, juntando todos os trades que fiz depois deste em mini contratos (com quantias mais coerentes desta vez), acabei perdendo estes 2250 e mais um pouco ainda. Acabei desistindo de Day Trade depois disso e atualmente foco apenas em longo prazo.

      Responder
  19. Everon Santos

    Putz, eu nem comecei ainda, não tenho nem conta em uma corretora…
    Estou estudando como essa mágica acontece, e para ser honesto acabei percebendo com os erros cometidos por alguns que eu estaria sujeito a isso se não fosse pelo compartilhamento de vocês… Muito obrigado a todos e me desejem poucas cagadas e muito aprendizado.
    Um super abraço ao Hugo Teixeira que já mês fez ler quase todos os posts por serem excelentes.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *