Há algum tempo eu escrevi o super simpático post “[intlink id=”6896″ type=”post”]Use um Stop Loss na Sua Vida[/intlink]”.

Ele fala sobre como nós devemos ter o bom senso de usarmos “ordens stop loss” sempre que possível em nosso dia-a-dia e eu recomendo que você dê uma olhada caso não o tenha feito ainda.

Enfim…

Uma coisa desse post ficou gravada na minha memória.

Foi o conceito da “honra” do especulador (ou do trader, é que especulador soa mais legal) que, basicamente não é nada mais do que REALMENTE usar o conceito de stop loss para QUALQUER COISA que você faça em sua vida, por mais besta que ela seja.

Por exemplo, há muitos e muitos anos quando eu era apenas um jovem pivete, eu saí com meus amigos para fazer coisas (amigos na vida real mesmo, sério, eu meio que tenho alguns sim). Estava na casa de um deles quando chegamos na discussão banana de sempre sobre o que iríamos fazer.

Obviamente eu estava precisando comer Cheetos e por isso, sugeri que fôssemos todos num supermercado ali perto para comprarmos essas coisas importantíssimas e vitais para a nossa sobrevivência. Mas não, eles que não tinham a “honra” de especulador decidiram, para variar, ficar enrolando até o infinito.

Foi aí que eu pensei:

“Ohhh nooooo!! Preciso utilizar um stop-loss para essa situação!!”

Aí cheguei pra um dos caras e disse com as exatas (e talvez ridiculamente cômicas) palavras:

“Champz, são 9h50. Se ninguém decidir nada até as 10 da noite, pela minha honra de especulador eu sou obrigado a ir sozinho comprar meu Cheetos.”

Ordens médicas

E o tempo passou… e eles continuaram enrolando.

Engraçado que eu me senti como se estivesse num trade de verdade. Sabe quando você sente que a ação está esfregando seus orgãos genitais no stop loss? Senti exatamente isso. Nessa hora você não faz nada porque racionalmente não existe nenhum motivo para fazer porra nenhuma, mas você fica na torcida:

“Ohh Senhor Mercado, não me deixe ser stopado e perdoai minhas ofensas especulativas…”

Aí quando chega o fatídico momento do assassinato cruel e frio do trade pelo sanguinário velho bipolar com bolas grudentas, você simplesmente engole na boa (o orgulho, não as bolas) e pula pra próxima operação.

E era isso, eu estava num trade. O stop loss era mental (usando o relógio) e o trade eram os meus amigos.

Isso tudo pode parecer uma bobagem sem tamanho para você (se você for bobo) mas um Cheetos amareladamente articial sabor de chulé francês de imitação de queijo estava na linha.

O tempo passou e meu stop mental foi atingido.

Eu simplesmente me levantei, avisei a todos que estava indo embora e enquanto ia pro carro, pensei no quão nerd eu era por ver tudo na vida através de filtros que sempre envolvem ou a seleção natural ou algum conceito especulativo e etc.

Me senti um nerdão na hora, mas tudo bem porque é verdade, eu sou um nerdão. Um especulador nerdão.

“Innhááááááááá”

Felizmente eles decidiram me acompanhar em minha jornada por uma refeição saudável e por isso não fiquei marcado como o cara que troca seus amigos por Cheetos (por menos que eu me importasse com gente lerda e enrolativa e pior, considerando que eu já fiz coisas bem piores com eles).

De qualquer forma o resumo da história, ou o objetivo do post, “if you will”, é comentar sobre o fantástico efeito que o mind-set profissional de uma pessoa tem em seus hábitos gerais, e vice versa.

Um especulador não apenas trabalha como um especulador. Ele pode nem fazer trades o tempo todo, mas ele é um especulador bem lá nos profundezas de sua essência porque ele pensa como um para sempre e não apenas quando está na frente de gráficos bobos e coloridos.

Esse tipo de pessoa costuma ter sucesso no mercado financeiro porque ela já o vê em todos os lugares. Sua vida é uma bolsa de valores (na verdade a de todas as pessoas é, mas a maioria não percebe). Em todos os lugares essa pessoa consegue explicar as coisas utilizando metáforas nerds relacionadas à conceitos especulativos ou investimentais (ou investimentativos, não sei qual é a expressão correta XD).

Aonde eu quero chegar com esse post?

Honestamente eu não sei.

Mas para não passar em branco, preciso dizer que aquele “[intlink id=”6896″ type=”post”]Use um Stop Loss na Sua Vida[/intlink]” realmente fez efeito em mim porque foi apenas umas das coisas que eu aprendi na bolsa que eu posso aplicar também na vida real.

Talvez não seja um efeito muito saudável ficar vendo tudo na vida como um trade mas eu posso garantir que a sensação é extremamente interessante e todos vocês deveriam experimentar.

21 Comments

  1. Paulo 5 de novembro de 2010at20:50

    Bem vindo de volta a ativa Hugo!
    abraços
    Paulo

    Reply
  2. velaepavio 6 de novembro de 2010at18:59

    Eu ja stopei uns amigos. 🙂

    Lembro que quando mudei pra Australia foi dificil pra caramba no comeco e nao conseguia me colocar no mercado de trabalho e tava ficando de saco cheio apos de varias entrevistas e nada aparececia. Ai eu coloquei stop e cheguei a ir na agencia reservar minhas passagens de volta ate que o “trade” comecou a andar na minha direcao e consegui uma vaga. Ai continuei adicionando a posicao e ainda estou surfando no trade.

    Reply
  3. janilson 7 de novembro de 2010at1:18

    È bom tê-lo de volta caro Hugo,e que volta!adorei o post.bem como a lembrança do instigante”Use um stop loss na sua vida”,que aliás utilizo em parte como filosofia de vida.valeu!!

    Reply
  4. Ricardo 7 de novembro de 2010at20:28

    Mto bom o Post, e realmente o que voce disse, sobre usar metaforas relacionadas a investimentos, para exemplificar coisas do dia-a-dia, acontece comigo ( coitada de minha namorada, que fica ouvindo meu papo maluco )

    Grande abraço

    Ricardo

    Reply
  5. Raphael 8 de novembro de 2010at11:39

    Muito bom o Post,

    Bem vindo de volta,

    Reply
  6. mailo 8 de novembro de 2010at12:18

    Cheetos? Sou mais Fandangos! rs

    Reply
    1. Hugo 9 de novembro de 2010at18:16

      Oi galera, e obrigado!

      Mas só avisando que eu não “voltei” de verdade. Ficarei ainda um tempão sem escrever nada porque o site está com graves problemas de SEO (porque quando eu criei o blog eu era idiota e não sabia nada sobre o assunto eheheh) e por isso meu tráfego não cresce nem por decreto. Existem blogs extremamente inferiores com muito mais tráfego e como isso é inaceitável, estou arrumando agora.

      Além disso eu odeio todo o layout do blog porque é muito velho, tosco e ineficiente. Quero um layout ligado à leitura (e imagens idiotas, como sempre), sem distrações, sem anúncios, sem porra nenhuma, algo foda mesmo. Por isso comecei agora a reformar todo o site, post por post, e isso vai levar um tempo enorme, isto é se eu não decidir apagar tudo e recomeçar do zero.

      Ahh, se vocês quiserem dar alguma opinião, sugestão ou wá-sé-vá, só avisar! (mas nada de *casts ou entrevistas por enquanto ehhehe)

      Enquanto arrumo o blog, o Paulo continuará escrevendo para nós posts cheios de tabelas com dados alienígenas que eu não conheço.

      Sagaz? Então sagaz!

      Abraço,
      Hugo

      BTW: vocês viram que tem uma corretora nova ou sei lá chamada Sagaz? PQP, os FDP “roubaram” “minha” palavra 🙁

      Reply
  7. Rubens 18 de novembro de 2010at9:47

    Hugo, como sempre um texto criativo e engraçado…
    Alem do stop na vida eu percebi que uso em minha vida pós-bolsa outras coisas como money management de tempo e probabilidade com garotas, por exemplo antes eu tinha medo de tomar um toco de uma garota e agora eu vejo que é uma questao de probabilidade e psicologia. Se de 100 garotas q eu chegar no papinho furado, eu levar 90 tocos (sendo pessimista como todo trader deveria ser) ainda terei conseguido 10 fuqui-fuqui e isso eu nao teria conseguido se ficasse em casa comendo cheetos e vendo Natgeo no sabado a noite. Se eu ainda for criterioso e só chegar em aviao, aumentando assim meu risco/ganho, 1 safada que eu consiga o telefone ja compensa outras 10 frescas q nao sabem o que tao perdendo com o rei do boogie woogie aqui.
    No fim a vida imita o trade e a arte imita a vida.

    Agora sobre o site, cuidado com a paranóia, rapá. Seu site nao é feio e esteticamente é bem superior aos blogs e sites de trade nacionais. Alem do que, mais q o visual, importam seus textos, carisma e imagens fora do contexto. O resto é serpentina. Sobre a propaganda no site eu tenho q concordar.. Sao bem tosquinhas.. Huahua..
    Ja pensou em usar o Adwords do Google? Conheço gente q faz um bom dinheiro com isso e sem estuprar a estetica do site.
    Falou

    Reply
  8. Vitor 19 de novembro de 2010at23:33

    Com certeza com esses tempos de arendizado já venho aplicando money manegement, stop loss e estrategia(trade system)em minha vida…sim, eu também estou a caminho de virar um nerd.

    Parabéns pelo post.

    Um post legal que li esses dias sobre o mercado:
    Na bolsa existe o especulador que ganha dinheiro, o que empata e o que perde. O primeiro pensa em anos, o segundo pensa em meses e o terceiro pensa em dias.

    Reply
  9. Gaspar 2 de dezembro de 2010at19:53

    O que é SEO? (eu sei que posso ver no google mas ai iria ficar em assunto para postar aqui oO)

    Reply
  10. Hugo 2 de dezembro de 2010at21:49

    Rubens: o cara francês que escreveu O Pequeno Príncipe disse uma vez que uma grande obra de engenharia não é aquela na qual não tem mais nada para colocar e sim, aquela na qual não há nada mais para tirar.

    Meu visual é horrível porque é muito ineficiente pelos padrões Hugo, com ou sem anúncios. Além disso eu sei que a maioria dos blogs nacionais são muito piores do que o meu em quase todos os sentidos mas o padrão brasileiro é uma droga.

    O AdWords é para eu anunciar o blog em outros lugares. Adsense é para o google jogar anúncios no meu site. Infelizmente a maioria dos anúncios são de Forex (eu sei que estou usando, mas não é adsense e é um teste apenas) ou que targeteiam noobs extremamente noobs.

    Vitor: tem também aquela: “in the stock market bulls can make money, bears can make money, but pigs get slaughtered”. 😀

    Gaspar: Search Engine Optimization, serve para fazer com que seu site fique mais no alto dos resultados, gerando assim mais tráfego. O tráfego desse site é uma lástima porque a maioria das pessoas procuram informações sobre coisas n00bs. Se eu escrevesse coisas para n00bs super n00bs, eu tenho certeza de que iria melhorar. Mas eu não quero um tráfego assim e me recuso a baixar o nível, na verdade acho que o nível precisa é subir.

    Pensei em matar o blog e recomeçar do zero ou simplesmente pegar os posts e lançar um monte de ebooks gratuitos super sagazes ou então deixar tudo abandonado e wá-cé-vá, ou começar o mesmo blog em inglês targeteando o planeta todo e etc. Mas hoje não sei se um SEO super foda faria diferença no futuro do SM.

    O problema aqui é que mesmo com uma porrada de posts por mês nada muda porque ninguém dá a mínima para assuntos como psicologia do trading e os poucos que dão, provavelmente já conhecem o site. Logo não dá pra crescer e sem crescimento fica chato. E como mesmo com crescimento estava começando a ficar chato ficar falando o óbvio não tão óbvio assim o tempo todo, então sei lá o que fazer (ou não) eheheheh 😛

    Mas aceito sugestões 😀

    Abraço,
    Hugo

    Reply
  11. Gaspar 3 de dezembro de 2010at20:14

    Hugo eu já te falei sobre esse négocio de fluxo do site.

    Hoje a bovespa tem lá seus 500k investidores/especuladores.

    Eles planejam chegar nos 5m até 2015.

    Isso da uns 1000% de aumento.

    Pense nesse aumento de 1000% no fluxo do seu site.

    Jogando assim as palavras no ar pode parecer frívolo, mas eu acredito nesse novo “mercado” de informação especializada.

    Na minha opinião você tem uma mina de ouro nas mãos, é só ir garimpando agora ate chegar no veio, e colher os frutos ou o ouro sei lá.

    Abraço

    Reply
  12. velaepavio 4 de dezembro de 2010at2:50

    Gaspar,

    Discordo sobre a populacao que vai entrar na bolsa no Brasil.

    E tambem apesar de achar que este site eh uma mina de outro acho que a maioria da populacao eh burra. Tipo poucas pessoas se interessam por assuntos de qualidade como a do site do Hugo, uma grande parte nao entende e da parte que entende bem pouco tem a disciplina e a capacidade emocional e financeira pra implementar as ideias.

    Nao acho que tera uma relacao diretamente proporcional ao aumento de investidores na bolsa a o trafego que o Hugo tera aqui.

    A nao ser que ele mude o SEO dele pra falavras como

    “Como ficar rico rapdido”

    “como ficar rico em um mes”

    “Como operar no mercado como um profissional” e por ai vai

    Mas acho que o Hugo eh muito honesto…

    Reply
  13. Fabiano 4 de dezembro de 2010at18:14

    Olá,

    Seu blog é bem legal, não mate ele. Criei um blog recentemente e também passo pela frustração de não ter muitas visitas… talvez seja um problema desse SEO. Criei meu blog clean se sem propagandas, isso ajuda bastante no visual. Quando tiver saco vou procurar ver como se usa esse SEO que vc citou, pois realmente não entendo nada disso.

    Abraço
    Fabiano
    (nataltrader.com.br)

    Reply
  14. velaepavio 6 de dezembro de 2010at18:31

    Fala Fabiano,

    Dei uma olhada la no seu blog. Parabens. O Layout eh bonito mesmo. Vc tem colocado bastante esforco la.

    Falando em frustracao sobre trafego. O quanto tem de trafego no seu blog?

    O que acha bom e estaria satisfeito com?

    Meu blog tem 3 meses e o trafego gira em torno de 25 por dia. Acho baixo, mas nao desenhei o site pra ganhar dinheiro e nao estou nem um pouco preocupado com o trafego, apesar que se sei que tem alguem lendo e comentando me da uma certa motivacao de continuar escrevendo.

    Valeu

    Abraco

    Vela

    Reply
  15. Fabiano 8 de dezembro de 2010at18:48

    Para Velaepavio

    Olá. Iniciei o blog faz pouco tempo, dia 1 de novembro. Meu tráfego estava em torno de 10 visitantes por dia. Decidi criar uns posts sobre coisas básicas em análise técnica e de uma hora pra outra minha média subiu para 20-25 visitas por dia. Acho pouco pois tinha um blog sobre coisas de informática e tinha um tráfego de 100/dia.

    No ínício o blog estava muito técnico e meus amigos reclamavam que não entendiam nada. Essa decisão de explicar o básico das coisas foi a certa, pois agora as pessoas acessam para tentar entender o que eu escrevo.

    A intenção do blog não é ganhar dinheiro com ele, afinal, nem propaganda eu coloquei. Queria reunir uma comunidade de pessoas que investem na bolsa que fosse aqui da minha cidade (Natal) ou meu Estado(RN). Realmente estou me esforçando bastante para aperfeiçoá-lo… acho que estou conseguindo. Ainda vou criar uma sessão para iniciantes, uma de downloads, e etc… preciso de tempo pra isso pois sou dentista durante o dia… heheheheh

    Abraço

    Reply
  16. velaepavio 9 de dezembro de 2010at17:56

    Fala Fabiano.

    Ter um blog da trabalho. nao pode deixar a peteca cair. Eu as vezes tenho um monte de ideia, mas nao tenho saco pra sentar e escrever.

    Ja faz 2 semanas que nao escrevo. Principalmente agora que o trabalho ta mais puxado durante o dia.

    Legal sua perseveranca.

    Interessante o pessoal interessado com analise tecnica e o basico. Eh o menos importante em trading.

    Reply
  17. Marlet 10 de dezembro de 2010at14:05

    Hugo,

    Mantenho uma lista de blogs, sites, foruns e chats sobre mercado financeiro desde 2007, quando começei a operar. Algumas vezes faço atualizações, mas já há bastante tempo o seu blog é o primeiro da minha lista.

    Acho seus posts inteligentes, criativos, bem humorados na medida certa e estão sempre agregando valor.

    Aprendi aqui sobre o uso do stop ATR, o que, junto com a desmistificação do axioma de Zurique que manda realizar lucro sempre cedo demais, me ajudou a operar melhor e sair de operações, lucrativas ou não, com mais tranquilidade.

    É um blog sobre mercado que evita apresentar análises e dar dicas sobre ativos ou operações. Ao contrário, fornece boas indicações de bibliografia pra quem está iniciando e também para aqueles já conhecem o básico.

    Enfim, minha sugestão é que mesmo que você poste com menor frequência, mantenha esse espaço. Enquanto não vem o upgrade, faça os updates quando puder… Serão sempre bem vindos!!

    Grande abraço e parabéns por esse espaço.

    Marlet

    Reply
  18. Marlet 10 de dezembro de 2010at14:12

    Mais uma coisa: as figuras dos seus posts são realmente impagáveis.

    Reply
  19. Rony Melo 13 de dezembro de 2010at0:21

    Hugo so pode tá chapado com o “cheiro” do chitos mesmos. Cara, esse blog é um dos mais legais sobre o mercado, se não o mais legal que eu já vi. A maioria do blogs descrevem somente as operações do criador, com setups da MME de 9, ou do rabo da lagartixa balançante e etc.

    E quanto a nerdisse de usar coisas da bolsa na vida…eu não estava conseguindo tirar a minha habilitação, pois fazias as provas no turno de 08h as 10. Dai fui na auto escola e pedi um turno mais tarde, coincidência ou não fiz a minha prova quase no horário de fechamento do Detran(umas 16:30 aproximadamente) e passei. Sem falar que melhorei a minha baliza vendo os videos no youtube…

    Reply
  20. Pingback:Como Usar o Conceito de StopLoss Pra Melhorar MUITO Sua Vida | Senhor Mercado

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *