Como Escolher Um Fundo de Ações Para Investir

Ok, você não tem dinheiro para investir diretamente em ações.

Eu sei como é a sensação. Felizmente é passageira.

Mas tudo bem, você entendeu que é melhor investir num fundo de ações agora enquanto junta mais dinheiro para investir em outras coisas depois.

Isso é um bom plano, só que tem um problema: existem muitos fundos de ações para escolher, então como achar aquele que mais vale a pena?

É o que eu explico nesse post.

A razão pela qual você escolheu investir em um fundo de ações em vez de em ações diretamente ou até em exchange traded funds é simples, as taxas de corretagem inviabilizam o investimento.

Porém, existem altas taxas também em fundos de ações.

Logo, podemos concluir que esse é o seu maior vilão.

O primeiro passo para ficar longe das taxas altas é muito simples, basta pesquisar vários fundos diferentes e encontram aquele que cobre taxas baixas de administração.

E existe um padrão nessa busca, a maioria dos fundos de bancos comuns são mais caros. Logo, você não quer deixar o seu dinheiro com gente de um banco comum.

Você quer deixar o seu dinheiro em uma empresa que se especializa em fundos de ações, como um banco de investimentos.

Deixar sua conta corrente vinculada com os seus investimentos parece ser uma boa idéia de início mas os custos definitivamente destrõem a graça do plano. Além disso se acontecer alguma coisa com o banco, você perde tudo de uma vez, seu dinheiro investido e o dinheiro que estava em sua conta.

Portanto pesquise fundos “soltos”.

Assim que tiver uma boa lista de fundos, veja quanto eles cobram de taxa de administração. Exclua da lista aqueles que são caros demais e faça uma nova lista de fundos de ações para continuar com a pesquisa.

Agora fica mais chato, você precisa descobrir o que os outros investidores do fundo acham dos serviços prestados, da rentabilidade conquistada ao longo dos anos e coisas do tipo.

Para isso existe o Google, o Orkut, fórums sobre a bolsa de valores e muito mais. Basta perguntar.

Depois dessa pesquisa você terá o seu fundo, ou uma lista pequena deles. Escolha aquele mais mais te chama a atenção e invista.

E se você não estiver querendo fazer toda essa pesquisa é quer apenas investir os seus 100 reais num fundo e esquecer tudo? Então vá com algo popular como um fundo da Geração Futuro.

Fácil, rápido, rentável, confiável e seguro. Mas não custa dar uma pesquisadinha, custa? 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


7 Comentários Como Escolher Um Fundo de Ações Para Investir

  1. Julia

    Sou nova nesse meio d einvestimento, ainda estou pesquisando e adquirindo informações rleevantes, enfim, to ‘estudando’ ainda hehe
    Para não arriscar perder mto, e como nao tenho muito p/ investir, investi no fundo multimercado do banco do brasil, a taxa de administração é de 1,5% ao ano, achei aceitavel, embora eu ainda tenha mto o q aprender, acho q o risco q corro eh menor do q investir diretamente na bolsa, alem d ter q pagar um valor d tx d custodia q eu nao estou afim de pagar agora pq o investimento eh pouco eheh
    espero estar no caminho certo…

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Começar com um fundo de ações comuns enquanto estuda mais é o caminho certo para a maioria dos iniciantes com pouco capital. Apesar de que eu recomendaria o fundo de small caps do BB porque ele tende a ser mais lucrativo. 😉

      Responder
    1. Hugo Teixeira

      Com esse capital já dá para operar ações sem grandes problemas com os custos das corretoras. Porém, para um iniciante eu recomendo deixar o capital estacionado por um tempo, de preferência em alguns fundos de ações e enquanto isso estudar análise técnica ou fundamentalista e treinar em um simulador até se acostumar. Pegar os 10k e jogá-los nas ações sem estudar muito e praticar é uma ideia perigosa, então vá com calma e pense nos fundos por enquanto. 😉

      Responder
  2. NTN

    Hugo

    Ha um ano resolvi investir em um fundo e fiz a besteira de entrar em um fundo setorial ( setor energetico) e ele só perde valor. Acho que nesse periodo ja caiu uns 15 %. Voce acha que devo resgata-lo e investir em alguma renda fixa como tesouro direto, cdb ou poupança enquanto estudo o mercado ( estou lendo livros de açoes)

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Cuidado com qualquer setor com forte influência governamental.

      O plano é deixar o dinheiro parado em algo mais genérico e seguro como tesouro direto ou fundos de índice enquanto estuda e aprende a investir. Eu não teria 100% do meu capital num setor só se fosse você… 😉

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *