2 Motivos Para Amar as Ações de Grandes Empresas (e 1 Para Odiá-las)

Sabemos que as ações blue chip são as “grandonas” da bolsa de valores.

Elas são populares, líquidas até dizer chega e mesmo pessoas que não tem a mínima ideia de como funcionam os mercados podem ter pensado algum dia em comprá-las.

Quer um exemplo?

Petrobras = Blue Chip

Vale = Blue Chip

Qualquer Empresa Brasileira Que Todo Mundo Conhece = Blue Chip

Não importa o motivo, falou em bolsa de valores, as pessoas pensam nessas ações e ignoram (ou nem sabem que existem) as outras.

Neste post irei explicar 2 motivos pelos quais ações blue chip são as melhores de todos os tempos e também, 1 motivo bem “deal breaker” pelo qual elas são as mais inúteis da história da existência do universo.

Mas vamos começar com a parte feliz… 😉

+ Elas Têm Uma Super Liquidez!

Como mencionei no começo, as blue chips são extremamente líquidas.

Se você quiser comprar 2 milhões de reais em ações da Petrobras num dia monótono no qual ninguém estiver prestando atenção na bolsa, ainda assim será fácil pegar preços bons com baixa slippage.

Ou seja, quer comprar por 25 reais? Tudo bem! Existe até a chance de você pagar apenas isso por ação e nada mais!

Ao contrário das small caps onde a compra de uma ação de 25 pode terminar com uma compra por 26, no mundo das blue chips uma boa parte dos investidores nem sabem o que é slippage.

Isso permite que operadores de curtíssimo prazo (scalpers), curto prazo (day traders) e curto-prazo-mas-nem-tanto (swing traders) possam operar lucrativamente, se estiverem bem capitalizados, é claro.

Então ponto para as blue chips!

+ Também Têm Uma Super Margem!

Outra vantagem fantástica é que se você usa a conta margem, as blue chips permitem que você tenha um limite infinitamente maior do que as small caps.

Por exemplo, imagine que você tenha uma ação chamada QQCS4 que pode ser usada como garantia para o uso da conta margem. Você gasta 10 mil nessas ações e por isso, o limite da sua conta margem aumenta em 2 mil reais.

Isso é legal… mas nada de especial.

Porém, e se em vez da QQCS4 você tivesse uma blue chip? Aí o limite da sua conta margem subiria muito mais do que 2 mil reais, normalmente podendo ser o dobro disso!

Para quem não sabe, a conta margem é como um cheque especial da corretora, as taxas são super altas e o seu uso é uma ideia idiota para a maioria. Mas para quem sabe usá-la (scalpers, day traders e até alguns swing traders), as blue chips são as melhores.

Mais um ponto para elas!

– Mas Muitas Vezes Falta Direção Nos Gráficos Diários

Ok, chegou a hora de falar mal dessas ações.

De longe, o maior problema se refere a falta de direção delas nos gráficos diários (para quem opera nessa escala, obviamente).

Ou seja, as ações sobem um pouquinho, descem um pouquinho e quando resolvem ir para algum lugar, vão como uma lesma e mudam de ideia o tempo todo!

E o que acontece quando uma ação fica de frescura? Você acaba comprando falsos rompimentos e é stopado nos piores pontos possíveis.

Tudo bem que para quem investe no longo prazo sem usar stops, esse não é um problema. Mas para os operadores técnicos ou tecno-fundamentalistas que preferem gráficos diários, tal falta de direção destrói a lucratividade de seus sistemas.

É claro que ainda assim é possível ganhar dinheiro com as blue chips, mas apenas usando stops muito mais largos, se contentando com performances fracas ou mudando para uma escala temporal mais curta…

O que não é o caso das ações small caps, que estão sempre indo para algum lugar (com exceções, obviamente) e com os seus stops mais curtos, oferecem performances muito boas.

O Que Eu Quero Dizer Com Isso?

Que se você for um trader clássico (novamente, que usa gráficos diários), a ideia de operar blue chips é muito ruim porque você ganha menos e se frustra mais.

Portanto, existem duas alternativas (na bolsa de valores, é claro):

Ou você continua nas blue chips mas opera com gráficos intra-diários ou então, apenas esquece essas lesmas bananas para sempre, opera small caps e quando a slippage ficar grande demais, se muda para futuros ou forex.

E é claro, enquanto isso, aproveite a alegria das small caps porque se você tiver sucesso, eventualmente você precisará dar tchau para elas. 🙁



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


7 Comentários 2 Motivos Para Amar as Ações de Grandes Empresas (e 1 Para Odiá-las)

  1. Yuri

    Hugo acho que vc devia ser mais específico. Small Caps que vc se refere não precisa ser muuuito Small, ações de 10 reais eh meio tenso. Se for muuuito Small vai ter muita volatilidade. Acho que as medianas são as melhores, não?

    Responder
  2. Hugo

    Peri: Eu sou fã do que me dá dinheiro e como o que me dá dinheiro hoje são as small caps então sim, eu sou fã delas. 🙂

    Yuri: O preço da ação não tem nada a ver com o fato da ação ser small cap ou não. Existem muitas ações acima de 20 reais que são small caps. Algumas até acima de 30 ou 40. Confira o índice BM&FBOVESPA SMALL CAP para ter uma ideia melhor.

    As médias são ruins também. Uma empresa menor tende a crescer mais rápido, não tem como mudar isso.

    Abraço,

    Hugo

    Responder
  3. Felipe

    Olá Hugo,

    apesar de estar lendo seu material já faz um tempo e já ter lido praticamente todos posts do blog, é a primeira vez que estou comentando.. então prazer ^^

    Você pode me tirar uma dúvida? Como você faz para saber se a empresa é pequena ou média? estou querendo investir nas empresas small caps mas não sei identificá-las.

    Vlw desde já! já comprei seus 2 e-books.. assim que tiver grana irei comprar o terceiro! simplesmente sensacional!

    ps: quando li sobre o seu jeito de ser, nerd e tal eu me identifiquei na hora.. somos bem parecidos (inclusive na questão de trabalhar) hahahahahhaha

    Responder
  4. Ana Oliveira

    hugo tudo bem?!confesso que sou leiga nesses assuntos…mais me interesso muito e quero comecar a investir,nao estou conseguindo adquirir o e-Book ,me ajude por favor eu encontro nas livrarias e etc?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *