Vale a Pena Investir Em Ações de Empresas Novas?

O sonho de todo investidor é encontrar uma empresa muito pequena que no futuro, se transforma numa gigante multinacional.

Por isso eles gostam da idéia de comprar ações por 10 centavos cada torcendo para que, caso a ação vá para 100 reais um dia, eles façam uma fortuna e fiquem milionários facilmente.

E é claro, o jeito de encontrar essas empresas é procurando potencial naquelas bem novinhas com poucos anos de vida.

Legal, mas será que investir nessas ações de empresas que mal saíram do ovo é realmente uma boa idéia?

Normalmente e infelizmente, na maioria das vezes, não.

O problema é que a performance de empresas novas são difíceis de se prever. Logo, são perigosas de se investir.

Vou fazer a analogia com um ser humano.

Um bebê é como uma empresa nova, só de olhar é impossível saber o que será dele no futuro. Mas se a empresa for uma criança ou uma adolescente, fica muito mais fácil projetar o futuro dessa empresa.

E é claro, se ela já estiver bem crescida e até já ter suas ações muito bem listadas na bolsa de valores, aí sim fica bem melhor para coletar dados, prever o nível de crescimento futuro e outras informações necessárias para que um investidor aplique o seu dinheiro nessas ações.

A palavra chave é informação.

É difícil investir numa empresa nova porque em 95% das vezes, poucas informações existem para serem divulgadas aos investidores e aí, fica difícil de investir em ações de uma empresa que ninguém conhece, nem você conhece e talvez nem os donos conheçam direito, afinal, ela mal “nasceu”.

Tudo bem que em alguns casos alguns investidores fazem milhões ao notar o potencial dessas empresas, mas isso costuma ser raríssimo. E para cada pessoa que faz milhões em negócios como esse, pelo menos mais 10000 perdem dinheiro dessa maneira.

Portanto não, não vale a pena investir em ações de empresas novas.

Se você for um iniciante, a idéia nem deve passar pela sua cabeça. E no caso de operadores mais experientes, ainda assim é recomendado ficar longe delas.

Afinal, se até os maiores e melhores investidores do mundo preferem investir em empresas mais “adultas”, ou pelo menos “adolescentes”, porque você vai se arriscar com as empresas “nenéns”?



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários Vale a Pena Investir Em Ações de Empresas Novas?

  1. Henrique Crisostomo

    Os profissionais escolhem empresas “adolescentes” porque sabem que o risco de colocar dinheiro numa iniciante é enorme. Eles não buscam “A Grande Jogada da Vida”, mas os constantes ganhos que aliados aos juros compostos constroem riqueza. Por isso são chamados de Profissionais. Mesmo assim, ainda existem especialistas em empresas iniciantes, mas eles são focados e conhecem bem o mercado de atuação da empresa e veem nela alguma vantagem competitiva. Assistam “Piratas do Vale do Silício” e vejam um encontro entre um investidor e Steve Jobs.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Concordo 100%.

      Mais small caps e menos nenéns, pelo menos para mim, porque operar sem histórico é tecnicamente muito complicado. Não gosto e nem recomendo.

      Abraço,

      Hugo

      Ps: valeu pela dica de filme. 🙂

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *