Vale a Pena Investir o Décimo Terceiro em Ações?

No primeiro post desta série, falei sobre como é importante investir o décimo terceiro salário.

No segundo, expliquei porque é melhor investir em fundos, principalmente ETF’s, em vez de aplicar tudo na poupança.

Neste último post, respondo a questão:

“Mas e se eu quiser investir TUDO em ações?”

Aí a coisa pode complicar.

Entenda que um investidor que já conhece o mercado de ações e portanto, já investe há algum tempo, com certeza pode e deve investir só nas ações.

Nesse caso, é claro que vale a pena aplicar o décimo terceiro na bolsa.

Tudo porque esse investidor já tem a experiência de comprar ações e por isso, sabe o que está fazendo. E quem sabe investir, sabe ganhar dinheiro.

Só que se você não sabe nada sobre ações ou acha que Bovespa é a capital de algum país por aí, então obviamente você não está preparado para investir em ações individuais.

A solução é aprender.

Mas e se você não tem tempo? E se não gosta do assunto?

Aí já era.

E se investir em fundos? Aí tudo bem.

E em ETF’s? Tudo bem também.

O problema é muito óbvio: o típico iniciante do 13o pode investir esse dinheiro apenas uma vez no ano e não pensar mais no assunto. Esse iniciante não quer complicações mas sim, apenas uma rentabilidade decente.

Tal rentabilidade decente pode ser alcançada com uma intensidade muito maior com ações, mas ao contrário dos fundos, elas requerem uma dedicação MUITO maior por parte do investidor. E como isso leva bastante tempo, as chances do iniciante fazer tudo errado, estudar pouco e perder dinheiro aumentam demais.

É verdade que qualquer um pode aprender a investir em ações individuais, estudar análise técnica, fundamentalista, padrões, backtests etc. Mas será que qualquer um tem o tempo (e o saco) necessários para fazer tudo isso?

É claro que não!

Por isso que esses investidores tem muito mais a ganhar seguindo o lado conservador, o dos fundos, explicados no post anterior. Justamente porque esses investimentos requerem pouca dedicação já que os gestores fazem tudo.

Lembre-se que uma das mais importantes características dos investidores, inclusive dos multi-bilionários, é a humildade.

Logo, se você não conhece uma aplicação e não quer dar 100% para conhecer, não tente virar um super herói: apenas aplique naquilo que for compatível com o seu estilo de vida e esqueça o resto. 

Não me leve a mal, ações são as melhores aplicações (pelo menos pra mim) mas elas requerem muito estudo e um preparo psicológico que a maioria das pessoas não tem ou não quer ter.

E se você for uma dessas pessoas, saiba que você tem muito mais a ganhar sendo humilde e investindo num fundo ao invés de dar um passo maior do que a perna naquilo que obviamente não serve para você.

Bons investimentos e humildade acima de tudo!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *