Porque o Seu Décimo Terceiro Pode Te Deixar Rico

A maioria das pessoas costuma gastar uma certa quantia de dinheiro todos os meses, ganha e gasta.

Às vezes sobra algum dinheiro e às vezes falta. No final das contas acaba tudo dando na mesma caso a pessoa tenha o mínimo de responsabilidade e planejamento.

Porém aí entra o décimo terceiro… mas não tem dinheiro faltando! E então, o que fazer?

Se você se comportou o ano todo, não comprou coisas inúteis que te deixariam feliz por apenas 15 minutos, não criou dívidas por desleixo ou “necessidade” (“Eu PRECISO daquele iPhone!”) e de modo geral, não foi um idiota, é possível pensar em se recompensar de algum jeito.

Não existe nenhum problema em pegar uma parte do décimo terceiro e comprar alguma coisa legal, tanto faz o quê.

Porém, esse blog é sobre investimentos e por isso, obviamente é esperado que eu diga que a maior parte deve ser utilizada para investir, afinal, você não sabe como será o futuro.

Então, aonde investir? E quanto?

A coisa mais comum hoje são casais e famílias que pegam uns 80% de seus décimos terceiros salários combinados e compram ações da bolsa de valores (ou ETF’s, iniciantes devem ficar com ETF’s). E com isso, começam a construir riqueza.

Tudo funciona mais ou menos assim:

O investidor pega o décimo terceiro e investe. Como ele não conseguiu economizar nada durante o ano todo, obviamente ele não poderá investir num futuro extremamente próximo.

Porém, quando uma pessoa começa a trabalhar, no começo é realmente difícil guardar dinheiro, mas conforme ela vai avançando em sua carreira, o dinheiro entra com uma maior facilidade e aí fica ainda mais fácil guardar.

É claro que tem sempre aqueles idiotas que dizem: “Duhhh, ganha mais dinheiro então o normal é gastar mais dinheiro! Ainda assim vou ficar empatado”. E não, não é assim, chega num ponto em que tudo a mais não faz muita diferença, a não ser que você tenha baixa auto-estima / vontade de se mostrar/ etc.

De qualquer forma, no caso do iniciante que tem apenas o décimo terceiro para investir, é legal o considerar apenas como um depósito inicial, um primeiro passo.

E conforme ele for aplicando mais, pode sentir na carteira as regalias de ser um investidor.

Ele vai receber dividendos e juros sobre capital próprio apenas por possuir as ações, sem fazer mais porra nenhuma. Já ouviu falar dos acionista ricos que assistem filmes o dia todo e ganham um dinheirão? É exatamente isso que qualquer um pode fazer: comprar ações e receber os lucros.

E o melhor é que investindo em ações, o efeito dos juros compostos entram em ação. Dessa forma em poucos tempo (se você investir mais, se deixar lá e esquecer vai levar um tempão) os seus 4 mil reais iniciais se transformarão em 8 mil reais. E depois 16 mil, 32 mil, 64 mil, 128 mil e até chegar em 1 milhão, dois, três e por aí vai.

Você pode começar a ficar rico investindo na bolsa com o décimo terceiro salário justamente porque esse dinheiro não é extremamente importante para a sua sobrevivência, ele é um extra.

Agora, se você não sabe cuidar das suas finanças, talvez não possa usar o 13o para investir em ações da Bovespa e se o fizer, fará de forma errada, apressada e depois colocará a culpa em terceiros.

Mas provavelmente não é o seu caso.

Então agora que você já sabe do enorme potencial em utilizar esse dinheiro de modo inteligente para criar riqueza no longo prazo, que tal investir dessa vez e deixar aquele smartphone pra depois? (Mesmo porque daqui 6 meses ele ficará totalmente ultrapassado) 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários Porque o Seu Décimo Terceiro Pode Te Deixar Rico

  1. DANIEL

    OLA ACHEI BASTANTE PROVEITOSO O ASSUNTO, POREM GOSTARIA DE SABER SE POSSO INVESTIR VALORES COMO QUINHENTOS REAIS OU MAIS E MESMO MENOS CONFORME FOREM SURGINDO, E SENDO UM INICIANTE NO RAMO COMO E ONDE INVESTIR. DESDE JA AGRADEÇO …

Os comentários estão fechados.