Porque Investir Em Uma Só Ação Pode Ser Ruim

Algumas pessoas dizem que um investidor de sucesso deve colocar todo o seu dinheiro numa aplicação só e prestar atenção nessa aplicação.

Ou seja, se a ideia for comprar ações da TMAR5 por exemplo, você irá comprar APENAS ações da TMAR5.

E as outras? Nem vai olhar para elas, afinal, o seu “casamento” é com a TMAR5.

Tanto faz porque alguém decide fazer algo do tipo e unir-se com um investimento, o que importa é que essa é uma idéia ruim e perigosa.

Existem basicamente duas razões para você ter mais do que apenas uma ação em sua carteira de investimentos:

É Preciso Diversificar Um Pouco

A primeira delas, mais conhecida, é o fator “quebra”.

Se algo acontecer com a empresa representada pela ação, talvez problemas judiciais, no setor ou até mesmo ataques terroristas por parte dos concorrentes, a sua empresa poderá ficar em maus lençóis.

E aí o seu investimento poderá se desvalorizar completamente.

Por isso que aquela frase de prestar atenção apenas em um investimento está simplesmente errada. Um investidor competente tem vários investimentos, ele não abusa deles e não sai por aí jogando dinheiro em qualquer coisa, mas ele diversifica sempre.

Diversificar demais será sempre burrice mas não diversificar nada pode ser suicídio.

É Patético Ignorar Outros Investimentos

Quando você acompanha apenas um investimento, no caso a ação da TMAR5, caso surjam outros investimentos melhores você não irá conhecê-los porque você só importa com as suas ações da TMAR5.

Logo, se chegar um momento em que a ação deixar de render bem, talvez você não seja capaz de perceber isso porque fica o tempo todo “namorando” a mesma ação.

E isso é perigoso pois você perde várias oportunidades de investimentos tão bons quanto ou até melhores do que o aquele que você já tem.

Portanto, entenda que é preciso prestar atenção no mercado em geral e não apenas em um único ativo. Um investidor inteligente está sempre de olho nas oportunidades que surgem diante de seu caminho.

Para terminar, tente sempre manter em sua carteira mais de uma ação. Cinco papéis de empresas de qualidade em cinco setores diferentes é um bom começo.

Além disso, preste atenção ao mercado como um todo, principalmente às concorrentes das empresas das quais você tem as ações, afinal, um dia elas podem ser investimentos melhores. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *