Quem coloca dinheiro em ações que custam poucos centavos pode achar que está fazendo um ótimo negócio.
Mas sabemos que na maioria das vezes isso não é verdade. 😉
O investidor de “micos”, apenas se mete em enrascadas e nunca ganha dinheiro no longo prazo.
Mas pensando nisso alguém pode perguntar:
“Hmm… se ações baratas são ruins, então teoricamente as ações caras devem ser boas, porque se elas fossem ruins, não seriam tão caras!”
Em parte esse pensamento está certo: dificilmente você encontrará uma ação por um preço muito alto representando uma empresa falida.
Mas as coisas não são bem assim porque uma ação “cara” pode estar apenas atrasando um desdobramento ou impedindo que os investidores mais humildes as comprem com facilidade.
Por exemplo, quando uma Petrobras da vida chega por volta de 70 reais, a empresa pode desdobrar suas ações para aumentar a sua liquidez no mercado.
Se a proporção for de 1 para 2, em vez de você ficar com as velhas 100 ações de 70 reais, a Petrobras te “dará” mais 100 ações, mas dividindo o preços delas.
Aí você fica com 200 ações de 35 reais em vez das 100 ações de 70 reais.
A princípio, fica tudo na mesma só que a liquidez melhora para todo mundo, inclusive para os investidores que antes não podiam gastar 7 mil reais num lote mas agora podem gastar 3500 no mesmo lote.
Além disso valor e preço são coisas diferentes.
Uma ação de uma ótima empresa que custa 35 reais pode render muuuuuuito mais do que uma ação de uma empresa ruim que custa 200 reais.
Levando esses fatores em conta podemos concluir que uma ação “cara” não é vantagem para ninguém.
Portanto, se você estiver perto de comprar uma ação que custa 200 reais, não fique feliz porque ela é uma super ação.
Isso não é necessariamente verdade porque ela pode apenas estar precisando de um desdobramento ou os donos da empresa não querem facilitar a negociação de suas ações, o que é ruim para os investidores mais humildes.
Um caso famoso é o da empresa do Warren Buffett, a Berkshire Hathaway, que manteve preços altíssimos das ações por um tempão e apenas recentemente resolveu desdobrá-las… por problemas de liquidez.
Então agora você já sabe: valor e preço são coisas diferentes.
Logo, da próxima vez que for comprar uma ação, não compre logo a que tem os preços mais altos pois levando em conta apenas os preços, a vantagem da operação é inexistente.
Muito ótima a sua esplicação.