Porque a Tabela Cheia da Bovespa é Ruim?

Falei há um bom tempo atrás sobre como funciona a tabela cheia da bovespa.

Nesse meio tempo muitas pessoas me enviaram e-mails argumentando que a tabela cheia é muito boa para os investidores iniciantes e que sem ela não daria para investir.

Ok, isso pode até ser verdade.

Mas o que esses investidores não sabem é que a tabela cheia da bovespa serve apenas para quem quase não tem dinheiro. Mesmo se algum desconto gordo for dado ao investidor.

Na verdade esse é um dos melhores exemplos para aquela frase: “quando o barato sai caro”, porque no começo você realmente vai gastar pouco mais depois, os custos serão muito altos.

E tem outra, a vantagem da tabela cheia dura por apenas algum tempo. Afinal, poucos investidores continuam investindo quase nada por mês durante muito tempo.

A maioria pega gosto pela coisa e dá um jeito de investir cada vez mais.

E enquanto investir mais não faz diferença nenhuma nos gastos do aplicador que usa corretagem fixa (tirando os gastos com emolumentos, que são super baratos, mas aumentam), aquele que aplica mais usando a tabela da bovespa, cheia ou não, acaba pagando cada vez mais, muito mais!

Por isso que o barato sai caro. O investidor pode ficar com a impressão de que está fazendo um ótimo negócio pagando apenas 2 reais por ordem executada, mas esse preço aumenta e muito conforme as quantias aplicadas aumentam.

Esse é o motivo pelo qual a tabela da bovespa é ruim, no longo prazo ela é cara demais para o investidor.

As únicas pessoas que devem utilizá-las são aqueles que podem investir menos do que 135 reais por mês. E olha que quem investe só isso ainda precisa pagar pelas taxas de custódia, afinal, com corretagens baratas, como é que a corretora vai ganhar dinheiro?

Então é isso, ao fazer a decisão sobre usar corretagem fixa ou a variável, pense nos gastos no curto, no médio e mais importante, no longo prazo.

Preste muita atenção porque em pelo menos 80% dos casos, vale muito mais a pena para o investidor modesto começar com uma corretora fixa com taxas super baratas (como por exemplo 5 reais) do que pagar apenas 2 no começo e acabar tendo que abrir uma outra conta em uma outra corretora para não pagar 50 vezes isso no futuro.

Depois não diga que eu não te avisei. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *