Como Funciona a Tabela Cheia da Bovespa?

A famosa tabela cheia da Bovespa é totalmente variável.

Ou seja, se você opera valores pequenos de dinheiro, a corretagem será bem pequena.

E conforme o volume operado for aumentando, você precisará pagar mais para operar suas ações.

Agora, esse sistema é ótimo para investidores com quase nada de dinheiro. Mas depois que você começa a operar um pouco mais do que praticamente nenhum centavo, os custos sobem dramaticamente.

Para ilustrar, note que na tabela abaixo, quem gasta até 135,05 reais precisa pagar apenas 2 reais e 70 centavos de corretagem, o que não é ruim.

Afinal, se as corretoras da bolsa de valores mais baratas oferecem no mínimo custos de 5 reais por ordem, pagar metade disso é interessante.

Porém, ainda existe uma outra possível vantagem: muitas corretoras oferecem um desconto nessa tabela da Bovespa, ou seja, com pouco dinheiro o investidor paga taxas ainda menores.

Já encontrei corretoras oferecendo descontos de 50% à 70% para os clientes. Quem procura bastante ou tem contatos com profissionais da área pode encontrar até mais do que isso. Logo, se você também não precisar arcar com as taxas de custódia, é um bom negócio.

Mas tudo piora depois porque acima de 135,05, a taxa aumenta irracionalmente.

Se você opera 500 reais por mês, precisará pagar 10 reais de corretagem e mesmo com um desconto de 50%, ainda assim pagará 5 reais, o que muitas corretoras com planos de taxas fixas já cobram.

Ou seja, nesse nível a tabela da Bovespa não é mais vantagem nenhuma. Tudo bem que não chega a atrapalhar mas também não ajuda em nada.

Só que acima disso as taxas vão piorando rapidamente. Em pouco tempo você será obrigado a pagar 20 reais numa ordem de compra ou venda de ações que custaria apenas 5 reais numa corretora sem a tabela.

E quando isso acontecer, será melhor esquecer a história toda e correr para as corretagens fixas de 5, 10 ou 15 reais oferecidas em qualquer lugar por aí.

Para terminar, é fácil classificar a tabela cheia (ou com desconto) da Bovespa:

Ela funciona muito bem para pessoas com poucos recursos, normal para investidores com recursos médios e terrivelmente mal para todos acima disso.

Meu conselho?

Invista o que você tiver num fundo de ações e se quiser operar ações individuais depois, junte um dinheiro que justifique um serviço de corretagem fixa e fique longe da variabilidade das tabelas da Bovespa.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *