Porque Investir Demais no Tesouro Direto é Ruim

Já escrevi alguns posts falando do quão útil é o Tesouro Direto para os investidores iniciantes.

A verdade é que os títulos públicos são uma opção muito boa para os investidores da bolsa de valores diversificarem os seus investimentos.

Ouviu o que eu falei?

“Para investidores da bolsa de valores diversificar os seus investimentos.”

Ou seja, esse é o maior trunfo desses títulos de renda fixa. Porém, eles não podem ser vistos como o único investimento que existe, não. A bolsa de valores é fundamental para gerar dinheiro.

A explicação é simples: o Tesouro Direto, apesar de seguro e rentável, ainda rende pouco para o investidor. Como eu já falei algumas vezes, você precisa investir mil reais por mês durante uns 30 anos para conseguir 1 milhão de reais.

E existem dois problemas com essa estratégia. A primeira é que nem todos os investidores podem gastar mil reais em Tesouro Direto todos os meses.

E o segundo problema desse investimento é óbvio… 30 anos?? Você quer esperar 30 anos até ter dinheiro? Se você tiver 20 anos ao começar a aplicar mil reais por mês (o que é super raro), você terá um dinheiro bom apenas aos 50 anos!

Considerando que esses mil reais poderiam ser usados para a sua vida atual, é meio besta pensar em investir tudo no Tesouro Direto. Você estará sacrificando sua juventude para ter apenas 1 milhão de reais (em 30 anos isso valerá muito pouco por causa da inflação)!

Então é por isso que pegar TODO o dinheiro e investir TUDO no Tesouro Direto é uma idéia ruim.

Um investidor normal precisa diversificar não apenas as variações do mesmo investimento, mas sim, investimentos diferentes. E aí entra o Tesouro Direto, ações da bolsa de valores, ETFs de índices da Bovespa, e várias outras coisas.

Mas jogar todo o dinheiro na renda fica além de ser uma idéia ruim, te renderá muito pouco em muito tempo.

Sendo assim, não tente ser conservador demais, seja um investidor racional e aplique no mínimo 30% do seu dinheiro na bolsa de valores. Se você souber investir bem e tiver estudado, esses 30% irão fazer muito mais do que os 70% que você aplicou em qualquer desses títulos públicos.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *