Se você é um antigo investidor das cadernetas de poupança ou apenas quer começar a investir em títulos públicos não importa, você quer saber como investir no tesouro direto.
Muito bem, por onde começar?
Antes de tudo é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores.
Eu sei, isso é chato. Afinal para abrir uma poupança é só chegar lá e… é basicamente só isso. Mas tudo bem.
Como não existe outra maneira de investir no tesouro direto, é preciso abrir uma conta numa corretora porque são eles quem farão a custódia dos seus títulos públicos do tesouro direto.
Parece complicado mas realmente não é. Porém, é um pouco demorado.
Para abrir uma conta em uma corretora você precisa encontrar uma que seja de confiança e que ofereça baixas taxas de custódia para manter os títulos do tesouro direto.
Existem muitas corretoras para você deixar os seus títulos. Algumas são até integradas ao tesouro direto para que você possa comprar os títulos diretamente com a corretora.
Ok, depois de escolher a corretora. É preciso enviar alguns documentos e esperar até que a conta seja ativada. Quando isso acontecer, você deverá enviar dinheiro para a corretora, seja por DOC ou transferência bancária.
Aí é hora de se cadastrar no site do tesouro direto.
Infelizmente você precisará esperar ainda mais para poder investir. Mas quando o tesouro vincular a sua conta na corretora com o cadastro do tesouro direto, basta começar a comprar os seus títulos.
Lembrando que a maioria das corretoras e o próprio site do tesouro direto explicam este processo todo com um grande nível de detalhamento, afinal, cada corretora tem o seu passo a passo e o tesouro não pode fornecer dados genéricos para todas.
Portanto tenha em mente o seguinte:
- Você precisa escolher uma corretora que seja barata, com baixas taxas de custódia / administração
- É necessário fazer o cadastro na corretora, enviar os documentos e esperar
- Aí com o cadastro no site do tesouro direto você liga uma conta à outra
- Então é só esperar o código para ativar tudo e comprar os títulos
Com certeza investir no tesouro direto é muito mais trabalhoso do que investir na poupança mas é um processo de uma vez só e depois é só comprar tudo pela internet.
No final das contas nem será muito trabalho para quem receberá o dobro de rendimentos do que a poupança paga. 😉
Enfim…
Se você tiver perguntas sobre o assunto, não deixa também de conferir esse post com dúvidas sobre o tesouro direto.
Preciso que tire uma duvida, hoje recebi o e-mail de uma corretora que me cadastrei, fui aprovado, mas o que quero saber, é vale a pena investir em tesouro direto, porque tenho vinte e poucos anos, ganho pouco, mas gostaria de comprar titulos do tesouro todo o mês, dá pra comprar com 100 reais todo o mês? O que devo fazer? Oo
Oi Roberto,
Recomendo que leia este post para descobrir se vale a pena ou não: http://www.comoinvestirnabolsadevalores.com/dias-renda-fixa-estao-contados/
Agora, você pode comprar no mínimo 0,2 (20%) de um título por vez, logo, depende do título.
Abraço,
Hugo