O Que é Uma IPO?

Talvez você já tenha ouvido falarem nas IPOs para os investidores da bolsa de valores, ou, de forma errada, nos IPOs.

Legal, mas o que é uma IPO?

IPO é a sigla para o termo em inglês: “Initial Public Offering”, ou seja, a “Oferta Pública Inicial” das ações de uma empresa qualquer.

Para entender, considere uma empresa que deseja listar algumas (ou mais) ações na bolsa de valores, ela as cria e então, precisa vendê-las.

O problema é que o mercado de ações é um lugar onde investidores vendem e compram ações entre si e não diretamente das empresas.

Por isso é necessário fazer uma IPO para distribuir essas ações, ou pelo menos uma grande parte delas, para as pessoas criarem um mercado entre elas.

Agora, se você já investe em ações, provavelmente já viu algum aviso de IPO na tela do seu home broker.

Às vezes aparecem algumas mensagens dizendo que a empresa X está querendo abrir o seu capital ou então, apenas deseja criar mais ações. E aí, surge o convite para que você compre ações novas de uma empresa nova ou ações novas de uma empresa velha.

Normalmente o número de ações e até o valor máximo a ser investido fica limitado por CPF. Dessa forma elas são distribuídas mais uniformemente pelos investidores em vez de apenas serem vendidas para alguns poucos milionários malucos por IPO’s.

O chato é que costumam existir também valores mínimos de compra que podem ser muito menos “mínimos” do que muitos gostariam. E como não existe “mercado fracionário de IPO’s”, ou você paga o valor mínimo ou espera que a ação seja lançada e a compra no mercado normal depois.

Isso tudo parece ser simples e realmente é. Na maioria dos casos as empresas e corretoras ajudam o cliente a entrarem numa IPO com todas as instruções necessárias.

O chato é que investir numa IPO pode ser muito perigoso.

E é por isso que eu não recomendo esse tipo de operações para iniciantes e nem para muitos investidores mais avançados. Afinal, se até o Warren Buffett não acha inteligente investir em IPO’s, o mínimo que você deve fazer é ser extremamente cuidadoso com elas.

Lembre-se: a bolsa de valores não é lugar feliz para aventureiros mas sim, apenas um cemitério para as suas carteiras. 😀



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *