Porque Ser Um Day Trader é Uma Idéia Idiota

Eu realmente não consigo entender porque tantos investidores e operadores iniciantes insistem nos day trades.

A maioria começa querendo investir mas em poucos dias, só pensa nos day trades, operações rápidas que começam e terminam no mesmo dia.

Agora, eu sou a última pessoa do mundo a dizer que operar na bolsa é uma idéia ruim, mas porque precisa ser através de day trades? Porque não investir um pouco de dinheiro todos os meses?

A verdade é que de todas as modalidades de operações na bolsa de valores, o day trading é de longe a pior e, ironicamente, a mais popular.

Mas não fique confuso pois eu vou explicar agora porque virar um day trader é uma idéia horrível para pelo menos 95% dos investidores.

E começarei com as tristes taxas de corretagem…

O Custo da Brincadeira

O investidor comum pode até comprar ações diferentes todos os meses, mas de modo geral, não costuma movimentar um volume muito grande.

Esse investidor enviará poucas ordens para a bolsa porque é assim que a análise fundamentalista (ou tecno fundamentalista) funciona. E para quem tem pouco dinheiro, essa modalidade é a ideal.

Um position trader por outro lado, que é um investidor de longo prazo mas nem tanto, precisa gastar um pouco mais porque ele opera um pouco mais também. Mas mesmo nesse caso, os custos ainda serão baixos.

Por isso que qualquer um pode investir como position trader ou como investidor comum: simplesmente porque é barato e acessível para todos.

Mas conforme a duração das operações diminui, as coisas se complicam.

O swing trader faz várias operações por semana e com elas, os custos aumentam. Dá para levar na boa se você tiver mais de 10 ou 15 mil reais mas definitivamente a brincadeira encarece.

Porém, quando um day trader vai operar, a coisa quebra de uma vez!

Para efeito de comparação, um investidor normal quase nunca irá gastar mais do que 100 reais por mês de corretagem, e isso se operar MUITO MESMO. Só que um day trader pode gastar isso em um único dia!

E os típicos caras que querem virar day traders não tem dinheiro. Logo, enquanto todos estão investindo 100 reais por mês na boa, os day traders não conseguem operar com menos de 100 mil reais, o que ainda é pouco!!

Agora me explica: como é que alguém vai conseguir fazer day trades na bolsa de valores se precisa gastar até 100 reais por dia com taxas de corretagem? Não é apenas inviável mas também, totalmente impossível.

E olha que ainda tem um outro problema…

Apenas Outro Emprego

O outro ponto negativo é: um day trader é um empregado dele mesmo.

Enquanto um investidor ou até um position trader trabalham para si mesmos, como se eles fossem os chefes de si mesmos, um day trader é apenas um escravo de sua própria profissão.

Investidores trabalham pouco, position traders também. Eles pensam no custo benefício dos investimentos e por isso, tem muito tempo livre. Exatamente como bons empresários que não são obcecados com o trabalho.

Mas um day trader acorda na mesma hora que todo mundo, trabalha na mesma hora que todo mundo e age como todo mundo. A única diferença é que ele faz isso na sua própria casa e de forma autônoma.

Ahh é, se ele for muito competente e já tiver muito dinheiro, poderá ganhar mais do que todo mundo… mas isso apenas se a dedicação for total e ele possuir pelo menos 500 mil reais para operar, uma quantia que a maioria dos day traders não consegue nem imaginar.

Por esses motivos a ideia de ser um day trader não é boa: é caro demais, você trabalha feito um empregado comum e se não for totalmente dedicado, não vai ganhar muito dinheiro.

Quem não quer entrar de cabeça nos day trades e não possuir as condições de gastar pelo menos 10 vezes mais em corretagens e despesas (softwares e dados) do que os investidores e position traders, terá problemas graves.

Portanto, pense muito bem antes de fazer day trades pois para 95% das pessoas, essa é uma idéia muito cara e idiota.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


11 Comentários Porque Ser Um Day Trader é Uma Idéia Idiota

  1. joao

    Bom post hugo, mas com ressalvas. Essa realidade de custos se aplica à nossa BMF, e no mundo da internet esse n é o único mercado pra operar.

    Particularmente, pra mim DT só compensa se a frequência dos trades vencedores for boa o suficiente para a rentabilidade superar MUITO a de operar no long term. No meu caso, que usa o tamanho do stop pra determinar o PS, short term com seus stops menores fica bem atrativo, pq permite um PS maior…. e ganhos maiores (e mais frequentes).

    Fora que no FX, por exemplo, os custos são proporcionais à sua conta.

    O problema do DT é que ele é uma tentação constante dos pecados capitais de um trader: overtrading, stress, alavancagem alta, emocional, etc… é um ambiente de muita pressão, coisa q pra um novato pode ser a morte.

    Mas se o cara tem a cabeça no lugar, um mercado com custos atrativos e disposição pra isso, não vejo pq ele não operar no curto prazo, e assim ganhar mais e com mais frequencia.

    1. Hugo Teixeira

      Só que aí entra aquilo que eu falei no post da sorte do iniciante pobre:

      Ele tem pouco dinheiro e por isso, sofre menos pressão no começo já que ele precisa se planejar muito.

      Só que operando DT na Bovespa, além dos custos tem o fator “perda de tempo” e o fator “taxas”.

      Primeiro as taxas: tem a corretagem e a slippage que matam qualquer um com pouco dinheiro. E a perda de tempo é que se você começar com 5k e triplicar isso num ano, você fica com 15k, o que não chega nem perto de ser alguma coisa. Seria muito melhor aproveitar esse ano fazendo outra coisa do que trabalhar por migalhas na frente do HB o dia todo.

      E DT no FX não é quase nada diferente porque apesar de não ter corretagem, tem os spreads, que são ainda piores… e o que você disse, as tentações.

      Ah sim, você mencionou também que é bom para quem “tem a cabeça no lugar”, verdade, só que a esmagadora maioria dos iniciantes não tem o preparo psicológico para fazer DT, e você precisa ter a cabeça super no lugar para ser um position trader, imagina para fazer DT! Por isso que eu NUNCA vou recomendar começar fazendo DT com um capital baixo ou até um capital decente porque eu sei que as chances de sucesso da maioria dos investidores são superiores em escalas temporais maiores.

      Lembrando que esse site é para investidores iniciantes, para traders iniciantes leitores do SM aí a coisa pode mudar, mas isso é outra história. 😉

      1. joao

        é, acredito que a maioria dos leitores daqui sejam “exilados” do SM.

        Agora a questão da perda de tempo é importante, não tinha pensado nisso. Ou seja, se é pra operar com pouco capital, pelo menos não perca tempo. Essa é mais uma vantagem do long term.

        Reformulando: capital legal + psicológico decente + um método operacional válido… não tem motivos pro cara não querer um timeframe onde a incidência dos juros compostos seja mais frequente, e o PS geralmente maior.

        1. joao

          … e já que é um blog pra iniciantes, seria muito adequado focar (ainda mais, pq ja teve post sobre o assunto) nesse caminho difícil de juntar o “capital legal”.
          Acho que não deve ter muita coisa além de poupar uma parte do seu salário + algum negócio extra (vendas?).
          E pra universitário então, a coisa complica mais hahahahaha!

          1. Hugo Teixeira

            Na verdade os “exilados” do SM não são maioria dos leitores mas sim, a maioria nos comentários.

            E isso acontece porque eu Senhor Mercadizei esse blog para iniciantes, o que não fez muito sentido. De qualquer forma, isso vai mudar logo logo. 🙂

            E sim, algumas dicas eu pretendo dar, mas lembro que você já recebeu uma das melhores: livro batman no amazon + ml + rezar pro bc parar de estragar o real para que seja possível usar o batman pra ganhar dinheiro. 😛

  2. Felipe Graton

    Olá Hugo, como sempre estou por aqui lendo seus textos e os livros que indica, hoje me deparei menos interessado em swing trades e mais interessado em position, visto que começarei com baixo capital (5k) e sou universitário, acho que se encaixaria no meu perfil, de qualquer forma, poderia me indicar livros/ebooks/qualquercoisa com conhecimento específico ou médio/avançado sobre position trades?

    Obrigado!

    1. Hugo Teixeira

      Oi Felipe,

      Conhecimento ESPECÍFICO sobre position trading é complicado, mesmo porque o que mais vende é material pra quem quer operar no curto prazo.

      Mas a diferença entre swings e positions é basicamente a parte técnica e o position sizing. Por exemplo, num swing você usa MACD de um valor mais curto e um position sizing de menor risco, tipo 1,5%. Já no position você usa um MACD de valor mais longo e um risco maior, tipo 2,5%.

      O que muda são os valores porque fundamentalmente as duas modalidades são muito parecidas.

      Eu sugiro baixar o amibroker, os dados gratuitos do grapheroc e fazer backtests, você vai aprender mais assim. 😉

      Abraço,

      Hugo

  3. joao

    valeu hugo! E quanto a SMzação do blog…. ah, é inevitável. Rsrsrsrsrs é bem melhor do que ficar sempre respondendo às perguntas do tipo>

    “quanto começar?”
    “indique livros de AT”
    “essa ação é boa?”
    e bla;

    rsrs, mas o blog é seu mesmo. Eu sou fã de qualquer jeito;

  4. Anderson

    Escrevendo bem pra caramba como sempre Hugo, parabéns! Seu blog é uma leitura cativante e de qualidade.

    Pois é… eu também comecei com a idéia de fazer dt só porque sabia um pouquinho sobre a bolsa e tinha lido dois livros sobre o assunto. Comecei achando que ia mandar bem pra caramba, e adivinha? estava enganado!

    Mas foi bom! Certas lições são melhores quando sentidas na pele. Depois fui buscar aprender mais e acabei achando o SM final de 2010. SM levou ao Vela e Pavio, e hoje tenho um conhecimento que jamais teria se não tivesse tomado aquelas pauladas com day trade! 😉

    Abraço!

    1. Hugo Teixeira

      Como diz o ditado:

      “É se fazendo merda que se aduba a vida.”

      …e que se aprende que DT não é pra a maioria dos investidores.

      Obrigado pela audiência e pelos comentários @ todo mundo 🙂

      Abraço,

      Hugo

Os comentários estão fechados.