Estou Ganhando Dinheiro na Bovespa, e Agora?

Muitos investidores estão acostumados a perderem dinheiro.

Quando um iniciante entra no mercado de ações, ele não sabe de nada e por isso, perde o que tem.

Mas quando ele começa a ter um sucesso aqui e outro ali, as coisas podem ficar igualmente complicadas.

Porque? Uma simples questão de falta de paciência.

Se o investidor iniciante percebe que teve um lucro de 5%, ele talvez fique com medo de perder esse lucro e aí, vende tudo para garantir o dinheiro.

Só que isso é um erro porque nada garante que esses 5% não se transformarão em 10%, 15% ou até mais se ele for um pouco mais paciente.

Então podemos concluir que o investidor não deve vender uma ação que está subindo mas sim, apenas quando ela começar a apresentar um prejuízo em relação a sua máxima mais recente. Por exemplo, você pode vender as ações quando elas caírem mais de 10% dessa máxima.

Mas essa também não é uma solução ideal para alguns porque existem investidores de longo prazo e operadores de curto prazo. Sendo assim, as coisas são diferentes para os dois.

No caso do investidor padrão, quando ele está ganhando dinheiro, ele não faz mais nada. Apenas continua ganhando dinheiro “ad infinitum” ou até que alguma coisa aconteça com a empresa que o force a vender as suas ações.

Até esse momento, o investidor apenas aguarda, ele já está ganhando, então porque terminar com a aplicação?

Com o trader a coisa é um pouco diferente, o prazo para ser mais exato. Enquanto o investidor fica com as ações contanto que a empresa que as lançou se mantenha firme e forte no mercado, o trader (operador da bolsa de valores) precisa ficar sem fazer nada também até o momento em que os preços caírem.

Como falei, uma queda de 10% é uma boa indicação de que o trader deve sair da operação. Pode ser apenas uma crise passageira ou um mau humor do mercado, não importa, o trader deve sair sempre.

Agora, se você for pensar, essas coisas não incomodariam o investidor comum. Mas lembre-se de que o investidor se preocupa com a empresa diretamente e o trader se importa apenas com os preços.

Porém, nos dois casos, o conceito base é esse: enquanto você estiver ganhando dinheiro na Bovespa, não faça nada, apenas continue aproveitando a viagem e é claro, ganhando cada vez mais dinheiro, sem ficar impaciente.

E quando os ventos mudarem para pior, dê um “stop loss” no seu investimento para evitar que as perdas cresçam ainda mais e novamente, procure uma nova e mais atraente aplicação.

Simples assim. 🙂



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


2 Comentários Estou Ganhando Dinheiro na Bovespa, e Agora?

  1. marcelo

    legal , vou fazer o curso de day trade, quero ser autonomo,desejo com o tempo ganhar milreais pordia é possivel ?, desde ja agradeço sua resposta…

    1. Hugo

      Oi Marcelo,

      Eu já escrevi vários posts sobre day trading, acho que você deveria dar uma lida neles (use o search) antes de considerar essa modalidade, já que existem outras bem menos trabalhosas e mais rentáveis.

      De qualquer forma, 1k por dia de MÉDIA é totalmente possível dependendo do seu capital, na verdade levando isso em conta 1k pode ser um valor pequeno demais. Porém, é em MÉDIA pois será impossível ganhar +1k todos os dias e nunca perder nada. Mesmo assim, para operar nesses níveis você vai precisar de uma boa grana, pelo menos 1kk.

      Abraço,

      Hugo

Os comentários estão fechados.