Ações e Opções da Bovespa: Qual é a Diferença?

A palavra “ação” já é muito popular entre os investidores, eles compram ações na bolsa de valores.

Alguns já ouviram falar nas opções mas não entendem o que é isso. Eu não os culpo.

Se você parar para pensar, tanto “ação” quando “opção” são palavras horríveis para se dar para pedaços de empresas e sobre os seus derivativos.

Porém, uma ação é exatamente isso, um pedaço de uma empresa. Como já falei várias vezes antes, quando você compra ações da Gerdau, você está comprando um pedaço da Gerdau.

Aí, se essa empresa fizer grandes lucros, eles te darão a sua parte (a parte do acionista) em forma de dividendos e juros sobre o capital próprio.

Agora uma opção de ações da bolsa de valores tem um outro propósito além de complicar a cabeça do investidor.

Uma opção é exatamente isso, uma opção de fazer alguma coisa.

Para ilustrar, imagine que você tem uma ação de 30 reais que você acha que vai se valorizar demais no futuro. Um dos jeitos de ganhar dinheiro com isso é comprando a ação.

Mas e se você não tiver o dinheiro?

Compre opções!

Se você comprar uma opção de compra, você terá o direito de comprar no futuro a ação pelo preço de hoje. Ou seja, basicamente quem tem opções pode escolher se paga o preço mais alto ou o mais baixo.

A diferença entre ações e opções é gigante. Mas a maior é que enquanto ações, futuros e forex existem apenas por si, as opções dependem totalmente da existência das ações. Por isso que você diz que comprou opções da Petrobras e etc.

Só que na verdade que diz isso está realmente querendo dizer que comprou opções de compra ou de venda sobre as ações da Petrobras.

Voltando ao exemplo. A ação custa 30 reais hoje e você acha que vai subir, você compra uma opção que te dá o direito de comprar as ações por 32 reais (lembre-se, ela custa 30 hoje), que estará barata porque ninguém vai querer o direito de pagar 32 por algo que vale 30 hoje.

Mas e se no futuro os preços subirem para 40 ou 50 reais? Aí você tem o direito de comprar essas ações de 40 ou 50 reais pelos 32 reais que a opção te dá o direito. Aí basta comprar tudo pelo preço baixo de 32, vender pelo preço alto de 40 ou 50 e ficar com a diferença.

Viu como as opções são úteis? Com elas um investidor pode utilizar as ações de maneiras variadas. Portanto, agora que você já sabe a diferença entre uma e outra, pode concordar quando eu digo que as opções são o “Robin” das ações da bolsa de valores. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *