Mercado de Ações e o de Futuros: Qual é a Diferença?

Como falei há um tempo atrás, o próximo passo da educação de um investidor é o mercado de opções e não o de futuros.

Logo, um investidor que está entediado com as ações, pode estudar as opções.

Porém, existem outros mercados totalmente diferentes que podem também ser uma alternativa ao trader que está cansado das mesmas coisas o tempo todo.

No caso existem principalmente o mercado de futuros e o mercado forex.

Nesse e nos próximos posts falarei sobre a diferença desses mercados entre o de ações e entre eles mesmos.

E começo com o de futuros.

A maior diferença entre esses dois mercados é que a análise fundamentalista utilizada para ações, simplesmente não funciona com futuros. Ações representam empresas e contratos futuros representam produtos a serem entregues numa data futura.

E não tem como analisar fatores empresariais de algo que não é uma empresa.

Por isso que futuros não pagam dividendos, juros sobre capital próprio. Não existem acionistas de futuros porque futuros não são ações e etc.

Mas de um ponto de vista técnico, ou seja, para traders, o mercado futuro e o de ações funciona da mesma maneira porque os gráficos são parecidos.

Os padrões funcionarão, os indicadores e osciladores também funcionarão. A parte técnica e gráfica de todos os mercados é muito parecida e por isso, traders podem ir de um mercado para outro sem terem grandes dificuldades para se adaptarem.

Outra diferença marcante entre os futuros e as ações é que existem bem menos futuros do que ações. Um trader com uma grande memória pode até lembrar todas as ações da Bovespa mas não é tão difícil memorizar os contratos do mercado de futuros.

Existem variações de ações, por exemplo PETR3, PETR4 e etc. E os contratos também as apresentam, só que muda a data. Por isso você tem um contrato de boi gordo para esse mês, depois para outro mês e por aí vai. É um sistema mais simples do que parece realmente.

E para terminar, é super mais fácil operar vendido e usar alavancagem nos futuros do que nos mercados de ações. Para completar essa facilidade para operar, as taxas de corretagem costumam ser mais competitivas para traders iniciantes.

É verdade que os ativos negociados na BM&F podem ser mais complicados de serem operados se formos comparar com o mercado de ações, mas é inegável que pode ser de grande valia para um trader entender como esse mercado funciona e até operar nele.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *