Indicadores e Osciladores: Qual é a Diferença?

Quando falamos de análise técnica, necessariamente pensamos em osciladores e indicadores.

O problema é que os dois são apenas um monte de linhas que às vezes se cruzam.

Tudo bem que esses cruzamentos oferecem grandes oportunidades para os investidores da bolsa de valores comprarem e venderem ações mas mesmo assim a dúvida fica:

“Na análise técnica, qual é a diferença entre indicadores e osciladores?”

A resposta mais simples é que indicadores indicam pontos de compra e de venda depois que algo aconteceu enquanto os osciladores oferecem esses pontos mais cedo, ou seja, eles tentem prever o que vai acontecer.

Vou explicar agora um por um.

Um indicador pega os dados do ativo a ser operado (não importa se é uma ação, opção ou forex porque a análise gráfica funciona em qualquer coisa) e gera um sinal de compra e de venda assim que informações óbvias são mostradas nos gráficos.

Por exemplo, se você usar um bom indicador num gráfico, assim que uma resistência ou um suporte forem rompidos, o indicador irá gerar um sinal. Isso pode levar alguns dias mas o sinal quase sempre é gerado.

Agora, o oscilador não demora tanto para gerar algum sinal de compra ou de vende porque ele tenta prever os movimentos.

A maneira mais famosa de prever esses movimentos é com as divergências nos preços.

Como já expliquei, o MACD é especialmente bom nisso.

Se os preços estão cada vez mais baixos e o MACD também, então azar. Mas se os preços continuam caindo e o MACD para de cair, isso fornece uma dica de que a tendência poderá mudar.

Infelizmente muitos sinais gerados dessa forma, antes dos fatos serem confirmados, acabam sendo falsos e por isso, um operador da bolsa de valores pode acabar ficando muito tempo entrando e saindo de um ativo sem acabar indo para lugar algum.

Essa é a diferença entre os indicadores e osciladores.

Honestamente não existem muitos pontos positivos e negativos contra as comparações porque, apesar de serem diferentes, indicadores e osciladores da análise técnica costumam produzir resultados semelhantes.

Sendo assim, se você prefere indicadores do que osciladores e vice-versa, tanto faz. Apenas opere com o que funciona melhor para você. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *