Muitos investidores conhecem o famoso termo “buy and hold”.
Ou seja, você compra as ações como se estivesse casando, para o longo prazo.
E aí, todos os meses você compra ainda mais ações, sempre das mesmas.
Mas e daí? Será que investir dessa forma para sempre é uma boa idéia? E mais importante, será que é seguro para o investidor?
A resposta é: pode ser, mais é preciso tomar cuidado.
Um investidor que compra as ações mais depois não faz mais nada, está se pondo em risco.
A idéia é simples, se você investe em alguma coisa, algum motivo para esse investimento ter sido feito deve existir. Mas e se do nada esse motivo deixar de existir?
Vai que você comprou as ações porque um produto revolucionário estava para ser lançado, mas e se esse produto for um fracasso e os lucros da empresa forem ruins? Será que ainda valerá a pena manter essas ações para o longo prazo?
Acho que não.
O problema que eu percebo é que quando alguém investe, esse alguém passa a acreditar que tudo dará certo, não importa o que ele pense ou faça.
E isso é mentira, é errado.
Se o investidor aplicou uma boa parte do seu dinheiro em um investimento, ele tem a obrigação de prestar atenção nesse investimento.
Quando um investidor aplica na soja, ele precisa ficar de olho na soja, nos relatórios de safras e tudo mais. Ele não pode apenas esquecer que ela existe e torcer para que fique milionário depois de alguns anos, ele precisa prestar atenção para o caso de precisar fazer alguma coisa caso o investimento não funcione.
A mesma coisa acontece com as ações da Bovespa. Se ações representam uma empresa, você precisa ficar em cima dela, saber como estão as coisas e tomar suas precauções.
Só porque alguns compram ações como se estivessem casando com elas, não significa que de vez em quando algum “divórcio” não deve ser feito. É o seu dinheiro e se as coisas mudarem, você precisa esquecer o longo prazo porque não existirá longo prazo se as coisas explodirem no curto.
Invista pensando no futuro mas com os olhos no presente.
Excelente!!
Obrigado!!
🙂