Ordem à Mercado ou Limitada: Qual é a Diferença?

Quando nós vamos comprar ações, normalmente usamos um dos dois tipos de ordens de compra.

Ou uma ordem à mercado ou uma ordem limitada.

Você apenas que investir em ações e por isso, talvez nem queira perder tempo com essas definições.

Mas mesmo assim nada vai mudar o fato de que você precisa saber a diferença entre elas, pelo menos se você quiser comprar as ações sem erros.

E então, qual é a diferença entre elas?

Primeiramente uma ordem limitada é quando você quer comprar uma ação por um valor exato.

Por exemplo, se a VALE5 está custando 25 reais mas você quer comprá-la por 18 reais, basta enviar uma ordem limitada. Um lance de compra para 18 reais.

É praticamente impossível que você consiga comprar por 18 reais uma ação que está sendo negociada por 25 reais mas caso alguma tragédia aconteça, talvez você dê sorte.

Mas então, se a ação custar os mesmos 25 e você quiser um desconto, é possível colocar uma ordem limitada em 23 reais ou 24,50. Dessa forma, se a ação se desvalorizar apenas um pouquinho, sua ordem será completada, pelo menos uma parte.

Isso acontece porque se você disser que quer investir nas ações por 24,50 e você acabar com 70% da compra total mas depois disso o preço cair para 24.49, você ficará sem os 30% restantes. Por isso a ordem limitada é bem específica (e bem chata na minha opinião).

Felizmente existem também as ordens à mercado.

Com uma ordem a mercado de compra, você compra pelo preço que estão dispostos a vender a ação. E com uma ordem a mercado de venda, você vende pelo preço máximo que estão dispostos a pagar pela ação.

Então, se a VALE 5 custa 30 reais e você mandar uma ordem à mercado, você pegará as VALE5 por um preço muito próximo de 30 reais.

Normalmente você pode acabar gastando alguns centavos a mais, tipo 1 ou 2. Às vezes mais se você estiver comprando muitas ações.

E é claro, no mercado fracionário essa diferença pode ser maior.

Mas no final das contas uma ordem à mercado simplesmente compra ou vende pelo preço praticado atualmente enquanto uma ordem limitada funciona basicamente como um leilão.

Se você nem tem idéia de para quê uma ordem limitada seria útil, ignore ela e apenas use as ordens à mercado para fazer os seus investimentos em ações.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


1 Comentário Ordem à Mercado ou Limitada: Qual é a Diferença?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *