Quando você era mais jovem e nem pensava em investir, provavelmente ouviu dizerem que dinheiro parado é dinheiro perdido.
Ou seja, se deixasse o dinheiro no meio de um colchão, ele sumiria.
E da mesma maneira, se o largasse ao mofo numa conta corrente, ele desapareceria também.
Na hora talvez você tenha pensado que estavam exagerando, mas a verdade é que te disseram a mais pura verdade.
Dinheiro parado é realmente dinheiro perdido por dois motivos:
A Velha Inflação
Se você não sabe o que é a inflação, considere o exemplo:
Há 10 anos atrás você guardou mil reais num cofrinho e com essa quantia era possível comprar 200 revistas. O tempo passou e com ele, os preços subiram. Por isso, atualmente aqueles mil reais compram apenas 120 revistas.
A quantia ainda é a mesma, mas como as coisas ficaram mais caras, na prática você perdeu dinheiro pois o poder de compra diminuiu.
Agora, como todos odeiam perder dinheiro, a única solução é investir em algum investimento ou instrumento de proteção financeira que bata a inflação.
O mais popular deles é a caderneta de poupança que, apesar de fazer nem 6% ao ano, empata com a inflação, deixando assim o poder de compra do seu dinheiro intacto.
Você ganha alguma coisa? Não.
Poupança é investimento? Na prática, não.
A parte boa da poupança é que você tende a não perder dinheiro nela, pelo menos não no presente…
O Fator “Oportunidade”
Uma pessoa que deixa as suas economias aplicadas na renda fixa ou na bolsa de valores, costuma ter rendimentos bem maiores do que se aplicasse numa poupança. Fazendo isso, as chances de tirar algum dinheiro real além de bater a inflação aumentam demais.
Porém, nem todos os investimentos são feitos da mesma maneira.
Caso um título de renda fixa qualquer renda em média 12% ao ano e a bolsa de valores gere 30% ao ano, depois de algum tempo quem investiu na renda fixa terá menos dinheiro do que a pessoa que escolheu a bolsa. Logo, apesar de não perder nada, a segunda pessoa deixou de ganhar.
Só que no mundo dos investimentos, deixar de ganhar é ainda pior do que ser engolido pela inflação porque o resultado das situações é igual: sobra menos dinheiro no futuro.
–
Portanto, dinheiro parado é dinheiro perdido por causa da inflação e dinheiro mal investido, ou praticamente parado, é perdido também porque sempre existem investimentos melhores.
A solução para a primeira? Deixar o capital na poupança. O ruim é que você perderá tempo e a oportunidade de ganhar mais em investimentos decentes.
E a solução para a segunda? Aprender a investir como gente grande para ganhar dinheiro de verdade.
Afinal, como já dizia aquele velho ditado, se é para fazer alguma coisa, que a faça direito. 😉