Como Um Trader Fica Pobre Para Sempre

Apesar de tudo ser diferente na bolsa de valores, muitas coisas são parecidas.

E por isso, muito do que se aplica aos investidores de longo prazo pode ser também aplicado aos traders de curto prazo.

Estou falando aqui do que destrói uma pessoa, no caso, um trader.

Assim como os investidores sem conhecimento, os traders podem empobrecer com ainda mais facilidade.

Mas não importa se você investe ou opera, no final das contas ninguém quer perder dinheiro e por isso, devemos conhecer os erros mais comuns para não os cometermos nunca.

Por essa razão, falarei nesse post sobre alguns dos fatores que impedem os traders de terem sucesso nos mercados.

Curto Prazo = Altas Taxas

Em primeiro lugar, o trader comum já começa perdendo em relação ao investidor sem nem mesmo iniciar a primeira operação.

Óh! Mas qual é a razão dessa imparcialidade? O fator curto prazo. Quem opera no curto prazo opera mais, logo, gasta mais com taxas de corretagem.

Não é difícil entender o problema:

Quando você compra ou vende algumas ações diferentes por mês, os custos não serão muito grandes. Mas quando você compra e vende dezenas por mês ou até mesmo por dia, aí tudo fica caro, muito caro.

Day traders sofrem muito desse mal porque operam tão frequentemente que precisam de lucros muito grandes apenas para ficarem no 0 a 0.

Por exemplo, se um operador faz 10 trades por dia, no total envia 20 ordens. Mas se cada ordem custa 10 reais, ele precisa lucrar pelo menos 200 reais por dia APENAS PARA NÃO FICAR NO PREJUÍZO!!

E não é só isso que mantém os traders pobres para sempre, existem outros fatores como a cruel e enganadora…

Internet = Ponto de Encontro de Traders Iludidos

Como falei, os investidores também sofrem com as bobagens que lêem na net. Mas ainda assim conseguem encontrar pessoas inteligentes com discussões úteis e relevantes.

Esse tipo de interação entre investidores é muito útil para iniciantes aprenderem o bê-à-bá da coisa e, apesar de ser difícil encontrar um bom fórum ou comunidade para fazer parte, elas existem.

Só que é muito mais fácil encontrar bons investidores na internet do que bons traders porque, devido à algum motivo bizarro, investidores iniciantes tendem a aplicar corretamente enquanto traders iniciantes só querem saber de tentar enriquecer em dois dias!

Sabendo disso, traders de sucesso ignoram a todos e não perdem tempo com os iludidos. A consequência é que fica muito mais difícil encontrar bons traders para tentar aprender alguma coisa com eles.

E como existem muito mais ilusões e mentiras no mundo do trading do que no mundo dos investimentos, traders distraídos só tem a perder.

Diversificar = Ou Tudo ou Nada

Outra fator triste é que os perdedores adoram fazer as coisas ao extremo.

Se você diz que diversificar é bom, a pessoa vai lá e compra 30 ações diferentes, depois compra 10 títulos de renda fixa que não tem nada a ver um com o outro e, sem ter nenhuma razão para fazer essas coisas, perde dinheiro no final.

Por outro lado, quando você explica que é importante “manter os seus ovos em poucas cestas”, o mané gasta 100% do capital que tem numa única ação. Alguns até pegam dinheiro emprestado para comprarem mais lotes e aí, adivinha? Perdem também.

Como os traders perdedores ou diversificam demais ou de menos, é fácil concluir que ninguém deve arriscar tudo numa operação só e nem arriscar quase nada em 60 coisas diferentes.

O trader de sucesso sabe que a coisa certa a se fazer é diversificar moderadamente, nem muito e nem pouco.

Análise Técnica = O Santo Graal

Essa é a que mais me irrita!

Traders fracassados AMAM estudar análise técnica e nada além disso. Eles acham que o melhor analista de todos os tempos pode ganhar muito mais do que todos os outros investidores juntos.

Mas como eles sempre perdem dinheiro, não é preciso mais de 2 neurônios para perceber que estão todos errados.

Um trader de verdade sabe que é válido conhecer a AT, só que entende que os aspectos psicológicos da bolsa de valores e da gestão do dinheiro são infinitamente mais importantes.

Ouviu? INFINITAMENTE!

Portanto, se você é um trader que deseja ficar pobre para sempre, faça o seguinte:

Opere o dia todo, todos os dias, não saia de nenhum fórum na internet sobre o mercado financeiro, arrisque tudo num trade só e estude análise técnica como se fosse a coisa mais importante do mundo.

Porém, caso você não seja muito fã do fracasso e dos prejuízos financeiros, apenas faça o contrário.

Não sei você mas eu prefiro muito mais essa última opção. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *