O Que é a NYSE?

A NYSE (New York Stock Exchange) é a bolsa de valores mais famosa de todos os tempos.

Localizada na região de Wall Street em Nova Iorque, a NYSE é uma bolsa de valores americana onde são negociadas vários ativos todos os dias, principalmente ações.

Como foi uma das primeiras bolsas a ser criada nos EUA e onde foram criadas enormes fortunas de grandes nomes do mundo dos investimentos e da especulação, essa bolsa é a primeira coisa que as pessoas pensam quando se falam em bolsa de valores.

Ou seja, ela é “A” bolsa.

Porém, só porque ela é famosa, não significa que é a melhor.

Apesar de manterem listadas várias das maiores empresas do mundo, a NYSE tem os seus problemas de idade, por assim dizer.

O primeiro problema é: ela usa um sistema muito velho de operações.

Quando você vai na Bovespa hoje em dia, você não encontra nada, a não ser algumas telas com preços e lugares para se sentar. Ou seja, a nossa Bovespa parece mais um museu do que uma bolsa de valores. A mesma coisa acontece na NASDAQ, que parece servir mais como uma atração para turistas.

Mas na NYSE existem pessoas trabalhando mesmo, corretores, traders, um monte de gente. O sistema é parcialmente mecânico, ultrapassado.

Por isso que muitos investidores americanos acham engraçado quando eles vem para o Brasil e notam que a nossa bolsa é 100% automatizada enquanto a maior e mais famosa do mundo ainda funciona como se eles vivessem no século passado.

É claro que esse detalhe não tira o brilho da NYSE, afinal, como já disse, ela é a casa de algumas das mais importantes empresas do mundo.

Porém… isso também não significa muita coisa.

Afinal, se você quiser investir em ações da NYSE, saiba que é complicado. Você precisa contatar uma corretora americana e pedir informações para estrangeiros. Além disso deve conferir informações na Receita Federal e às vezes, até falar com um contador.

Mas será que isso tudo vale a pena?

Na minha opinião? Não.

Eu acho bobagem investir em qualquer bolsa americana quando você tem a poderosa Bovespa ao seu alcance. Se mesmo assim quiser investir em ações de outros países, acho muito mais negócio procurar informações sobre mercados indianos, chineses ou russos (BRIC? Alguém? Africa do Sul?)

Então esqueça a fama das bolsas americanas e concentre-se nos mercados emergentes. E eles não estão nos Estados Unidos e sim, em “países de terceiro mundo, mas naquelas…” como o Brasil.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


4 Comentários O Que é a NYSE?

  1. Edmar

    Hugo estive pensando nessa possibilidade devido as altas taxas do nosso país, mas investir em outros mercados tem a tributação igual ou superior a daqui? Além disso o mais importante que é o LUCRO você vê alguma vantagem em investir na Bolsa de outros países ou é melhor por aqui mesmo? Sou iniciante e esses possíveis investimentos é para um futuro muuuuuuuuuito distante ja que agora meu plano é investir em fundo de investimentos correr atrás de capital e estudar muito para investir em ações e saber o que estou fazendo e provavelmente ficar rico que acredito ser o sonho de quase todos que acessam seu blog parabéns pelo trabalho.

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Oi Edmar,

      Você deve respeitar a tributação aqui. Afaik, se você ganhar X mil reais na bolsa de Hong Kong, a não ser que eles tenham alguma nova regra de impostos chata tipo IOF, você irá pagar os impostos brasileiros quando trouxer o capital de volta para o Brasil e não os impostos de Hong Kong (a não ser sobre taxas de corretagem etc). Não sei exatamente quais são os impostos (acho que é capital estrangeiro) mas a regra é a mesma: brasileiro paga imposto brasileiro no ganho real.

      Eu acho importante você diversificar países quando tiver muita experiência e MUITO capital, mas para quem começa agora, só fará sentido pensar em algo assim daqui uns 5 anos pelo menos. Não é algo que vale a pena para iniciantes, mesmo porque a Bovespa já é suficiente para quase todo mundo. 😉

      Abraço,

      Hugo

      Responder
  2. NSD

    Oi Hugo,
    Essa recomendação é atual?
    Você acha melhor focar na Bovespa do que tentar “a sorte” na NYSE, nos próximos anos?
    Obrigado,
    Abraços

    Responder
  3. Filpe

    E em relação a moeda real ser super desvalorizada? Pois lá, você estaria comprado em dólares a todo tempo.. Eu vejo nyse e nasdaq muito melhor… Inflação dos EUA sendo menor sempre.. Sei não viu, pode dar mais detalhes que Bovespa seria melhor? Acho que aqui seria a sobra, segunda opção… Diversificação… Mas a prioridade é lá mesmo..

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *