3 Desvantagens de Operar na Bolsa no Curto Prazo

Infelizmente existem várias desvantagens de ser um trader e operar na bolsa de valores apenas pensando no curto prazo.

E essas desvantagens são muito piores do que as enfrentadas pelos investidores.

Mas é claro, você certamente já sabe como as coisas funcionam: Muitos traders odiariam investir e investidores odiariam “especular”.

Portanto, mesmo com todas as coisas horríveis que irei falar agora, apenas escolha a modalidade de operações que for melhor para você e a siga com disciplina.

Agora, sem mais delongas, as desvantagens do curto prazo:

3 – Quando Menor o Prazo, Mais Taxas Você Pagará

Um investimento pode levar vários anos para terminar e mesmo assim, custar em corretagens menos de 50 reais para o investidor.

Só que uma operação simples típica de um trader da bolsa pode custar também 50 reais mas durar apenas 1 dia ou até menos!

Ou seja, quanto mais você operar, mais irá pagar de taxas.

E quanto menor o prazo operado (diário, intra diário, super intra diário tipo scalper), mais operações serão feitas. Aí, maiores serão os custos.

Entendeu? Em bom português: Fica MUITO CARO MESMO!

Então faça as contas antes de pensar em virar um trader que usa análise técnica porque a conta pode ficar impagável.

2 – Os Pequenos Movimentos São Menos Previsíveis

Alguns traders gostam de peixinhos, ou seja, eles vão atrás dos trades pequenos com baixo potencial de retorno em vez de irem atrás dos trades peixões.

O problema é que muitas vezes os grandes movimentos são mais previsíveis. E quanto menor o prazo operado, mais imprevisível os trades serão pois não estará acontecendo nada nos mercados além do barulho das negociações.

E como esse barulho não significa nada, o trader ficará perdido, frustrado e será obrigado a assistir enquanto o seu dinheiro desaparece mesmo se os mercados tiverem se movido apenas 1% no dia.

Operar no curto prazo pode ser horrível pois os movimentos serão menos definidos e consequentemente, menos lucrativos e seguros.

Se você não consegue imaginar o quão ruim isso pode ser, apenas tente brincar de day-trader um dia para sentir um gosto do terror. 😀

1 – Um Trader Quase Nunca Ganha Dividendos

Uma das melhores partes de se possuir ações da bolsa de valores é a de receber os dividendos que você tem direito como acionista.

Porém, um operador de curto prazo (trader) não é um acionista e por isso, raramente recebe dividendos ou juros sobre o capital próprio. Afinal, ele mal fica com a ação.

A parte chata é que esse dinheiro poderia ser reinvestido para comprar mais ações no futuro. Só que isso não vai acontecer nunca com o trader de curto prazo.

Apesar disso ser normal nessa modalidade de operações, não se esqueça de que um trader não é um investidor. E se esse é o seu caminho mesmo, você precisará sacrificar a maioria dos dividendos.

Portanto, traders não ganham dividendos, gastam fortunas para operar e às vezes operam, operam e operam e acabam gastando, gastando e gastando para no final, ficarem sem lucros.

Algumas pessoas adoram a profissão de trader, mas elas realmente foram feitas para isso.

Logo, caso você não seja totalmente apaixonado pelos trades e pela bolsa de valores, talvez seja melhor ficar longe disso tudo e apenas investir (e não operar) em ações pro longo prazo.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


3 Comentários 3 Desvantagens de Operar na Bolsa no Curto Prazo

  1. Jorge LNF

    Legal o artigo (pra variar =P ).

    Mas Hugo, me pintou uma duvida que achei que encontraria a resposta aqui: um amigo me perguntou se um trader não poderia se aproveitar de possíveis oscilações favoráveis por causa da distribuição de dividendos. Eu comentei que CERTAMENTE não deve ser tão simples, que é algo que provavelmente já está precificado e/ou envolveria maiores riscos, porém admito que não pude ser verdadeiramente convincente.

    Falando em números pra me fazer entender melhor: ele supôs que se uma ação vale R$ 10,00, em um mercado “estável”, seria interessante comprar ela um dia antes da distribuição de dividendos, e vender um dia depois, descartando o – suposto – pequeno movimento da ação, uma vez que via de regra o lucro dos dividendos seriam mais do que suficientes pra viabilizar essa operação.

    O que me diz a respeito dessa situação?

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Quando você vai receber dividendos, as ações despencam na mesma proporção dos dividendos e entram em “ex-dividendo”.

      Você não recebe dinheiro nenhum, você só perde dinheiro equivalente aos dividendos futuros e ganha o direito de recebê-los quando tiverem vontade de te pagar. Ou seja, o tal do “ex-dividendo”.

      Depois de um tempo definido pela própria empresa, você recebe os dividendos normalmente e o preço das ações sobe desde a data do ex-dividendo aos pouquinhos.

      Em outras palavras: não tem como comprar um dia antes, pegar o dividendo e ir embora com um lucro fácil.

      Muitas coisas na bolsa se tornam fáceis com muito estudo, paciência e planejamento, mas achar que elas são tão fáceis assim é viajar em LSD enquanto assiste aos Ursinhos Carinhosos vestidos em latex tomando sorvete de borboletas, ou seja, não existe. 😛

      Responder
      1. Jorge LNF

        Primeiramente, valeu pela resposta Hugo. hehe

        Imaginei que fosse algo nesse sentido, porém como eu disse, não tive conhecimento/habilidade/experiência suficiente pra explicar e ainda fiquei curioso.

        Enfim, como sempre chegamos a conclusão de que quem quiser ganhar “dinheiro mole” como sentar num pudim, definitivamente não deve procurar isso na bolsa de valores.

        Abs

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *