Arbitragem Com Ações Ordinárias e Preferenciais

Enquanto muitos investidores nunca ouviram falar na palavra “arbitragem”, os traders a conhecem muito bem.

A idéia da operação é simples:

No caso das ações ordinárias e preferenciais é preciso vender uma à descoberto e ao mesmo tempo, comprar a outra.

Por exemplo, entre duas ações, a PETR4 e a PETR3.

Essas ações costumam ter proporções muito semelhantes já que são da mesma empresa, mas imagine que por algum motivo a primeira está muito mais cara do que a segunda.

Enquanto toda a Bovespa iria ignorar esse fato, alguns traders apostariam ou na queda da PETR4 ou na subida da PETR3, ou seja, no retorno à normalidade.

Vendendo a PETR4 à descoberto e comprando a PETR3 ao mesmo tempo, algumas situações podem acontecer:

Caso a PETR4 suba, você perderá dinheiro nela. E se o contrário acontecer e a PETR3 que cair, você perderá com nela também.

Porém, isso só vai acontecer caso você tenha errado o trade, porque se tudo der certo, os preços começarão a pender para um dos lados e aí, basta diminuir a posição do lado que estiver causando um prejuízo e aumentar a do lado que estiver gerando os lucros.

Essa estratégia pode até parecer um pouco estranha e confusa mas é muito usada em hedge funds e outros fundos nas bolsas de valores mundiais. Vários gestores conseguem lucros pesados contanto que acertem qual lado da operação está “anormal” e qual está normal.

O segredo dessas operações então, é basicamente perceber entre duas ações, qual está fazendo algo de incomum e apostar que no final das contas a normalidade irá imperar.

A parte chata é que apesar de técnicas assim serem muito boas para ganhar dinheiro na bolsa de valores e também muito mais interessantes do que você imagina, apresentam também um nível maior de risco.

Portanto, se você gostou do conceito, não deixe de estudar bastante antes de arriscar jogar dinheiro fora na Bovespa. Arbitragem é algo fantástico, mas não é para investidores que pretendem ser amadores para sempre.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *