Alguns leitores me perguntaram:
“Ok, com as ações ordinárias você demora mais para receber os lucros, e daí? Será que isso é um problema mesmo? Justifica perder o direito de votar?”
Tá, é uma pergunta válida.
Quem vai receber os dividendos de qualquer forma pode não ser importar em recebê-los mais tarde ou até com desconto, contanto que o seu direito de acionista em votar seja mantido.
Tudo bem, é natural que um investidor da bolsa de valores preste atenção na saúde da empresa na qual ele investe e é claro, tenha interesse em dar sua opinião.
E se essa é a sua vontade, mesmo que a idéia não seja a de controlar uma empresa, então vá fundo.
Pessoalmente eu nem sei como assembléias funcionam e honestamente não me interesso. Talvez se eu tivesse muitas e muitas ações da empresa, aí sim seria legal.
Mas a maioria dos investidores da Bovespa, pessoalmente pessoa física, não possuem quase nada de ações. Você pode achar que está dominando geral com 5 milhões de reais em uma Petrobras da vida mas isso é menos do que nada para uma empresa desse porte.
Enquanto você tem 5 milhões, outros investidores possuem vários bilhões. E mesmo vários bilhões não são tanto dinheiro assim.
Lembra o que eu disse no outro post sobre a USIM5? A CSNA3 comprou 4,99% e foram 1,1 bilhões de reais. Todo esse dinheiro por um pedaço pequeno de uma companhia muito menor do que a Petrobras.
Portanto a escolha realmente é sua. Eu prefiro os dividendos e a maioria dos investidores da bolsa de valores também. Ninguém tem o direito de votar porque prefere o dinheiro do que esse direito.
Porém é preciso entender que para fazer diferença ao votar, um investidor precisa ser super rico. Logo, o seu voto não fará nenhuma diferença. Muito menos na sua vida de acionista.
Ao passo que o dinheiro recebido mais cedo / com bônus por ter ações preferenciais poderá fazer sim uma diferença na vida do investidor muito maior do que votar.
E é por isso que é preferível ficar com o dinheiro do que com o voto. Simplesmente porque para investidores pequenos, como eu e você, o dinheiro vale mais do que um votinho no meio de um mar bilhões.