Você Sabia Que Eu Já Pensei Em Deixar de Comer Para Comprar Ações?

Na época em que estava começando a ler sobre a análise fundamentalista e investimentos em geral, ia todos os dias para a faculdade de carro.

Como em muitos desses dias eu não tinha a primeira aula, sempre dava um pulinho no shopping mais próximo com a intenção de passar um tempo. E conferir os novos lançamentos de livros sobre o mercado de ações, obviamente.

Ficava bisbilhotando os livros, normalmente sem comprar nenhum, até o momento em que começava a sentir fome. Já tinha uma boa educação financeira e procurava não gastar meu dinheiro com bobagens, mas mesmo assim, sempre comprava alguma tranqueira para matar a fome.

E o que eu escolhia?

Um super saudável hambúrguer McDuplo só o lanche do McDonalds!

😀

Jantava esse negócio umas 3 vezes por semana e gastava sempre o mesmo dinheiro, 3.5 reais a unidade e então, voltava para casa e passava o resto do dia lendo sobre a bolsa de valores.

Mas aí um dia desses, enquanto estudava ações de baixo custo, encontrei, para minha surpresa, um papel negociado por exatamente o mesmo que o meu bom e velho amigo McDuplo.

Faculdade + Bolsa de Valores = Hambúrguer + Klabin!

Uma KLBN4 ou um McDuplo só o Lanche, eis a Questão!

A empresa se chamava Klabin (KLBN4) e era vendida na época por volta de 3.5 reais.

Sempre passava na frente da fábrica quando ia para São Paulo e por isso achei engraçado que a única empresa que conhecia de olho, custava a mesma coisa que meu gorduroso jantar.

E foi exatamente a partir desse momento que comecei a ter idéias relativamente doidas. Se estivesse na fila do McDonalds esperando para pedir meu lanchinho, sempre pensaria:

Hmm, eu tenho 3.5 reais e basicamente duas opções: ou eu como os hambúrguers que, apesar de serem gostosos, serão digeridos e cagados depois, ou fico com uma única KLBN4 que, mesmo se for um péssimo papel, vai durar muito mais do que o lanche…

Eu sempre escolhia o lanche.

Não era possível comprar uma KLBN4 só com 3 reais porque precisaria gastar também com as malditas taxas de corretagem e, considerando que isso significava um aumento de custo bem grande, eu nunca levei a sério a ideia de fazer meu investimento formiga.

Além disso eu não poderia comer uma ação.

Dinheiro + Máquina de Coca-Cola = Barrinhas de Ouro!

O tempo passou e deixei ser um iniciante.

Aí teve um dia em que eu vi uma matéria sobre malucos que instalaram uma máquina que vende ouro num hotel nos Emirados Árabes.

Funciona assim, o tiozão chega na máquina, passa seu cartão, indica a quantidade de barrinhas de ouro desejada e, pagando um acréscimo de 30% sobre o último preço das cotações atrasadas do minério, recebe seu ourinho.

Imediatamente pensei em como seria fantástico se existissem máquinas parecidas no Brasil, que funcionassem única e exclusivamente no horário de pregão e que, conectadas à bolsa de valores, pudessem oferecer aos seus clientes, a possibilidade de comprarem ações da mesma forma na qual compramos latinhas de refrigerantes naquelas máquinas de venda.

No meu caso, em vez de gastar dinheiro com comida (pufff :P), passaria na “Compre Ações na Bovespa Aqui, Agora e é Sagaz!” e compraria uma KLBN4 em vez do lanche. Comida por ações, mais ou menos como fazia no ensino médio, gastava o dinheiro do recreio em cartas de Magic: The Gathering.

Sim, eu me arrependo disso e tenho vergonha também. 🙁

Mas voltando…

Infelizmente a idéia não seria viável pois ainda precisaríamos pagar pelas taxas de corretagem. Porém se fosse possível comprar e vender (mesmo à descoberto!) ações de graça e com a mesma facilidade dos caixas eletrônicos ou maquininhas de Coca-Cola e ouro, acredito que as pessoas gastariam menos dinheiro com tranqueiras e investiriam mais…

…ou não!

Talvez as futilidades ganhem para sempre!

Mas traders e investidores com certeza tirariam proveito do “recurso”. 😀



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *