Comprar ações na bolsa de valores pode ser um processo complicado para muitos.
Por isso, estou aqui para avisar a você, o que é necessário ter antes de começar a investir na Bovespa.
Antes de tudo, você precisa ter dinheiro. Não estou falando daqueles 150 que você acha que precisa ou que um corretor ruim disse que é o suficiente, não. Um investidor real precisa de dinheiro de verdade.
Uma aplicação inicial mínima de 5 mil reais e mais 500 por mês é muito pouco mas quebra o galho.
Considerando que você já tenha o dinheiro, falta ter uma conta numa corretora que seja barata e confiável. Já escrevi bastante sobre o assunto corretoras de valores e ainda escreverei mais.
Portanto, se você estiver com dificuldades em encontrar uma boa corretora de valores para confiar o seu dinheiro, confira os meus artigos sobre o assunto.
O próximo passo é ter alguma coisa na cabeça, isto é, conhecimento.
Comprar ações só porque todos estão comprando não é investir e sim, agir feito um pseudo investidor perdedor. Se você quer levar a bolsa de valores à sério, é preciso estudar.
Trader devem estudar análise técnica, psicologia da bolsa de valores e gestão de risco. Os dois últimos carregam 80% da importância do trading já que análise técnica é super fácil e você aprende em um mês sem se esforçar.
Investidores tradicionais que compram ações porque gostam das empresas ou acreditam em ganhos futuros, devem estudar análise fundamentalista e ler tudo que o Warren Buffett, o Benjamin Graham e o Charlie Munger já falaram sobre investimentos.
Então quando você tiver o dinheiro, a conta na corretora e o conhecimento na cabeça, falta apenas manter um caderno de anotações.
Quando você for comprar uma ação, você irá escrever o porque no caderno e fazer um pequeno relatório. Nenhum investidor bem sucedido esquece de ter um caderninho de anotações.
Investir na bolsa de valores é coisa séria e por isso, você vai fazer anotações, a não ser que o sucesso não seja muito importante para você.
Então é isso! Dinheiro, corretora de valores, conhecimento e algum lugar para fazer anotações.
Tem também o óbvio como computador, internet, luz elétrica e etc, mas como eu disse, isso é óbvio. E todos esses itens são suficientes para que um operador de ações comece a investir na bolsa de valores.