Você Sabia Que Mesmo Sem Investir Você Perde Dinheiro Todos os Dias?

Um dos motivos mais populares pelos quais as pessoas hesitam em investir ou operar na bolsa de valores é o medo de perder dinheiro.

É claro, existe este risco e ele é bem menor quando você sabe o que está fazendo, quando sabe identificar boas ações e investir de modo geral.

Mas esse post não é sobre isso mas sim sobre a falácia do “perder dinheiro”, aquela crença que as pessoas tem que só investindo elas podem perder dinheiro.

Em primeiro lugar, todas as pessoas perdem e ganham dinheiro todos os dias, mesmo aquelas que não sabem o que é uma ação.

A explicação é simples:

A própria moeda é uma espécie de ativo variável. Mas como todo ativo, tem seus inimigos…

Ganhando e Perdendo Com o “Monstro” da Inflação

No Brasil utilizamos o REAL, uma moeda estável que tirando as flutuações comuns, mantém o seu poder de compra ao longo dos anos.

Mas é só darmos uns 100 anos que o REAL não valerá merda nenhuma. Não me leve a mal, em 100 anos todos seremos milionários mas um pão irá custar 50 reais por causa da inflação.

A inflação não é algo normal mas sim, uma ferramenta econômica ineficiente, um imposto escondido, adorado por políticos, keynesianos e banqueiros.

Por causa dela, não podemos guardar dinheiro no colchão e esperar que em 30 anos aquele dinheiro compre as mesmas coisas que comprava antes.

Logo, mesmo que você não chegue perto da bolsa mas no mês X a inflação for de 1,5%, sinto muito, você perdeu dinheiro. Tenho certeza de que nem parou para pensar nisso mas você perdeu dinheiro.

Por outro lado, se em um mês tivermos uma deflação de 1,5%, parabéns, você ganhou dinheiro. Também aposto que você não prestou atenção nisso mas ganhou de qualquer forma.

Praticamente não temos deflação porque com isso as dívidas criadas pelos políticos aumentam em valor, o que é ruim para eles, que preferem usar a inflação para que as pessoas paguem tudo, sem saber.

O ideal seria não termos nenhum dos dois, mas isso não vai acontecer porque o poder dos políticos e banqueiros do mundo todo diminuiria.

De qualquer forma, o que eu quero dizer é que mesmo não querendo, o seu dinheiro ganha e perde valor diariamente, assim como uma ação.

Você pode ter medo de perder mas perde, sem saber.

Ganhando e Perdendo Com as Políticas Externas

Outro problema é o valor do dinheiro se comparado a moeda X.

Por exemplo, de alguns anos para cá o dólar tem perdido valor em relação ao real (mesmo considerando o preço da moeda e a recente crise financeira). O primeiro motivo disso é que os EUA estão gerando inflação para tentar pagar a impagável dívida criada pelos governos desde a época do Reagan.

O segundo motivo é que o Brasil cresceu, e muito. Mas não se engane, a burrice americana ajudou bastante na valorização do real. Políticos gostam de ignorar esse detalhe para ficarem com todo o “crédito” mas isso é o que eles fazem, sempre fizeram e não vai mudar.

Mas voltando ao assunto…

Imagine que o valor do real fique estável para as coisas feitas no Brasil mas com o dólar baixo, fica mais barato comprar lá fora, importar ou comprar importados aqui mesmo.

Agora considere que você goste de carros, videogames, eletrônicos etc.

As coisas ficarão mais baratas porque o seu dinheiro se valorizou, você ainda possui os mesmos X reais de antes, mas eles valem mais. Logo, mesmo não querendo ou prestando atenção, você ganhou dinheiro.

Por outro lado, os americanos estão com dificuldades porque com toda a inflação gerada, o galão de gasolina que antes custava $1,5 agora custa $4,0. O pão que custava $2 agora custa $3 e por aí vai.

Mesmo sem querer e sem prestar atenção, eles perderam dinheiro, sem saber.

Considerando outros fatores como o que o Trump resolveu fazer com o Putin ou sabe-se lá com quem, a história de valorização fica ainda mais confusa e a maioria das pessoas nem pensa nisso.

Dinheiro Costuma Ser Um Péssimo Investimento

O que eu quero dizer com tudo isso é que o dinheiro é um ativo variável, um ativo terrível pois o seu valor pode ser manipulado por qualquer político idiota ou banqueiros centrais do mundo todo.

E é por isso que mesmo não investindo na bolsa, mesmo guardando o seu dinheiro na poupança (que mal protege contra a inflação, muitas vezes até perde), não importa no quê, você ganha e perde dinheiro todos os dias, não na quantia, mas na qualidade, no valor.

Portanto, se você tem medo de perder dinheiro ao investir em ações, saiba que você “investiu” no real durante toda a sua existência, talvez sem querer e provavelmente sem prestar atenção.

E se é para ganhar e perder dinheiro todos os dias mesmo, não é melhor deixar o dinheiro (valor) em ações influenciadas por atitudes capitalistas de pessoas que querem ganhar dinheiro em vez de deixá-lo nas mãos de políticos que apenas querem gastar tudo para serem reeleitos?

É claro que sim!

Como o dinheiro em si é um ativo ruim que praticamente só perde valor, não investir em algo melhor como ações é o mesmo que escolher sangrar aos poucos em vez de “arriscar” acumular uma verdadeira riqueza no futuro.

Mas nós vivemos em um país mais ou menos livre então cada um que faça o que quiser, apesar de que a maioria prefere “investir” em dinheiro e sangrar aos poucos, sem querer e nem saber, é claro.

Oi galera, o blog estava muito profissionalmente chato pro meu gosto e por isso, resolvi abrir os comentários para envolver mais a comunidade, então comentem e digam o que acharam. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


15 Comentários Você Sabia Que Mesmo Sem Investir Você Perde Dinheiro Todos os Dias?

  1. joao

    Hugo, este post eu vou mostrar pros meus amigos “conservadores” rsrs;

    pena que o SM continua em estado terminal, e o VP também… minhas 2 fontes de conteúdo em português.

    té mais;

    Responder
    1. Hugo

      Obrigado a todos que comentaram!

      João: o SM não está em estado terminal, só a frequência de posts que ficará ruim para sempre até que eu decida o que fazer com ele. 😉

      Já o blog do Vela eu não sei, mas ele posta no twitter então acho que apenas tá de férias também hehe.

      Responder
  2. Cirilo

    Post muito bom Hugo. Derruba por terra os argumentos dos “medrosinhos” em investir, que geralmente têm argumentos bobos e irracionais pra continuar detonando o próprio dinheiro…mas como vc disse…cada um é livre né…:)

    Responder
  3. Giovani

    Muito boa a reserva de conhecimentos do autor do post, e muito boa a aplicação desse conhecimento. Já havia pesquisado antes sobre a inflação, e ela é exatamente isso, um emposto invisível, e isso aconteceu quando as moedas deixaram de ser atreladas ao ouro, que é uma coisa que sempre mantém seu valor, mesmo a mil anos atrás, o valor intrínseco do ouro é o mesmo. Esse é um argumento sem falhas para quem entende um pouco de economia e tinha dúvidas se vale a pena o risco de ações.

    Responder
  4. joao

    Não existe valor intrínseco. Mesmo o ouro perdeu valor, veja só a Espanha colonial.

    Valor é algo atribuído, relativo. E é tb uma bela justificativa para a falácia da esperança em muitos “investidores”.

    Responder
  5. Pingback: Investimento no mercado de ações e o medo de perder dinheiro « Yuri Olive

    1. João

      q tipo de gibi vc anda lendo meu amigo?
      talvez o fato do hugo ter criticado a influencia politica na economia tenha confundido sua cabeça… tirando isso o texto é totalmente o oposto ao q vc diz!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *