Você Sabia Que Os Dias de Glória da Renda Fixa Estão Contados?

Antes de começar a investir na bolsa de valores eu estava considerando aplicar no tesouro direto.

As rentabilidades eram bastante atraentes, os custos eram baixos e o risco? Nada mal também.

Mas como eu aprendi as coisas mais rápido do que esperava (obsessão com estudos!), esqueci o tesouro direto e fui direto para a bolsa.

Hoje em dia, muitas pessoas que não gostam de riscos, não apenas consideram, mas investem mesmo nos títulos públicos ou outros ativos de renda fixa para ganharem mais do que a poupança.

Porém, enquanto antigamente este plano era totalmente válido e lucrativo, hoje as coisas mudaram para pior e continuarão mudando ainda mais.

Por isso vou explicar nesse post porque logo logo a renda fixa perderá toda a sua graça.

Era Uma Vez Um País Ruim Com Juros Altos…

O Brasil costumava ser um país péssimo em todos os sentidos.

Como o país era instável, todo mundo ficava com medo de emprestar dinheiro para nós, o que fazia com que os juros fossem altíssimos para tentar incentivar os investimentos.

Com isso, o crédito era difícil, as pessoas tinham uma dificuldade enorme para parcelar suas compras e os empreendedores brasileiros mal conseguiam pegar dinheiro emprestado a juros decentes para os seus próprios empreendimentos.

Quem sempre adorou isso foram os bancos e os investidores.

O banco poderia emprestar dinheiro por taxas ainda mais altas do que as de hoje e os investidores da renda fixa, podiam aplicar em títulos bancários ou qualquer outro investimento fixo com rendimentos enormes.

Na verdade, como os juros muitas vezes passavam de 20% ao mês (teve mês que a SELIC foi o DOBRO disso!), o investidor podia ignorar totalmente a bolsa pois seria mais fácil reinvestir tudo na renda fixa e ganhar 30% ao ano.

Ainda existia um risco grande por causa da instabilidade e a inflação galopante comia uma boa parte do bolo, mas os rendimentos ainda compensavam.

…Que Virou Um País OK Com Juros Decrescentes!

Felizmente o país começou a mudar e com as mudanças, a estabilidade econômica e política aumentou, o risco diminuiu e com isso, os juros caíram também, tanto a SELIC quanto os juros reais, que são o que mais importa.

Só para você ter uma ideia, em março de 2003 a SELIC chegou a 26,35% ao mês, e hoje está em 12,25%. O recorde histórico é de 8,75% e existe uma razoável possibilidade desse recorde ser batido esse ano ou ano que vem.

Ou seja, enquanto antes era quase impossível não encontrar alguma aplicação que pagasse 20% ao mês, hoje é extremamente difícil encontrar qualquer coisa de qualidade que ofereça tais taxas.

Com juros menores, o tesouro direto também se torna pior.

Ao mesmo tempo em que a renda fixa perde a graça, os juros mais baixos permitem que as pessoas peguem dinheiro emprestado para operar na bolsa, abrir empresas, comprar imóveis etc.

Ou seja: notícia ótima para todo mundo… menos para aqueles que investem na renda fixa.

Agora a Festa Está Acabando

Que os dias de glória do investidor da renda fixa, quando ele aplicava no tesouro direto, por exemplo, e ganhava o dinheiro mais fácil do mundo, estão contados.

É verdade que os juros poderiam estar muito menores caso o país estivesse melhor preparado para o crescimento, mas ainda assim a queda é inevitável.

Não se engane, ainda está muito, muito, muito ruim mesmo, mas em comparação ao que era antes, fomos da água para o vinho.

Ou seja, se você gosta da tranquilidade da renda fixa, sinto muito, mas essa tranquilidade pode se transformar em tédio total e pouco rentável em poucos anos.

Por isso sugiro que você comece a considerar outros tipos de investimentos, nem que não sejam na bolsa de valores, mas que não sejam negativamente afetados por essa “zona de depressão” dos juros.

(In?)Felizmente o Brasil está voltando a crescer, mas com isso o jogo está mudando e se você não se adaptar, seus lucros com certeza ficarão para trás.

É como pensava o Charles Darwin: adapte-se ou morra. 😉



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


6 Comentários Você Sabia Que Os Dias de Glória da Renda Fixa Estão Contados?

  1. Paulo

    Olá, Hugo.

    Cheguei aqui pesquisando por “como se tornar um trader” – O seu blog aparece na primeira página do Google buscando por este termo – e aproveitei para dar uma olhada, por cima, no conteúdo do Blog. Você está de parabéns! O design do blog, fontes, tudo… Quanto ao conteúdo, eu vou dar uma olhada com calma, mas dá para perceber que você entende bastante sobre assunto. O e-book está tentador, hein? Até o final do mês, provavelmente, eu o compre.

    Bem, isso, parabéns pelo Blog! ( Favoritado! )

    Responder
    1. Hugo

      Oi Paulo,

      Obrigado pelos elogios!

      Se você quiser, pode em vez de favoritar, assinar o feed rss gratuito (na barra lateral) para receber os novos posts no seu e-mail automaticamente para não precisar ficar visitando o blog para saber se tem post novo (todas as segunda btw). Fica ainda mais fácil. 🙂

      Abraço,

      Hugo

      Responder
  2. Junior

    Hugo parabéns!

    Gostaria de saber se o projeto do site “senhor do mercado” foi stopado de vez ou está apenas aguardando um momento mais oportuno para nova entrada rsss.

    Este aqui está excelente e recomendo sempre.

    Obrigado e abs,

    Junior

    Responder
    1. Hugo

      Meio que foi stopado sim. O tipo de post desse blog ultimamente está idêntico ao do sm, só que sem o humor (pra ir direto ao ponto sem enrolar), então acredito que para muitos leitores, tanto faz.

      Obrigado pelo comentário. 🙂

      Abraço,

      Hugo

      Responder
  3. Ronne

    Não sei quando foi que esse arquivo foi escrito. Mas acho que hoje, 18 de maio de 2015 a renda fixa ainda vai bem, obrigado.
    Gosto muito dos seus artigos e estou aproveitando bastante o seu blog. Gostaria muito mesmo de acreditar que posso viver de bolsa e que isso não seria tão complicado.
    Vejamos.
    Ah, e parabéns pelo ótimo trabalho.

    Responder
  4. Guilherme

    Fala Hugo!

    Adoro o blog, e tenho o objetivo de começar a investir na bolsa. Li em algum lugar que o tesouro direto era ótimo para iniciantes, como eu, com pouco capital, porem essa matéria me desanimou um pouco do TD, mas eai? hj em dia voce acha que compensa começar com o TD??

    Abraços!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *