Você Sabia Que a Análise Técnica Por Si Só Não Serve Para Nada?

A maioria dos traders iniciantes começam estudando a parte técnica da especulação. Eles notam os vários livros sobre o assunto nas livrarias e aí, acabam comprando um.

Normalmente pegam aquele com mais desenhos, gráficos e tabelas. E, achando que não precisam de mais nada, mergulham de uma vez na análise técnica.

Ou gráfica, mesma coisa.

Só que o “segredo” da bolsa de valores não está no extenso e interminável estudo da análise técnica e de seus padrões gráficos com nomes bobos ou indicadores e osciladores feitos a partir de fórmulas bizarras e complicadas.

Essas análises tem sim, sua importância, mas elas são apenas o começo do começo.

O problema é que muitos traders não sabem disso. Ninguém os avisou que a parte técnica da especulação é apenas o início de uma série de longos e contínuos estudos sobre os mercados.

Por isso, caem na conversa de que quem conhecê-la mais profundamente, poderá enriquecer com uma maior facilidade. Pois é, a verdade é que eles estão terrivelmente enganados.

A análise técnica é tão básica mas tão básica que o seu estudo exagerado apenas prende o trader em um ciclo trágico, o do iniciante eterno, onde estão todos aqueles principiantes obcecados por padrões, linhas, ferramentas e etc.

Os Fundamentos da Especulação na Bolsa de Valores

Existe muito mais além das montanhas do que a análise de gŕaficos e números, mais duas coisinhas para ser exato. Ao todo, elas formam o “tripé dos fundamentos” da especulação.

Sem uma única perna desse tripé, um trader estará fadado ao fracasso por mais que se esforce nas outras pernas. 😛

De qualquer forma, o tripé todo é composto desses pontos:

1 – Position Sizing – “Saiba quanto apostar em cada trade”

Imagine um jogo de cara ou coroa onde a moeda está viciada. Sai “cara” em 51% das vezes.

Agora, apostando muito pouco do seu dinheiro em “cara” a cada rodada, eventualmente esse 1% de vantagem à seu favor, irá se manifestar.

Ou seja, continue jogando que uma hora ou outra, fará muito dinheiro. Mas se apostar demais, perderá tudo quando saírem algumas poucas “coroas” consecutivas.

2 – Psicologia do Trading – “Conheça a si mesmo”

Se você for bananão e fizer merdas porque psicologicamente você é uma catástrofe, com certeza suas operações irão para o saco junto com o seu dinheiro e sua saúde mental.

Um trader que não entende nada de psicologia do trading pode se auto-sabotar, ignorar suas regras porque ficou com medinho da bolsa de valores e por aí vai.

Aquele que esnoba essa perna do tripé está implorando para fracassar.

3 – Análise Técnica – “Conheça o seu sistema”

Item importante, mas não como os outros dois.

Se um trader é equilibrado e aposta moderadamente em cada trade, mesmo operando ações aleatórias, dificilmente perderá tudo. E se isso acontecer, levará muito tempo até que seu capital seja consumido totalmente pelo Senhor Mercado.

Uma análise porca dos trades pode não gerar lucros, mas uma psicologia ou position sizing porcos destroem rapidamente o dinheiro de qualquer trader. Por isso devemos sim, estudar indicadores, sistemas de trading e coisas do tipo, mas devemos dar prioridade às outras pernas do tripé.

“Análise Técnica é o Caminho para a Riqueza!”

Agora, position sizing e psicologia do trading.

O quão estranho soam esses assuntos?

E outra, quantas vezes vemos essas palavras serem ditas em conversas gerais sobre trading na bolsa de valores? Quantos livros vemos com esses temas nas livrarias? Praticamente nenhum.

Mas se eles são tão importantes assim, porque são tão ignorados por aqueles que mais deveriam estudá-los? Simples, ninguém conhece a importância desses assuntos!

A maioria dos iniciantes que não sabem de nada vão procurar informações. Só que aí está o problema.

Imagine um iniciante qualquer, ele entra numa livraria e vê 15 livros sobre análise técnica e nada sobre psicologia ou position sizing. Ou seja, para ele, só existe a análise técnica porque é apenas isso o que o pobre coitado vê! Aí é óbvio que ele vai acabar pensando:

Ahh, se existem tantos livros sobre análise técnica, obviamente é disso que eu preciso!

E então, o cara começa a folhear esses livros e fica maravilhado. A cada página ele vê algo que parece prometer um caminho certo para o sucesso, para a riqueza.

Ele compra alguns livros de análise técnica e, feliz da vida, vai para casa estudar. E os livros, que deveriam explicar a importância colossal da psicologia e do position sizing, apenas os comentam rapidamente.

O que diabos vai acontecer?

Hmm, psicologia, money management. Bem, o autor já falou um pouco disso. Se fosse realmente importante, teria falado mais. Então acho que não preciso me aprofundar muito no assunto…

O resultado? Um especulador incompleto!

O cara pode ser o melhor detectador do padrão gráfico “tomar-no-anus-porque-esta-tao-quente-hoje de baixa” do mundo, mas nunca poderá operar corretamente por falta de conhecimento!

E o pior, ele nem sabe que não sabe pois ninguém o avisou!

O Importante São os Fundamentos!

Jesse Livergato sabia disso…

Pra terminar, a lição é clara:

Um especulador só fará dinheiro na bolsa de valores quando ele estudar e entender TODOS os fundamentos da especulação. O estudo de padrões gráficos com nomes retardados e companhia representam apenas o terço menos importante do trading.

Aprenda de uma vez por todas que a especulação financeira não se resume a um joguinho mané com linhas coloridas e infantis. A análise técnica é importante e o seu estudo é necessário. Mas a maioria dos traders gastam tempo demaaaaaaaais com ela. E normalmente ignoram todo o resto.

Muitos não sabem nem que EXISTE o resto! E esses que o ignoram, às vezes simplesmente me irritam:

Ahh, psicologia é coisa de gay! Eu não preciso de terapia cor de rosa para ficar rico na bolsa de valores!

Portanto que fique extremamente claro:

Position Sizing (ou Money Management, mesma coisa) e Psicologia do Trading são muito, mas muito mais importantes do que qualquer estudo técnico.

A análise técnica que conhecemos é extremamente fácil de se aprender, e qualquer débil mental retardado pode ensiná-la para qualquer um, mesmo sem nunca ter feito um mísero centavo na bolsa.

Para terminar: você é um iniciante?

Compre um livro de análise técnica qualquer e estude-o.

Mas não gaste muito tempo com ele e vá estudar logo o que realmente importa, gestão do dinheiro e psicologia. E se você estiver nessa para ficar rico logo ou não tem tempo para “bixisses” como psicologia, pegue seus lápis de cor e vá brincar de fazer desenhinhos em outro lugar!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


10 Comentários Você Sabia Que a Análise Técnica Por Si Só Não Serve Para Nada?

  1. Ricardo

    Muito Bom, quero lhe parabenizar pelos posts que tem feito, sua visão realista e humorada, do mercado, ajuda a trazer luz para os investimentos ( e me diverte tambem ). Continue o bom trabalho, muito que leem acabam não comentando, mas tenho certeza que aprendem muito com o que leem.

    Grande Abraço, e bons Investimentos

    Ricardo

    Responder
    1. Hugo

      Muito obrigado Ricardo!

      E concordo com você, muitos dos leitores não são de comentar mesmo. Na verdade nem eu participo de conversas em outros lugares, sejam assuntos sobre os mercados ou qualquer outra coisa. E se esse blog não fosse meu, talvez não comentasse nele também 😛

      Coisa de nerd que gosta mais de ler do que falar, eu acho 😀

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  2. Gilberto

    Muito relevante o artigo. Parabéns!

    Quais os livros indicados para um melhor conhecimento sobre Position Sizing e Psicologia do Trading

    Grato

    Abraço
    Gilberto

    Responder
    1. Hugo

      Olá Gilberto!

      Minhas sugestões são:

      Psicologia do Trading:

      Trading in the Zone do Mark Douglas (o melhor)
      The Disciplined Trader do Mark Douglas (ótimo, só que de leitura meio complicada)
      Enhancing Trader Performance do Brett Steenbarger (ótimo e complicadinho também, mas muito interessante)

      Position Sizing:

      Trade Your Way To Financial Freedom do Van K. Tharp (bom, mas metade do livro está cheio de coisas que você já sabe)
      The Definitive Guide to Position Sizing do Van K. Tharp (muito bom e completo, apesar de ser bem mais complexo e complicado do que o anterior)

      Mas honestamente, se eu pudesse escolher apenas 3 livros sobre especulação e fosse obrigado a jogar todos os outros no lixo, escolheria:

      1 – Trading in the Zone – Mark Douglas
      2 – Memórias de um Operador da Bolsa – Edwin Lefevre
      3 – The Definitive Guide to Position Sizing – Van K. Tharp

      E é claro, sugiro que você leia meus posts sobre psicologia do trading e aqueles que falam de sistemas de trading 😀

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  3. mailo

    Mais uma vez, concordo plenamente com vc Hugo, position sizing e psicologia são os elementos mais importantes para se ter sucesso como trader, são as falhas nesses dois itens que vão definir o tamanho da sua perda, ou sobrevencia no mercado.

    Responder
  4. velaepavio

    Fala Hugo,

    Cara finalmente achei um blog decente sobre trading no Brasil. PQP!!!!!!

    Eu fiquei tao p*** com o que vi por ai. Um monte de cara tracando fibonacci como se fosse a solucao e encontro um cara que pensa como eu. E acho que estou passando pelo mesmo processo que passou ou esta passando e estou feliz com o resultado do meu trading.

    Excelente o conteudo. Acredito que o conteudo do meu blog fica parecido com o seu. Eu leio vc e parece que sou eu escrevendo. caraio.

    Parabens cara e sucesso.

    Abraco

    Velaepavio

    Responder
    1. Hugo

      Olá Velaepavio! (WTF? Huehauehaueaheua)

      Bem vindo ao Senhor Mercado e ao fórum!

      Então, sei como é isso. Ás vezes eu dou umas olhadas por aí e o que vejo me desanima até de escrever. A galera não entende o básico :S

      BTW, achei bem legal a forma na qual você escreve suas histórias, mas um índice (ou destaques) lá em cima iria bem. Para lermos o primeiro post hmm, primeiro, em vez do sexto ehuehueh

      Abraço e boa sorte aí com as aranhas australianas!
      Hugo

      Responder
  5. velaepavio

    Fala Hugo valeu pelas ideias. Eu ainda estou tendando entender como que pilota o meu blog. Vou ver se configuro o negocio certo.

    Vou participar la no forum que estou achando bom. Vamos ver se o negocio vinga. Eu curto enquanto o papo esta em alto nivel. Parece que o pessoal que posta la tem cerebro. Pelo menos alguns.

    Abraco

    Velaepavio

    Responder
    1. Hugo

      Acho difícil o nível cair porque o típico idiota da bolsa de valores não se sente atraído por aquilo que funciona de verdade 😛

      Frase do Van K. Tharp, dita em outras palavras, é claro hehehehe

      Abraço!

      Responder
  6. velaepavio

    Deixa a boiada ficar ligado na ADFN e na maioria do lixo que esta la. O tipico cara indo atras de dica.

    Bem verdade.

    Van Tharp Fala mesmo que devemos contar com a ignorancia da massa pra ganhar grana. A media segundo ele eh hopeless

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *