Assim como já falei dos indicadores, chegou a hora de falar dos osciladores da análise técnica.
Usados por vários operadores da bolsa de valores ao redor do mundo, os osciladores oferecem algumas vantagens que os indicadores não oferecem.
E para variar, possuem alguns pontos negativos bem chatos, como tudo no mercado de capitais.
Portanto, agora eu começo a falar dos pontos positivos pelos quais você deve usar osciladores!
3 – Eles Geram Sinais Mais Atuais
Se uma coisa incomoda muitos dos usuários de indicadores é o fato deles indicarem pontos de entrada nas ações apenas depois dos cruzamentos, tendências e etc, terem acontecido / começado.
Ou seja, eles são atrasados.
Felizmente os osciladores não possuem essa limitação pois os sinais gerados são mais atuais. Dessa maneira a chance de você entrar tarde demais na ação é consideravelmente mais baixa.
O bom disso é que quando os sinais são mais atuais, você entra mais cedo na operação e aí, consegue tirar mais dinheiro na bolsa de valores.
Prático, não?
2 – Você Pode Usar Divergências Para Operar
O mais legal dos osciladores da análise técnica é que eles mostram com uma grande frequência, divergências entre os preços e os números dos osciladores.
Ou seja, os preços caem e o oscilador começa a subir? Isso indica uma possível mudança na tendência.
Caso os preços subam muito mas o oscilador começa a ficar para traz, é possível também que a tendência esteja mudando, desta vez, para baixo.
Da mesma maneira que os osciladores produzem sinais mais atualizados, eles ainda podem oferecer essa vantagem de “prever” mudanças de tendência.
Isso é ótimo para pessoas ficarem espertas para saírem de uma ação assim que as coisas começarem a mudar. Ou seja, divergências funcionam como uma luz amarela e, assim como você deveria fazer no trânsito, quando você ver uma, pare e preste atenção 😉
1 – Osciladores Podem Gerar Sinais de Confirmação
Tá, ok, indicadores podem fazer isso também então essa vale como um ponto para os dois.
Mas o fato é que eles podem realmente auxiliar um operador que está confuso com sinais conflitantes.
Se ele usa duas ferramentas técnicas para operar na bolsa e as duas estão em conflito, ele pode usar uma terceira para ter uma idéia melhor do que ele deve fazer.
É óbvio, fazer isso pode ser péssimo para operadores iniciantes e até alguns avançados podem achar tal estratégia super perigosa.
Porém, se você fez vários testes e percebeu que um oscilador ou indicador pode funcionar bem como sinal de confirmação, por mais perigoso que possa ser, isso não importa nada se os fatos dizem o contrário.
Afinal, a única coisa que importa são os resultados (dinheiro) que você irá tirar da bolsa de valores. Não importa como você chega lá.
—
Logo depois irei escrever a parte negativa.
Mas por enquanto, se você gostou da idéia de sinais de confirmação, gosta do conceito das divergências (famosas no MACD por exemplo) e não suporta sinais técnicos atrasados e deseja sinais mais atualizados, não deixe de usar pelo menos um oscilador da análise técnica!