Perdeu Dinheiro? Não Tente Se Vingar da Bolsa de Valores!

O trader está prestes a cagar numa operação, mas em vez de se controlar, racionaliza:

Eu sei que PARECE que eu estou fazendo merda mas desta vez eu tenho certeza de que é diferente!

É claro que dá tudo errado e aí ele conclui:

Que coisa não? Talvez ter quebrado todas as minhas regras não tenha sido uma idéia tão boa assim!

Uma situação comum.

Só que nem sempre os deslizes são “racionais”. De vez em quando, o operador não se dá ao “luxo” de pensar nos seus erros. Ele está com tanto ódio, que simplesmente vai e se detona.

E porque esse trader faz isso?

Para se vingar da maldita bolsa de valores, é claro!

O cara é stopado, por exemplo, e aí:

Sua Bovespa FDP! Você ROUBOU o MEU dinheiro! Devolva-o agora ou prepare-se para lutar! Miau, é isso aí!

E então, ele ataca o mercado com alguma estratégia de trading suicida? Não! Ele a ataca de maneira suicida sim, mas sem nenhuma estratégia!

Nesse post, irei explicar a política de monetização orçamentária da Itália e sua negativa influência sobre a velocidade média das andorinhas africanas exportadas pela Nigéria muito, mas muito menos do que falarei sobre a vingança de um trader na bolsa de valores.

E começo com uma historinha. 🙂

O Dia em que a Bovespa Tentou “Roubar” o “Meu” Dinheiro!

Aconteceu na época em que eu era bem iniciante.

Operava meu bobo sistema counter-trend e tinha comprado algumas USIM5 pois elas estavam lambendo um suporte no intra-day. Já tinha sido stopado em várias operações parecidas anteriormente. O mercado não estava muito generoso com o meu sistema de trading, que sinceramente? Era uma grande porcaria.

De qualquer forma, eu comprei as USIM5 e poucos minutos depois, fui stopado.

Pensei na hora:

Ação lazarenta!! Como é que você quer cair ainda mais?

Não tinha digerido a verdade de que “nenhuma ação é cara demais para se comprar ou barata demais para se vender à descoberto”. E sem considerar esse “axioma”, simplesmente achei que estava certo e o mercado não. Erro bem imbecil mesmo.

Já estava calejado com todas as impedosas “stopadas” de antes e aí, adivinha o que fiz?

Recomprei as USIM5 e não coloquei stop. Sim, sem stop!

E o que aconteceu? Nada, infelizmente.

Eu acordei a tempo de ajustar um stop-loss antes que o pior acontecesse.

E o resultado? O papel ficou passeando e, depois das taxas de corretagem e emolumentos, ganhei 3 reais.

Vitória!

Hip-hip Horray! 😀

Agora, a beleza do Senhor Mercado é que ele te espanca até você morrer ou então, até finalmente aprender sua lição e deixar de ser um idiota. O velho bipolar te ensina na base da palmatória e sim, ela funciona muito bem.

E é claro, eu “merecia” ter perdido dinheiro naquele trade, afinal, um erro é um erro, não importa a sua duração. Mas como nunca mais cometi o mesmo erro, então tudo bem.

A Vingança Nunca é Plena, Mata a Alma e Envenena!

Sábias palavras do maior de todos os mestres!

Basicamente eu tentei descontar todas as minhas frustrações, inclusive as externas, na bolsa de valores, naquele trade. Só que não adiantou nada, minha “doce” vingança não me levou à lugar algum.

Arrisquei meu capital num trade que não apresentava nenhuma vantagem de um ponto de vista técnico e só não perdi uma baita grana porque dei sorte de acordar a tempo.

Para completar, continuei frustrado.

Só que a situação poderia ter piorado muito.

E se o papel tivesse ido pro brejo antes de eu acordar? E se, estando paralizado de medo e raiva, assistisse imóvel ao meu capital evaporar diante dos meus olhos?

Aí sim, talvez tivesse perdido tudo. Minha ridícula reação emocional, digna de um adolescente emburrado por não ter conseguido o que queria, poderia ter custado a minha carteira.

E o “legal” é que esse tipo de reação é diferente das outras. Ela se constrói aos poucos mas quando decide aparecer, o faz com muita intensidade.

E aí, o trader que for incapaz de se controlar, perderá o foco. Ele esquece do dinheiro, o objetivo agora é o de se vingar. Essa infeliz alma nem quer mais vencer, só deseja que o outro perca.

Só que o outro, é o Senhor Mercado. E você simplesmente não brinca com ele.

Aqueles traders mais fracos, “atacarão” o mercado de alguma maneira bem estúpida:

Bovespa FDP! Como ousa me stopar/gapar como se eu fosse um qualquer? Tente me stopar agora… oops, você não pode, pois eu não estou usando stop! Boa sorte com isso, sua idiota, háháháhá!!

Mas como um trader está para um peixe assim como o mercado está para o mar, ele perderá.

Sempre.

Aceite suas Perdas, Dê um Tempo, mas NUNCA Tente Descontar no Senhor Mercado!

A moral disso tudo é simples.

Não seja um imbecil!

Não tente se vingar do Senhor Mercado!

É impossível tirar qualquer coisa boa de uma atitude totalmente estúpida dessas além de dor, frustração ou no mínimo, como foi no meu caso, vergonha. Se estiver se sentindo com raiva, se achar que o mercado “roubou” algo que te pertencia, esqueça!

Você perdeu honestamente.

Aceite isso!

A idéia de fazer com que o mercado “devolva” tudo que ele pegou de você é ridícula. Você estava ciente dos riscos e sabia que poderia perder. Se for incapaz de aceitar as regras do jogo, as quais você é incapaz de alterar, além de não recuperar nada do que perdeu, ainda correrá um enorme risco de perder ainda mais. E o prejuízo não será apenas financeiro. Sua moral com certeza irá para o saco.

Portanto, está com raiva porque foi stopado? Seu trade abriu com um gap monstro e você perdeu mais do que esperava?

Então acalme-se e só volte a operar quando estiver com a cabeça no lugar. Tudo bem que quando um ataque de fúria vingativa começa, é do nada e de uma vez. Porém, surgem sinais de aviso antes, você percebe que está se sentindo fraco emocionalmente.

Seu corpo e sua mente basicamente começam a gritar:

Ow, amigo trader? Cê num acha que tá na hora de descansar um pouco não?

Preste atenção à esses sinais de perigo e se eles estiverem fortes, dê uma pausa e deixe para operar depois, com a cabeça no lugar.

E se quiser descontar sua raiva, cuspa no teclado, chute a lata de lixo e xingue aqueles vizinhos idiotas que não param de tocar aquelas malditas músicas horríveis! Faça qualquer coisa, só não seja idiota! Fique longe do home broker!

Lembre-se que não é possível vencer na bolsa de valores se você estiver apenas tentando se vingar. Espere por novas oportunidades e aí sim, tente recuperar o que perdeu. Mas não antes e não se estiver em modo emo, afinal, você é apenas um trader comum e não o Chuck Norris.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


5 Comentários Perdeu Dinheiro? Não Tente Se Vingar da Bolsa de Valores!

  1. Rafael

    Todo mundo já passou por essa aí, se não passou vai passar , se não perdeu dinheiro vai perder, faz parte do negócio, e da vida.
    Abraço e parabéns.

    Responder
    1. Hugo

      Rafael e Felipe: Obrigado e é isso aí!

      Para encher linguiça, completo com uma historinha.

      Era uma vez dois ratos. Eles estavam andando alegremente quando caíram num pote de creme. O primeiro rato, não quis lutar e, aceitando a derrota, morreu afogado. O segundo rato, lutou, esperneou, fez de tudo para tentar sobreviver e então, no final, com toda a sua bravura, morreu também. A moral da história é: não caia num pote de creme.

      :S

      Abraço 😛

      edit: ahh é, para aproveitar a ocasião:

      um brasileiro estava passeando na fronteira do brasil com o paraguai quando do nada, um cara armado surge de dentro de uma moita e diz: “yo soy paraguaio e estoy aqui para matar-lo!”
      o brasileiro, assustado, grita: “Para o quê??” e o cara, “Paraguaio”

      Hahaha

      :S

      ok, fim

      Responder
  2. Ramon

    Olá Hugo, eu já tendo a fazer um contrário, que não deixa de ser um problema emocional mas que pelo menos eu não perco mais dinheiro: Quando um trade der errado num determinado papel, eu não faço mais trades nele por um tempo, por mais que eu veja um ponto interessante para uma nova operação hehe. E é incrível, quase todas essas novas operações ignoradas dariam certo heheh, chuta que é macumba!

    Responder
    1. Hugo Teixeira

      Sim, mas aí parece que você fica com rancorzinho da ação, o que é… ruim… e soa… bobo. XD

      Enfim, como diriam os turtles, você não pode deixar de entrar, pode ser stopado 4 vezes mas na 5 você recupera as perdas e ganha muito mais. Não temos o luxo de perder os sinais… 😉

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *