Como Usar o Conceito de Stop-Loss Para Melhorar (MUITO) a Sua Vida

Sabemos que o stop loss é importantíssimo para a especulação na bolsa de valores.

Se por algum motivo alien não pudéssemos utilizar nenhuma espécie de stop, seja ele fixo, móvel, time, mind ou reverse, não poderíamos operar nunca. Afinal, sem a possibilidade de cortarmos nossas perdas, uma hora ou hora, inevitavelmente, perderíamos tudo.

Porém a utilidade do conceito do stop loss, isto é, abandone o barco quando a água começar a inundar tudo, vai muito além da bolsa de valores.

Alguns meses depois de decidir estudar análise técnica e diversos tipos de stop, aos poucos, percebi que estava utilizando alguns desses stops não apenas nos meus trades, mas também em diversos aspectos do meu dia-a-dia.

Um exemplo engraçado é o stop loss mental de “20 períodos” que utilizo até hoje em todas as corridas de Fórmula 1 e Indy que assisto:

Se depois de 20 voltas, o desfile de carrinhos estiver me matando de tédio, desisto da corrida e vou fazer outra coisa, como dormir.

Como gostei dos resultados desses “stops”, decidi compartilhar o conceito e alguns exemplos com vocês.

Começo isso, obviamente, com uma historinha…

Esta Porcaria de Carro Inútil Não Funciona!

Pedro é um gnomo albino que dirige um carro extremamente velho.

A tranqueira do veículo dá problemas diferentes dia após dia, e mesmo assim, toda vez Pedro vai na oficina, gasta uma grana e conserta sua lata velha. O tempo passa e passa e nosso amigo não quer saber de se livrar do automóvel. Foi um presente de casamento e ele o ama, o vê como um filho e blá blá blá.

De qualquer forma, Pedro não sabe que os custos para se arrumar um carro novo são muito menores do que aqueles para se arrumar um que está caindo aos pedaços. Sem contar que peças velhas são difíceis de se achar. Por isso, seria melhor se ele deixasse de ser anta e comprasse um carro novo. Seus prejuízos diminuiriam consideravelmente porque o novo quebraria muito menos.

Ele precisa fazer algo, e mesmo se fizer agora, ainda será tarde.

No dia em que o carro começou a dar problemas sérios, ele preferiu empurrá-los com a barriga, ignorando os sinais de que já era a hora de trocar de veículo. Mas os seus laços emocionais bobos e sua burrice fizeram com que ele gastasse uma fortuna para manter um bem horrível.

Além de perder muito tempo na oficina.

Situações parecidas ocorrem na bolsa de valores.

Uma operação qualquer começa a ir para o saco mas o trader não usa nenhum tipo de stop. O papel cai cada vez mais e ele tenta “consertar” tudo fazendo preço médio. Os prejuízos continuam aumentando até o momento em que ele finalmente desiste da operação ao aceitar o óbvio:

Acho que meus lucros virão apenas em outros trades…

Enfim, aqui vai outro exemplo…

O Amor Quebra Barreiras e Faz Milagres!

Meu namorado vende drogas para crianças mas eu sei que bem no fundo, ele é uma boa pessoa :’-(

Outro exemplo ridiculamente comum diz respeito às pessoas que se relacionam com gente inútil. Muitos indivíduos com baixa auto-estima também fazem “preço médio” em seus relacionamentos.

Considere a história de Creuza, a prostituta irlandesa.

Ela conheceu e decidiu namorar um traficante de drogas. O cara é um idiota que a trata muito mal, mas ela não usa um “stop loss” nesse “trade” pois tem esperanças de que a situação vai mudar. Creuza espera por uma “reversão” de comportamento por parte do traficante.

Tudo bem que a maioria dos casos não são assim mas o conceito é o mesmo. Pessoas cultivam relacionamentos que não valem a pena.

Imagine um outro casal. Para o homem, a relação é útil apenas no curto prazo enquanto o que a mulher realmente quer é um “investimento” de longo prazo. Logo, podemos deduzir que tal relação não dará certo. Mesmo se a mulher ficar irritando o cara o tempo todo com perguntas sobre o futuro, ela nunca terá o que deseja pois está batendo na porta errada!

Então, porque insistir? Será que um relacionamento medíocre e conformista vale tanto assim? Claro que não! Se um trade não funciona, você usa o stop loss. Se um investimento “estraga”, você troca de investimento.

Se bons traders não usam desculpas como:

Vai ver é só uma correção…

E bons investidores não dizem:

Falência não é algo tão ruim assim…

Então porque diabos alguém, numa relação ruim, diria:

Ela/ele deve estar apenas passando por um momento difícil, já fazem uns 5 anos…

Exato!

Como Usar o Stop Loss Na Sua Vida

“Vai explodir em 5 segundos, melhor sairmos correndo?”, “Talvez né, mas sei lá… já estamos aqui e talz…”

Uma das coisas mais incríveis que percebi ao estudar especulação e investimentos foi que muito do que se aprende na área pode ser facilmente aplicado em situações cotidianas na vida do operador.

Portanto, a sua pizza não chega nunca? Continuará esperando ou vai ligar novamente para perguntar onde ela está? Seu relacionamento não tem sal ou está indo para o brejo? Inventará desculpas para sempre com o objetivo de mascarar o óbvio ou simplesmente dirá:

Você, suas coisas, tchau e bjos nãomeliga!

Acredito que muitos dos traders que tem problemas em utilizar ferramentas de stop-loss em suas operações na bolsa de valores também possuem problemas similares em suas vidas. Eles não conseguem dizer “basta!”.

Logo, é teoricamente impossível que um trader consiga seguir suas regras corretamente se em sua vida pessoal, ele é incapaz de aplicar os mesmos conceitos que tanto precisa em suas operações nos mercados. Trading não é uma profissão comum, ela requer um “mind-set” totalmente diferente.

Por isso, para um trader (ou investidor) que não consegue realizar suas perdas enquanto elas ainda estão pequenas, sugiro simples “treinos”:

Aplique aos poucos, pequenos stops em sua vida.

Podem ser em coisas bobas, como corridas de Fórmula 1, não tem problema, são apenas treinos.

Se continuar fazendo isso, uma hora sua mente “mudará”. Se desistir, não conseguirá nunca utilizar “stops” corretamente em seus trades ou investimentos e continuará sendo um fracasso, tanto nos mercados quanto na vida real.

E você? Já utilizou algum “stop-loss” em sua vida? Conte como foi!



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


4 Comentários Como Usar o Conceito de Stop-Loss Para Melhorar (MUITO) a Sua Vida

  1. janilson

    grande texto,cara!parabéns!estava apenas procurando dicas acerca de day trade,mas seu texto foi bem além ao abordar esse aspecto que às vezes ignoramos nesse complicado processo de aprendizagem.
    mas me diga uma coisa:entre SWING e DAY TRADE qual você prefere e indica?

    Responder
    1. Hugo

      Obrigado Janilson!

      Entre swing e day trade fico com o swing pois os custos são infinitamente melhores, logo, dá para operar com “menos” capital. Além disso, esse tipo de trade não requer que você fique na frente do pc o pregão todo.

      Mas na realidade o que eu gosto mesmo é dos prazos um pouco maiores. O meio termo entre swing e position, ou seja, de uma semana à uns 2 ou 3 meses. Menos ação, menos barulho, mais planejamento.

      Responder
  2. Rubens

    Cara.. incrível q essa semana eu tava lendo um livro e lá pela página 50 eu não aturava mais aquela lenga-lenga e resolvi parar. Mas antes ainda pensei: Não é cedo pra parar? Vai que até a página 340 melhora… será? No mesmo instante pensei: Oras.. eu to aplicando um stop loss no livro e ri por dentro. Fechei o dito pra sempre.
    Agora entro aqui e leio isso.. lesgaus

    Parabéns pelo blog e obrigado pelas lições gratuitas e o bom humor… Muito legal.
    Confesso que no começo li uns posts em q vc chama uns traders de idiota e isso me aborreceu, mas depois percebi que eu tava carregando uns valores e idéias meio idiotas e que poderiam me destruir na bolsa.
    BEm.. Ainda continuo idiota, mas pelo menos estou um pouco mais consciente da minha idiotice.

    Valeuzao

    Responder
    1. Hugo

      Olá Rubens!

      Mas é verdade, alguns traders (a maioria) são idiotas, então fica mais engraçado falar que eles são idiotas do que falar: “eles precisam de treinamento e com um pouco de dedicação, com certeza chegarão lá porque deus está do seu lado e…” uehaieuaheiuahiuaehuaih

      Eu prefiro mil vezes aprender pelo estilo House do que pelo estilo Madre Teresa XD

      BTW, meu irmão tava lendo sagarana ou qualquer um desses livros velhos que só velhos e professores de literatura gostam quando não aguentou mais, só que faltavam 2 páginas pra acabar aheiauehaieuhaieuahiehua. Às vezes você é stopado na mínima 😛

      Abraço e obrigado!
      Hugo

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *