Porque Você NUNCA Deve Usar o Perigoso Stop Loss Mental

Alguns traders experientes muitas vezes usam uma ferramenta conhecida com stop-loss mental.

A diferença desse tipo de stop para os outros é que este não é automático. O trader será magicamente ejetado da operação assim que os preços atingirem um valor pré-determinado. Ou seja, com um stop-loss mental, o operador precisa terminar a operação manualmente.

Vários traders institucionais utilizam essas ferramentas manuais por dois motivos.

  • Primeiro – porque para o estilo de trading escolhido, vale a pena.
  • Segundo – porque o volume operado costuma ser tão monstruoso, que às vezes eles não podem sair da operação quando der na telha, e sim, apenas quando for possível. Então nesses casos, os stops mentais se tornam uma necessidade.

Agora, alguns operadores inexperientes tentam usar stops mentais, quando poderiam facilmente utilizar os automáticos, em situações nas quais eles nem precisariam.

Nesse post, explico porque esses traders iniciantes (e até aqueles não tão avançados assim) devem manter distância dos stops mentais.

O Stop Mental Dos Argentinos Contra o Tigre Africano

Antes de tudo, para ilustrar, que tal um exemplo bestamente não relacionado?

Imagine que um grupo de turistas argentinos estão na África do Sul por nenhuma razão aparente. Eles possuem um tempo livre e decidem conhecer um grande parque. Chegando lá, andam por dois minutos quando algo acontece. Do nada, surge um tigre enorme no caminho!

O gigante amarelo e rajadinho está com uma cara de poucos amigos e os roncos de sua barriga indicam que ele também parece desejar comida. A situação é tensa e muito preocupante, afinal, tigres africanos são conhecidos por serem adoradores da carne argentina.

Logo, o que será que nossos hermanos farão?

Eles tem pouco tempo e possuem apenas duas alternativas:

  • Saem correndo, arriscando virarem comida ou…
  • Ficam parados e rezam para o tigre desaparecer magicamente.

Considerando que os pobres turistas não estão preparados para uma situação dessas, eles simplesmente congelam. O medo dos argentinos é tão intenso que os impede de saírem do lugar.

O tigre dá um sorriso maroto, lambe os beiços e ataca.

Em pouco tempo, sobram apenas entradas para uma boate gay, fotos pornográficas envolvendo títulos da dívida pública argentina, ossos e muito sangue, indicando assim, um final trágico para a minha fantasiosa história real baseada em fatos mentirosamente verídicos, eu juro.

A Função do Medo e o Stop Loss

“Hmm, será que se eu ficar parado ele irá embora?”

Ok, mas o que diabos isso tem a ver com a bolsa de valores?

Diretamente nada, porém tem tudo a ver com o medo de um trader ao utilizar um stop ativo em vez de um passivo, ou seja, um manual em vez de um automático.

Não entendeu? Não priêmos cânico!

Começarei pelo começo…

Seguinte, o medo tem a função de proteger a vida. Seja a de uma pessoa, uma rã ou um argentino. Quando um ser vivo está numa situação de perigo, o medo surge como uma forma de dizer:

Oww, tipo, sabe o que seria super supimpa? Se você não fizesse/comesse/etceteresse isso ou aquilo.

Com essa sensação, é provável que a pessoa fuja da situação em que está, afinal, em muitas vezes, é inteligente evitar o seu medo.

Imagine se crianças não tivessem medo de altura? Existiriam mais histórias de pequenos manés espatifados que estavam tentando imitar o Homem-Aranha e similares.

Porém, às vezes a intensidade do medo é muito alta. Aí, a pessoa congela de terror.

E isso acontece na bolsa de valores. Seu trade está indo pro saco e você está prestes a ser stopado. O medo bobo de estar errado é forte. Você quer estar certo! Logo, o medo tentará te “proteger” da dor de estar errado. Logo, você poderá congelar ou simplesmente “esquecer” do seu stop-loss mental.

Só que ele não precisava operar dessa forma.

Se esse mesmo trader estivesse utilizando um stop passivo, automático, em vez de um mental; mesmo estando congelado, ele seria salvo pelo stop. A única maneira de estragar tudo seria se tirasse o stop do lugar. Mas na hora do terror, entre “não fazer” e “fazer”, a escolha mais fácil é a de “não fazer”.

Stop Mental é Bom Apenas Para os Tubarões

Tio George: “O que acontece é o seguinte: eu sou foda, pesado e posso usar um stop mental. Você não. :)”

Portanto, a lição é clara:

Não utilizem stops mentais, pelo menos não no começo porque é muito mais fácil fazer merda com um stop ativo, como um mental, do que com qualquer outro stop passivo, automático.

Ok, muitos sistemas de trading não permitem o uso de stops passivos, como os baseados em médias móveis, que não indicam a compra ou venda de um ativo até que o momento exato chegue. Porém, se não é o seu caso, se você odeia as médias móveis ou prefere trabalhar com stops mais amigáveis, como o fantástico stop ATR, então, pra que diabos não utilizá-los?

Você não é tão experiente então não comece a usar stops mentais só porque muitos dos grandes traders o fazem, afinal, você não é um grande trader e sim, um iniciante ou intermediário.

E o que traders assim fazem?

Eles tentam operar corretamente seguindo as regras.

Se o uso de stops automáticos facilita enormemente a vida do operador, use-os e não dê um passo maior do que a perna. Não tente conquistar o mundo em apenas um dia. Se você se tornar um bom operador, uma hora ou outra, utilizará variados stops ativos como o mental, mas não agora.

Portanto, se o seu sistema te oferece a possibilidade da escolha, fique com os stops passivos, automáticos, e concentre-se em jogar corretamente. Aprendendo a fazer as coisas da maneira certa, eventualmente, talvez poderá se tornar um trader muito bem sucedido.

Então, boa jornada e vá com calma!

Tirando o raro uso de stops ativos, como o time-stop, sempre fiquei com os automáticos. E você?



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


8 Comentários Porque Você NUNCA Deve Usar o Perigoso Stop Loss Mental

  1. José Carlos

    Se esse meu post tiver totalmente fora do assunto ou infringir alguma regra, por favor, exclua, ou me responda por e-mail…=]

    Fugindo um pouco do tópido… e a USIM3?

    Tentei verificar alguns padrões de candles nessa ação e parece que encontrei um harami entre os dias 07/06 e 08/06, como esse padrão apareceu depois de um grande período de queda, cerca de 2 meses, ele me parecia ter certa confiabilidade, comprei algumas ações baseado em alguns conceitos que aprendi no livro de Joseilton Correia e o padrão foi confirmado alguns dias depois pelo rompimento da linha de tendência de baixa e logo depois pelas médias móveis. Meu stop gain já foi atingido e vendi parte das minhas ações e aí que vem a dúvida, eu aumento minhas posições, porque a ação parece que nunca vai parar de subir, ou deixo as que já tenho para ver no que vai dar?

    Um pequeno detalhe, eu só tô simulando, não tem nenhum dinheiro real na parada, infelizmente, porque eu já ia ter um bom lucrinho com o que já ganhei na simulação.

    Se também puder confirmar a minha análise seria de grande valia. Obrigado!

    Responder
    1. Hugo

      José Carlos:

      O seu “stop gain” foi atingido, você tirou uma parte do mercado mesmo ganhando e agora quer saber se vale a pena voltar?

      Ok,

      Seguinte: o uso do stop gain é psicologicamente destruidor no caso de uma tendência muito forte. Você fica com um lucrinho besta enquanto poderia se aproveitar de uma tendência muito maior. Nunca gostei do stop gain e seu comentário me deu a idéia de escrever um post falando de quanto eu odeio esse método de saída. Obrigado 😀

      Agora, putz. Realmente putz 😛

      José, não dá para simplesmente pedir que outras pessoas façam a “correção” dos seus trades para você. É difícil aprender assim. No final, acabará copiando o nosso estilo, que pode não ser o mais adequado à sua personalidade.

      Mas de qualquer forma, vou opinar, mas só desta vez. Existe sim um sinal de comprá no rompimento da LTB. Assim como existe outro das MMs (vários valores) depois de alguns dias e outro sinal forte no fechamento do dia 14 quando rompeu a máxima do dia 1. Agora, qual é o melhor desses sinais? Eu tenho a minha opinião… e ela envolve pivotal points…

      Só que quem se importa com a minha opinião? Tanto faz o que eu, o Gaspar, o George Soros ou o Maradona pensam. O importante é que você aprenda por sí mesmo, errando por si mesmo. Apenas dessa forma você estará jogando o seu próprio o jogo e não o dos outros. É um iniciante? Mesmo assim, a regra ainda vale. O dinheiro (virtual) é seu e de mais ninguém.

      E colocou o seu stop 1 centavo abaixo da mínima do dia anterior? Não vou opinar (urgh, resista Hugo!), porém, estude outros métodos de stops, como o de volatilidade ATR.

      O Gaspar tem razão quando disse “cuidado com isso de já caiu muito agora vai subir”. Nenhuma ação é cara demais para comprar ou barata demais para vender à descoberto.

      E para terminar, eu não tenho USIM3. Mas e se outros traders daqui estiverem comprados ou vendidos? Não seria chato para eles lerem acidentalmente “palpites” sobre o trade que eles estão executando ou estão prestes a executar? Vai ver o cara tem uma opinião e vocês “sacudiram” essa opinião. Vocês estão certos? Errados? Isso não importa. O que importa é que cada operador jogue o seu próprio jogo, ok?

      Se mesmo assim, alguém quiser aprender melhor sobre tal ferramenta técnica ou tal sinal de compra sei lá, pode perguntar. No começo, até que vá lá. Mas pelamordedeus, não utilizem como exemplo uma ação que muitos aqui podem ter e sim, alguma coisa que provavelmente ninguém aqui opera, como sei lá, algodão da bolsa de chicago ou algo assim :S Devem existir simuladores desses mercados. Dessa forma, é possível tirar quantas dúvidas forem preciso mas de uma maneira que não ataque indiretamente as crenças dos leitores sobre um certo ativo.

      Tudo bem?

      Portanto, nada de falar de ações comuns demais que os leitores podem operar! Que cada um jogue o seu jogo! E quem não tem jogo e precisa criar um, que tire suas dúvidas técnicas utilizando exemplos de ativos de mercados que ninguém opera. Sagaz? Então sagaz.

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  2. Gaspar

    Opa José Carlos não sou o Hugo mas se me permite vou participar da conversa.

    Cara eu não teria entrado por esse Harami ai não, mesmo porque a sombra do candle seguinte foi mais baixa, e eu considero um harami bom quando envolve a sombra toda do candle seguinte.

    Volume muito baixo e médias de 9-21-200 viradas pra baixo, não via operação na ponta compradora.

    Eu só teria entrado(pelo setup que opero) no dia 11/06 após ter superada a máxima do dia anterior, que foi quando a média exponencial de 9 virou pra cima.

    Bem como você já disse que realizou um venda parcial isso te deixa fora do prejuízo, e seguro para surfar o resto da tendência.

    Só não se assuste com uma possível correção nos próximos dias, pode ser apenas uma tomada de impulso antes de ir bater na resistência.

    Quanto a comprar mais lotes, só recomendo fazer se o papel apresentar entrada! Do contrário fique como está.

    O papel encontra resistência agora em 52,80 se romper com volume pode dar compra com objetivo longo visto próxima resistência só em 58,60.

    Veja bem não estou dizendo que errou em comprar, apenas estou fazendo minha análise.

    Perguntinha: Aonde colocou seu stop?

    Abraço

    Responder
  3. José Carlos

    Opa Gaspar, quanto mais gente mais quente, eiauheoiuaheo!

    Então, eu acreditei nesse harami pelo fato da ação ter ficado um bom período caindo, cerca de dois meses só caindo (pra mim isso parece um bom tempo. Haha!), e de acordo com os conceitos que eu sabia um harami forte ocorre depois de uma longa correção de baixa. Também a LTB foi rompida 3 dias depois da formação do padrão e depois de uns 7 dias as minhas médias móveis se cruzaram (11-22).

    Na realidade eu fiz a compra no dia 14/06 porque não tava acompanhando essa ação. Eu tentei tirar as conclusões baseado no único livro que li, é muito pouca informação, mas eu dei sorte… hahaha!

    Outra coisa que você disse que achei legal, de acordo com o livro do Joseilton uma possível reversão de tendência se dá quando o volume começa a diminuir, e você disse que nesses dias o volume tava muito baixo, eu mesmo nem considerei o volume; talvez esse fosse mais um indício de que a tendência iria mudar.

    E respondendo a sua pergunta Gaspar; eu deixei meu stop 1 centavo abaixo da mínima do dia anterior da compra que ficou em R$ 43,21 e fiz a compra a R$ 45,91. Sim meu stop ficou longo demais eu acho, talvez tenha errado ao deixar o stop tão longo assim, ainda mais que se ele fosse ativado eu ia perder uma boa grana, se fosse grana de verdade. Eaheiaheiaheiua!

    Gostei das suas críticas Gaspar, se tiver como a gente se comunicar seria de grande valia pra mim que sou iniciante e alguns conselhos de como usar corretamente as ferramentas seriam bem-vindos.

    Responder
  4. Gaspar

    Entendi sua visão, mas cuidado com isso de “já caiu muito agora vai subir” nada garante que não vá continuar caindo hehe.

    A diminuição de volume pode indicar exaustão da tendência, é isso pode ser sinal de mudança, mas não necessariamente que vá subir pode começar a andar de lado ou só sinal de um repique. Agora para voltar a subir sim eu gosto de ver aumento de volume(mas não é regra não viu, tem altas sem volume também)

    O stop e relativo ao tamanho da posição, quanto esse stop representou em % do tamanho da posição? Entendeu?

    Eu também sou iniciante, sei trabalhar mais ou menos com algumas ferramentas e como sou da turma do KISS(keep it simple stupid) não pretendo me aprofundar em ferramentas complicadas.

    Mas no que eu puder ajudar estamos ai pra trocar figurinhas hehe.

    Abração

    Responder
    1. Hugo

      José Carlos:

      O problema não é saber ou não saber do que está falando, mas sim, estar falando. Idéias alheias, certas ou erradas, podem fazer com que operadores se confundam mentalmente em suas operações. Pode afetar sua confiança em si mesmo. E às vezes, o problema afeta até os mais experientes. Por isso é melhor evitar essas “informações externas”.

      Gaspar:

      Não é pra tanto assim também né? 😛

      BTW, acho difícil algum maria vai com as outras decidir procurar por palpites aqui hhehehehe. Esse papo da USIM3 gerou os primeiros daqui que pelo menos são técnicos. Aqueles do tipo: “meu irmão ouviu do tio de um cunhado de um carteiro que descobriu que o presidente da cosan está fazendo blá blá… logo, é uma boa comprar/vender/assistir as ações X”.

      Responder
  5. Gaspar

    Puts nem pensei pelo lado dos outros irem pela minha análise . . .

    Vendo por esse lado se quiser pode até apagar ai Hugo, antes que alguma maria vai com as outras perca din din e venha jogar a culpa em mim hehe (rimou)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *