O Que Fazer Quando Você Não Aguenta Mais Ser Stopado o Tempo Todo

Ao comprar uma ação, ela pode subir ou não. Às vezes, poderá até dançar a macarena na sua frente sem ir para lugar algum.

Mas existe uma outra possibilidade.

Surgiu um atraente sinal de entrada? Você compra a ação e ela cai, stop loss.

Surgiu outro sinal? Mesma coisa, compra e stop loss.

Compra e cai, compra e cai.

Depois de vários trades perdedores, várias stopadas consecutivas, a única coisa em sua mente é:

“PQP, WTF! O Mick Jagger deve estar torcendo por mim! Aquele polvo retardado (lembra dele da Copa de 2010?) provavelmente está do lado da bolsa de valores e não do meu!”

Aí, aos pouquinhos e dolorosamente, a frustração aumenta. A cada stopada, seu sangue ferve um pouco mais e com isso, coisas podem acontecer…

Se a frustração for intensa demais e você não for capaz de manter o equilíbrio, poderá fazer algumas merdas bem clichêzonas.

E qual é o grande “culpado” disso tudo? Do que eu estou falando?

Apenas das malditas losing streaks!

Irritantes sequências de trades perdedores que aos poucos acabam com o seu capital, sua paciência, seu bom senso e em casos mais graves, tudo mais o que você tiver.

Nesse post, falo como podemos diminuir a quantidade de trades perdedores com algumas modificações consideráveis em nossos sistemas de trading (às vezes até a metodologia como um todo).

Como eu fui stopado, stopado, stopado e aí ganhei 3 reais!

Chupa essa, bolsa de valores!

Muitos já sabem que comecei operando um sistema counter trend. Esperava o papel chegar num suporte que, de preferência, já havia sido testado pelo menos duas vezes antes e aí, comprava o papel e torcia para que os ventos mudassem de direção. Ou seja, rezava por uma mudança de tendência.

Essa minha estratégia era válida, porém na época, o mercado estava de mal humor.

Todos os dias, suportes e resistências eram basicamente ignorados por todos. A situação era tensa, menos para mim. Eu estava usando meu sistema com tranquilidade. Esperava pacientemente, às vezes vários dias, para que uma ação chegasse no ponto de suporte e aí, fazia minha compra, no momento “certo”, acreditava.

E aí, logo depois, eu era stopado sem dó e nem piedade.

Já tinha lido sobre os períodos de perdas consecutivas antes e sabia que elas poderiam ser chatas. Mas existe uma diferença enorme entre ler uma informação num livro e senti-la você mesmo. Eu achava que os trades perdedores não me incomodariam e por um tempo, realmente não incomodaram. Isto é, até o momento em que eu tinha sido stopado 6 vezes seguidas em day-trades de poucos minutos!

Conforme meus trades se juntavam ao Titanic, comecei a ficar desconfortável. Esse desconforto foi se transformando em frustração, que por sua vez, começou a digivolver para raiva. Nessa hora, antes de eu perder a cabeça, algo aconteceu.

Fiz dinheiro em um trade!

Em uma única operação, consegui realizar 3 milhões de reais… menos 2 milhões, 999 mil e 997 reais. Ou seja, eu tive enormes 3 reais de lucro! 😀

É Melhor Trocar de Sistema do Que Remediar…

…mesmo porque às vezes o tratamento é pior que a doença.

Depois da operação, pensei um pouco.

Não gostei nada da frustração das stopadas mas percebi que o problema não eram elas mas sim, o fato do meu sistema counter-trend me expulsar do trade muito rapidamente.

Muitos operadores acreditam que odeiam perder dinheiro mas na verdade, o que eles odeiam mesmo é ficar fora do jogo. Para eles, sistemas muito assim podem não servir.

Se insistirem, a sensação que ficará com uma nova stopada não será a de:

Hmm, trade perdedor, ok, próximo!

…e sim…

PQP, bati na primeira curva e agora estou fora da corrida!

Um trader assim provavelmente se sentirá mais confortável com menos operações, mas que durem bastante tempo. Fazendo isso, poderá se adaptar melhor e assim, operar com mais confiança e também, com muito mais tranquilidade.

Agora, além do fator “eu prefiro especulação tântrica em vez da rapidinha” existem outros pontos a serem considerados.

Um deles é que algumas pessoas simplesmente não gostam de perder com frequência. Vários sistemas trend-following apresentam vencedores em menos de 40% (ou 50%, como o meu sistema vapt vupt) das operações enquanto outros sistemas, que tem um risco/retorno menor, podem apresentar até 70% de vencedores.

A vantagem dos sistemas como pouco vencedores é que esses poucos, vão gerar grandes lucros, sendo que num sistema com muitos vencedores, é provável que a maioria deles não sejam muito maiores do que os perdedores.

Porém, como psicologicamente vários traders se sentem melhor com muitos trades vencedores mesmo se esses forem pequenos, eles devem operar assim.

Não Quer Mudar? Adapte-se ou Morra!

E o que acontece se você odeia as malditas stopadinhas curtas mas mesmo assim, continua insistindo num sistema que não combina com sua personalidade?

Obviamente, como você está operando contra os seus próprios gostos, algo de errado com certeza acontecerá no final. E por mais que eu evite usar clichès, é possível que um trader desses abandone seu sistema, tire operações da própria bunda suja etc.

Pense num mané chamado ArquivoEditar.

Ele opera um sistema morango mas prefere um de chocolate. Sua mentalidade é a de um counter-trend day-trader mas o pobre infeliz não descobriu isso ainda.

Quando opera, o faz com um sistema de position trades à favor da tendência. ArquivoEditar é stopado várias vezes seguidas em operações que parecem não acabar nunca. Ele odeia a situação. Por isso, fica com tanto ódio da lerdeza e das stopadas que perde a cabeça.

Aí sua disciplina vai pro saco plástico verde (cujas vendas serão revertidas em prol do meio ambiente) e eventualmente, ArquivoEditar entra em modo berserk, fica doidão e se convence a fazer um último trade antes de desistir totalmente de sua metodologia morango anti-chocolate.

Ahh, já fui sacaneado X vezes e de acordo com a minha lógica, com certeza o próximo trade será um vencedor, então comprarei mais ações do que o normal para compensar as minhas perdas!

Resumo da Ópera:

Ele tenta se vingar da bolsa de valores usado como arma, sua burrice (e normalmente essa “técnica” não funciona), perde tudo e finalmente deixa de ser um idiota e vai fazer day-trades.

Tá, mas será que um position trader indisciplinado não será um day-trader indisciplinado também? Provavelmente, mas nem sempre. Porque como ele vai operar da maneira que é a mais recomendada para o seu tipo de personalidade, ele poderá manter a disciplina com uma facilidade maior.

Portanto, termino dizendo que:

Se você não suporta ser stopado tantas vezes seguidas, considere um sistema com uma alta taxa de trades vencedores. Não há nada de errado em odiar perder várias vezes seguidas, muitos traders de sucesso também não gostam disso. E, se o problema real é a curta duração dos trades, apenas mude a escala temporal. Em vez da intra-diária, use a diária ou a semanal.

Que fique claro!

Um trader deve se adaptar aos mercados e à ele mesmo pois do contrário, sofrerá.



Descubra Como Conquistar a Sua Independência Financeira Em Apenas 10 Anos Investindo Só R$200 Por Mês!

Você vai descobrir...

  • Porque as maneiras mais populares de se atingir a independência financeira só estão fazendo você perder tempo (e oportunidades).

  • Quanto tempo você realmente tende a levar para atingir a sua independência financeira.

  • Porque a bolsa de valores pode acelerar a sua acumulação de capital em mais de 2x com toda a segurança do mundo.

  • O quê fazer para conquistar os seus objetivos da maneira mais rápida, fácil e simples possível.


12 Comentários O Que Fazer Quando Você Não Aguenta Mais Ser Stopado o Tempo Todo

    1. Hugo

      Convenhamos que soa muito melhor do que: “Especulação de Longo Prazo” ou “Opere na Bolsa de Valores no Longo Prazo”.

      Interessante que a maioria dos livros de trading, principalmente os nacionais, tem nomes super bestas assim. E o pior é que vendem como água, vai saber… 😛

      Responder
  1. Gaspar

    Convenhamos que o povo brasileiro comum não é muito “culto” por assim dizer :/

    Titulos como; Fique Rico Cantando Pagode são bem mais . . ah .. aceitos.

    Responder
    1. Hugo

      Não é só o brasileiro que não é muito culto. Se fôssemos ingleses provavelmente falaríamos a mesma coisa de nosso povo.

      Blá, mas tanto faz. Não é problema nosso 😛

      Responder
    1. Hugo

      Tem um filme do John Leguizamo muito idiota (no bom sentido, se me lembro bem) chamado: “O Peste”. E no final, o personagem principal está cantando no chuveiro que a inteligência dele é acima da média, mas apenas porque a da média é retardada 😛

      Esse “conceito” ajuda a generalizar as coisas um pouco hehehe

      BTW: blog divertido esse do link.

      Responder
  2. Pedro

    Hugo,

    100% agreed neste post. Considerando que existe um fator “inteligência” envolvido no fato de se aprender com os erros (dos outros, preferencialmente), é bastante válido considerar o uso de sistemas de backtesting para saber o que o trader pode esperar de um sistema antes de colocá-lo para operar.

    Já que vc falou sobre sistemas, eu acho que seria interessante se você pudesse falar sobre sistemas propriamente ditos (ex: os de trend following, consolidação, short selling, etc). Tem como?

    Valeu!

    Abs!

    Responder
    1. Hugo

      Olá Pedro!

      Só que tem o fator orgulho também, pra atrapalhar… apesar de que aqueles realmente inteligentes o ignoram, apesar de ser meio difícil às vezes :S

      E tem sim, uma hora vou falar sobre forex, futuros, opções, análise fundamentalista, análise técnica, sistemas de trading, backtest de sistemas de trading e mais uma porrada de coisas. Apenas falo muito de psicologia agora porque é mais importante. Mas com o tempo, esse blog estará consideravelmente pesado, eu espero. Infelizmente não dá pra backtestar blogs hehehe.

      Abraço,
      Hugo

      Responder
  3. Clesio

    Com o efeito dos acontecidos na nossa querida república, fui stopado em sete das minhas oito posições, estava adiando minha ida para a escala semanal, mas depois de ver 15% dos 20% de rentabilidade que acumulava em 2017 irem pelo ralo.
    Agora com o dinheiro na conta vou colocar em um CDB D+1 e esperar o mercado começar a romper os canais superiores do meu sistema. É brincadeira o teu stop ser acionado e a tua posição não ser vendida porque o gap foi muito grande. E 26 períodos na diária não é tão curto assim, acredito que a maioria que opera na diária foi stopado também.
    Por esta eu não esperava dr. Temer, estava indo tudo muito bem com o mercado, a maioria das posições com uma tendência bem definida, mas é a vida, vamos continuar…

    Responder
      1. Clésio

        Hugo,
        Só uma pergunta:
        -O índice Small Cap que tu usa, tu atualiza ele conforme ele é alterado trimestralmente para novas posições ou tu tem uma lista do índice Small Cap de uma época X e usa ele até hoje?

        Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *